Notícias BMW X3 M e X4 M revelados e trazem versões Competition

Apresentação

BMW X3 M e X4 M revelados e trazem versões Competition

Pela primeira vez os BMW X3 e X4 receberam o tratamento total da divisão M. Ao mesmo tempo a marca alemã revelou as versões Competition de ambos os modelos.

BMW X3 M Competition e BMW X4 M Competition

Depois de três gerações do X3 e duas do X4 a BMW decidiu que era altura de adicionar os dois SUV à família de modelos M. Desta decisão nasceram os inéditos BMW X3 M e o BMW X4 M, aos quais se juntam ainda as versões Competition.

De acordo com Lars Beulke, diretor de produto da BMW M, o objetivo por detrás da criação do BMW X3 M e do X4 M foi “oferecer a experiência de condução de um M3 e de um M4 mas com a garantia adicional de tração integral e uma posição de condução ligeiramente mais alta”.

Criados para fazer frente a modelos como o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio ou o Mercedes-AMG GLC 63, os novos X3 M e X4 M recorrem a um novo motor que é “só” o seis cilindros em linha mais potente de sempre instalado num modelo da BMW M.

VÊ TAMBÉM: Nostálgico? Temos o BMW descapotável certo para ti
BMW X3 M Competition

Os números dos BMW X3 M e X4 M

Com 3.0 l, seis cilindros em linha e dois turbos, o motor surge com dois níveis de potência — as versões Competition vêm com mais cavalos.

Nos BMW X3 M e X4 M este debita 480 cv e oferece 600 Nm. Já nos BMW X3 M Competition e X4 M Competition a potência ascende até aos 510 cv, com o valor do binário a manter-se nos 600 Nm e igualando o número de cavalos dos arquirrivais GLC 63S e Stelvio Quadrifoglio.

Graças a estes valores, tanto o X3 M como o X4 M cumprem, de acordo com a BMW, os 0 aos 100 km/h em 4,2s, sendo que no caso das versões Competition esse tempo desce para os 4,1s.

Quanto à velocidade máxima, esta encontra-se limitada nos quatro modelos aos 250 km/h, no entanto, com a adoção do M Driver’s Package a velocidade máxima sobe para os 280 km/h (285 km/h no caso das versões Competition).

VÊ TAMBÉM: A chave para decifrares os códigos dos motores BMW

Já em relação aos consumos e emissões, de acordo com a BMW tanto o BMW X3 M como o X4 M e as respetivas versões Competition apresentam consumos médios de 10,5 l/100 km e emissões de CO2 de 239 g/km.

A técnica por detrás dos BMW X3 M e X4 M

Associado ao novo motor de seis cilindros surge a caixa automática de oito velocidades M Steptronic, sendo a potência transmitida ao solo através do sistema de tração integral M xDrive.

Apesar de não estar disponível um modo que envie 100% da potência para as rodas traseiras, a BMW afirma que o sistema M xDrive envia mais potência para as rodas posteriores. O BMW X3 M, o X4 M e as versões Competition contam ainda com o diferencial traseiro Active M Differential.

A equipar os SUV desportivos da BMW encontramos uma suspensão adaptativa com molas e amortecedores específicos (e três modos: Confort, Sport e Sport+), e a direção M Servotronic com rácio variável.

Já a travagem está a cargo de um sistema composto por discos de 395 mm à frente, 370 mm na traseira. Por fim, também o controlo de estabilidade foi mexido, tornando-se mais permissivo e podendo até ser completamente desligado.

VÊ TAMBÉM: Já sabemos o porquê do entalhe nos faróis do novo BMW Série 3

Visual também sofreu alterações

Em termos visuais tanto o X3 M e o X4 M passaram a contar com pára-choques com entradas de ar mais amplas, pacote aerodinâmico, jantes exclusivas, vários logótipos da M espalhados pela carroçaria, saídas de escape exclusivas, cores específicas e detalhes em fibra de carbono.

No interior, os maiores destaques são os bancos desportivos, o painel de instrumentos específico, o volante e o seletor de mudanças M.

VÊ TAMBÉM: Que curioso segredo esconde o novo BMW M850i xDrive?
BMW X3 M Competition
As versões Competition contam com bancos específicos.

As versões Competition surgem com o rebordo da grelha, espelhos e spoiler traseiro (só no caso do X4 M Competition) pintado em preto high-gloss, e contam com jantes de 21” e com um sistema de escape M Sport.

VÊ TAMBÉM: “Magia” da M Performance chega às duas rodas com a S 1000 RR

Por dentro das versões Competition, destaque para detalhes como os logótipos específicos da versão, ou os bancos exlusivos (que podem surgir com aplicações em Alcantara).

Para já, a BMW não anunciou os preços dos seus novos SUV desportivos nem quando é que estes deverão chegar ao mercado.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Porsche Macan S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Macan S traz novo e “hot” V6 Turbo e já tem preço para Portugal