Notícias O que vais poder ver no Salão de Genebra 2019?

Salão de Genebra 2019

O que vais poder ver no Salão de Genebra 2019?

É já dia 5 de março que o Salão de Genebra 2019 abre as portas. Que novidades poderás ver no principal salão automóvel europeu?

Salão de Genebra 2019

Fisicamente não é o maior salão automóvel do ano, mas continua a ser o maior salão automóvel do ano para a indústria automóvel, aquele que costuma concentrar o maior número de novidades por metro quadrado.

O Salão de Genebra 2019 está a pouco mais de uma semana de abrir as portas — dia de abertura é já a 5 de março — e, como não podia deixar de ser, e como tem acontecido nos últimos anos, a Razão Automóvel irá estar presente para te dar todas as novidades diretamente do salão.

E este ano promete, mesmo considerando a ausência de alguns construtores — Ford, Volvo e Jaguar Land Rover. Este ano serão lá revelados verdadeiros “pesos-pesados” da indústria e do mercado.

VÊ TAMBÉM: Todas, mas mesmo todas as novidades para 2019

A começar pela primeira exibição pública das novas gerações dos arquirrivais Renault Clio e Peugeot 208. Se a Renault optou pela via evolucionária, tendo como fundação a muito bem sucedida geração atual, a Peugeot arriscou mais.

Renault Clio 2019
Renault Clio Intens

O novo 208 ousa mais no plano estético — com forte influência do 508 e 3008 —, no interior — nova evolução do i-Cockpit —, e ainda promete uma variante elétrica logo na fase de lançamento.

Peugeot 208 GT Line
Peugeot 208 GT Line

Eletrões, eletrões por toda a parte

A outra presença forte que veremos em Genebra este ano não será um modelo, mas sim a da eletrificação do automóvel, com as mais diversas propostas elétricas, híbridas e híbridas plug-in.

Entre modelos de produção, concepts e protótipos próximos da produção poderemos encontrar, ainda na Peugeot, o 508 HYbrid — e o mais entusiasmante 508 Peugeot Sport Engineered —; e os protótipos “quase-produção” Honda E Prototype e o CUPRA Formentor. Estreia absoluta para o Polestar 2, o rival do Tesla Model 3.

A Mercedes-Benz leva a nova EQV (Classe V elétrica) para se juntar ao EQC; a Audi leva quatro novos híbridos plug-in — A6, A7 Sportback, A8 e Q5 —, além do concept Q4 e-tron, assente sobre a nova base MEB do grupo Volkswagen.

Não será o único protótipo presente derivado da MEB. A SEAT leva o inédito el-Born, e a marca mãe do grupo alemão mostra a versatilidade desta base com o I.D. Buggy.

A BMW também apresentará versões híbridas plug-in do novo Série 3, Série 7 e X5.

Indo a um extremo, a Pininfarina apresentará o Battista, um hipercarro elétrico que promete 1900 cv e 12s de aceleração dos 0 aos… 300 km/h! Também a Aston Martin prossegue a reinvenção da Lagonda como uma marca de luxo elétrica, levantando o pano sobre o All-Terrain Concept, um SUV de luxo 100% elétrico.

Lagonda All-Terrain Concept
Lagonda All-Terrain Concept

No campo da mobilidade urbana elétrica, a Citroën e a SEAT revelam as suas visões para o futuro cenário, o Ami One e o curioso Minimó, este último a aparentar ser uma resposta ao Renault Twizy. A Kia quer-nos também entusiasmar com o futuro elétrico, revelando um novo concept.

Genebra, sinónimo também de… performance

O salão de Genebra é terreno fértil no que toca a modelos de alta performance — este ano não será exceção. Já referimos o Pininfarina Battista, o hiperdesportivo elétrico, mas haverá muitos mais. A sua “velha” rival Italdesign levará um novo superdesportivo de produção super-limitada, tal e qual o Zerouno, revelado também em Genebra — coupé em 2017 e roadster em 2018.

Não saindo dos exóticos teremos o primeiro vislumbre do sucessor do recordista Koenigsegg Agera, a Bugatti — a comemorar o seu 110º aniversário — levará um one-off que custará 18 milhões de euros (!), e até veremos a estreia de uma nova marca de nome Piech, fundada pelo filho do ex-todo-poderoso-líder do grupo Volkswagen, Ferdinand Piech.

