Notícias Bye, bye Urus. Bentley Bentayga Speed é o SUV mais rápido do planeta

Apresentação

Bye, bye Urus. Bentley Bentayga Speed é o SUV mais rápido do planeta

O novo Bentley Bentayga Speed assume-se como o mais rápido SUV do planeta, ultrapassando o "irmão" Urus por… um quilómetro hora.

Bentley Bentayga Speed

Um mísero quilómetro hora na velocidade máxima anunciada é o que separa os “irmãos” Bentley Bentayga Speed e Lamborghini Urus. O suficiente para reposicionar o Bentayga como o SUV mais rápido do planeta, ao conseguir atingir os 306 km/h de velocidade máxima.

Deixo à vossa consideração a relevância do tópico de velocidade máxima num SUV, mas verdade seja dita, não deixa de ser um feito impressionante considerando a tipologia do veículo em questão, claramente a não ser a mais apropriada para o feito em questão.

W12, claro!

Para lançar o Bentayga Speed a tais velocidades, a Bentley teve como ponto de partida o atual Bentayga W12, um colosso de motor, com 6.0 l de capacidade, dois turbos e 608 cv. No Speed, a potência sobe até aos 635 cv com o binário máximo a manter-se nuns gordos 900 Nm.

RELACIONADO: Luxo a céu aberto. Este é o novo Bentley Continental GT Convertible
Bentley Bentayga Speed

Com números deste calibre, o Bentayga Speed necessita de apenas 3,9s na aceleração dos 0 aos 100 km/h (-0,2s que o W12 regular) — como nota, o Lamborghini Urus consegue efetuar a mesma aceleração em apenas 3,6s.

Que travões!
O Bentley Bentayga Speed pode vir equipado com os maiores e mais potentes discos de travão de cerâmica já vistos num Bentley. Têm uma força máxima de travagem de 6000 Nm e aguentam temperaturas até 1000º C. Relativamente aos travões em aço, poupam mais de 20 kg de peso.

Para passar toda esta potência e força ao asfalto contamos com uma transmissão automática de oito velocidades e tração às quatro rodas.

Dinamicamente, o Speed herda dos restantes Bentayga as barras estabilizadoras ativas — ou Bentley Dynamic Ride, cortesia do sistema mild-hybrid de 48 V —, com a marca a anunciar calibrações específicas para a suspensão, agora mais firme.

São oitos os modos de condução com destaque para o modo Sport, que foi recalibrado, de modo a potenciar a resposta do W12 e da transmissão.

Mais distinto

O Bentley Bentayga Speed diferencia-se dos restantes Bentayga ao trazer mais partes da carroçaria pintadas na cor principal da carroçaria e um spoiler traseiro único. A designação “Speed” surge na parte inferior das portas dianteiras.

Na frente, a grelha e entradas de ar surgem com uma matriz de cor escura, única no Speed, assim como as óticas dianteiras e traseiras são agora escurecidas. A rematar o conjunto, novas jantes de 22″ de 10 raios com possibilidade de três acabamentos — prata, escurecidas, ou de cor preta.

RELACIONADO: Lamborghini Urus. O super SUV italiano já está disponível em Portugal

No interior, a atenção ao detalhe não difere de outros Bentley. O Speed destaca-se por uma nova combinação cromática interior, soleira da porta única, pela estreia do uso de Alcantara no interior de um Bentayga — um tipo de revestimento sintético geralmente encontrado em veículos de elevadas prestações —, entre outros pormenores únicos.

Como não podia deixar de ser, a personalização aos gostos mais intricados do cliente continua a ser um forte argumento no apelo não só do Bentayga como dos restantes Bentley, com os clientes do SUV britânico a poderem optar por bancos com massagem e ajustáveis em 22 vias, revestimentos interiores em fibra de carbono e sistemas de entretenimento para os ocupantes traseiros.

A primeira aparição pública do Bentley Bentayga Speed, o SUV mais rápido do mundo, acontecerá no próximo Salão de Genebra, em março.