Notícias Há 35 candidatos a Carro do Ano 2021 em Portugal. Qual escolhias?

Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021

Há 35 candidatos a Carro do Ano 2021 em Portugal. Qual escolhias?

A 38.ª edição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021 já mexe. Fica a conhecer a lista dos 35 candidatos distribuídos por sete categorias para 2021.

Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021

Já está a rolar a 38ª edição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021 que culminará na eleição do Carro do Ano em Portugal. É o mais mais antigo e prestigiado galardão do género em Portugal e a Razão Automóvel não podia faltar, sendo parte do júri permanente, composto por 20 jurados no total que representam os principais órgãos de comunicação social do país.

Previsivelmente, está a ser um ano particularmente desafiante também para a indústria e comércio automóvel, devido à pandemia. Porém, as marcas responderam ao desafio, com esta nova edição a ser a mais concorrida de sempre.

São 35 os modelos candidatos, distribuídos por sete categorias, 27 dos quais elegíveis ao troféu mais ambicionado de todos: o de Carro do Ano 2021. Qual deles sucederá ao Toyota Corolla, vencedor da edição de 2020?

VÊ TAMBÉM: O Toyota Corolla é o Carro do Ano 2020 em Portugal
Toyota Corolla
Quem sucederá ao Toyota Corolla? © Raul Mártires / Razão Automóvel

Os testes dinâmicos já decorrem nesta primeira fase e tudo será avaliado: desde o design às performances, da segurança ao preço, sem esquecer o tópico da sustentabilidade ambiental e muitos mais parâmetros.

Haverá ainda a atribuição de um prémio adicional, o Prémio Tecnologia e Inovação, onde a organização selecionará cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor. Estes serão apreciados pelos jurados e posteriormente votados em simultâneo com a votação final.

Antes de sabermos qual o vencedor, serão selecionados sete finalistas que conheceremos durante o próximo mês de fevereiro. O Carro do Ano e os vencedores das diferentes classes serão conhecidos durante a primeira quinzena de março de 2021. 

Sem mais delongas, fica a conhecer todos os modelos candidatos e as respetivas categorias. Qual deles será o Carro do Ano 2021?

Citadino do Ano

Desportivo / Lazer do Ano

  • Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 cv AT8 Q4
  • CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310 cv
  • Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48 V
  • Volkswagen Golf GTI

Elétrico do Ano

Familiar do Ano

SUV / Compacto do Ano

  • Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X
  • Ford Puma ST-Line 1.0 EcoBoost 125 cv
  • Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48 V Vanguard
  • Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020
  • Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG

Híbrido do Ano

Candidatos elegíveis a Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021