A Aston Martin também levantará o pano sobre um novo super-desportivo de motor central traseiro, o Project 003, posicionado abaixo do Valkyrie, com mais concessões a aspetos práticos — por exemplo, terá uma… bagageira. Surgirá com alguma forma de hibridização, mas, tal como o Valkyrie, terá produção limitada, neste caso, a 500 unidades, com as primeiras unidades a serem entregues em 2021.

Aston Martin Project 003
Aston Martin Project 003

Não sendo uma novidade absoluta, veremos as primeiras unidades finais do MAT New Stratos… com caixa manual. Não saindo de Itália, a Ferrari decidiu surpreender com a apresentação do sucessor do 488 GTB, o F8 Tributo.

Descendo um pouco mais ao plano terreno, a BMW vai levar ao salão de Genebra os novos X3 M, X4 M e respetivas variantes Competition, e o M8 Competition poderá fazer também uma aparição. A arquirrival de Estugarda levará o Mercedes-AMG A 45 — mais de 400 cv de potência na variante S; e a Audi terá no seu espaço o SQ5 TDI. Não saindo da Alemanha, a Volkswagen revelará o novo T-Roc R, com 300 cv e menos de 5s até aos 100 km/h.

Por fim, o novo Porsche 911, geração 992, fará a sua primeira aparição pública em Genebra, ficando por saber se os Carrera S Coupé e Carrera S Cabriolet serão acompanhados por novas variantes do desportivo alemão.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Mais novidades

Saindo dos desportivos, mas mantendo-nos nos carros de produção, a Mercedes-Benz estreia na Europa o novo CLA e faz a estreia absoluta da nova CLA shooting brake, o GLC recebe uma atualização, o SLC despede-se com uma Final Edition e o SL surge com uma Grand Edition.

A BMW apresenta a variante Touring do BMW Série 3 e o renovado (e controverso) Série 7. A Skoda estará também em grande com duas novidades de peso: o Scala e o SUV compacto Kamiq — e ainda sobra espaço para o concept de um SUV elétrico com base MEB, o Vision IV.

BMW Série 7 2019
BMW Série 7, 2019

Também parece continuar a haver espaço para mais SUV. A Kia revelará o Xceed, essencialmente um Ceed SUV, e a Mazda complementará a primeira apresentação pública do novo Mazda3 com a revelação de um novo SUV sobre a mesma base.

O líder do segmento D, o Volkswagen Passat, estará presente em Genebra com estilo, mecânicas e tecnologias revistas e atualizadas. Destaque ainda para o restyling do Mitsubishi ASX, a linha de equipamento N Line para o Hyundai Tucson, o Bentley Bentayga Speed — o SUV mais rápido do mundo.

Volkswagen Passat
Volkswagen Passat

A SEAT levará também a quarta geração do Leon a Genebra, com uma ressalva… Para já, ao que tudo indica, surgirá ainda como protótipo, ou seja, veremos o carro de produção com “maquilhagem” própria de um show car de salão.

Surpresas

Existem algumas incógnitas para Genebra. Com produção agendada para o próximo mês de junho, será que a Volkswagen roubará todas as atenções com uma revelação antecipada da oitava geração do Golf? A Toyota terá no salão o novo Corolla, mas rumores apontam para a apresentação de uma variante de cariz mais desportivo GR Sport.

Do lado italiano, os rumores intensificaram-se recentemente sobre um modelo 100% novo por parte da Alfa Romeo, assim como o que afinal vai a Ferrari revelar.

Se no caso da Alfa Romeo, e de acordo com as especulações, poderá tratar-se de um novo SUV posicionado abaixo do Stelvio, no caso da Ferrari poderemos mesmo ver o sucessor do 488 GTB, agora que parece quase certo que o super-desportivo V8 híbrido — posicionado acima do 488 Pista — só será conhecido mais tarde ainda este ano.

Não faltam pontos de interesse para visitar o Salão de Genebra este ano. Se não o puderem fazer ao vivo, acompanhem-no na Razão Automóvel — teremos um Especial no site onde podes encontrar todas as novidades quando as portas do salão abrirem —, e também podes acompanhá-lo nas plataformas Facebook, Instagram e Youtube, para que não te escape mesmo nada.