Notícias Vem aí um novo SUV compacto da Mazda

Teaser

Vem aí um novo SUV compacto da Mazda

A Mazda vai levar a Genebra o novo Mazda3. Mas terá de partilhar as atenções com um SUV compacto 100% novo a ser revelado no mesmo palco.

Mazda SUV teaser Genebra 2019

Já aquecem os motores em Genebra, com as marcas a antecipar muitas das novidades que serão apresentadas lá no próximo mês de março. A Mazda não é diferente e promete uma presença forte, a começar com o novo Mazda3.

Sabíamos que o Mazda3, o primeiro modelo a vir com o revolucionário motor SKYACTIV-X, apresentado no Salão de Los Angeles no final de novembro, teria a sua estreia pública europeia no Salão de Genebra, mas ainda há espaço para mais surpresas.

Além do Mazda3, a marca nipónica estreará em Genebra um novo SUV compacto. Ao referir-se a ele como compacto, a Mazda dá-nos pistas sobre o seu posicionamento que, presumimos, deverá ficar entre os dois SUV já existentes, o CX-3recentemente atualizado — e o CX-5.

VÊ TAMBÉM: Novo motor Wankel da Mazda vai ser do tamanho de uma caixa de sapatos

Será um CX-4? A Mazda já tem em catálogo um CX-4, vendido no mercado chinês. Trata-se um SUV de traço mais dinâmico e esguio, baseado no CX-5.

No entanto, não é o mesmo modelo, já que o comunicado oficial da Mazda desvenda um pouco o que esperar do novo SUV. Este fará uso da nova geração da base SKYACTIV-Vehicle Architecture, a mesma que serve o novo Mazda3, assim como herdará deste as mais recentes versões dos motores SKYACTIV, assim como o SKYACTIV-X — motor a gasolina com combustão por compressão (como um Diesel) com auxílio da vela de ignição, ou tecnologia SPCCI.

Mazda Mazda3 2019
Duas carroçarias disponíveis, mais distintas que nunca.

O teaser não é muito revelador, mas, tal como o Mazda3, o novo SUV fará também uso da mais recente evolução do estilo Kodo.

Mais novidades

Como se não bastasse estas duas novidades de peso, o Mazda3 e o novo SUV compacto, a Mazda levará até Genebra o MX-5 30th Anniversary Edition, que celebra, como deixa adivinhar, o 30º aniversário sobre a apresentação do modelo, que ocorreu em 1989 no Salão de Chicago. Desde então, ao longo de quatro gerações, já foram produzidos mais de um milhão de MX-5 — mais de 350 mil na Europa —, tornando-o no roadster mais popular de sempre.

Mazda MX-5 gerações
E já lá vão 30 anos e quatro gerações de MX-5

Por fim, o Mazda CX-5, o maior SUV da marca à venda na Europa — lá fora existe um CX-8 e um CX-9 —, recebe melhorias ao nível da qualidade interior, reforço nos equipamentos tecnológicos, e também o G-Vectoring Control Plus.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso