Desde 31 900 euros

CUPRA Formentor VZ e CUPRA Leon ST e-Hybrid. Teste em dose dupla!

A gama Cupra acaba de receber dois importantes reforços: o CUPRA Formentor VZ e CUPRA Leon ST. Todos os detalhes sobre os novos modelos da marca espanhola em mais um vídeo da Razão Automóvel no YouTube.

Em Comporta, Portugal

Foi pelas imediações da Península de Tróia que testámos pela primeira vez os novos CUPRA. Um teste em «dose dupla», no qual tivemos oportunidade de testar o CUPRA Formentor VZ e CUPRA Leon ST e-Hybrid.

Dois modelos com posicionamentos diferentes no mercado, mas com orientações muitos similares. Tanto o CUPRA Formentor VZ  como o CUPRA Leon ST e-Hybrid, apesar do pendor desportivo, apostam forte na sofisticação e na atenção ao detalhes, renunciando às cores aguerridas que normalmente associamos aos desportivos deste segmento. É esta sofisticação que a CUPRA quer trazer ao mercado.

Confere todos os detalhes neste vídeo. Um primeiro contacto que arrancou em Lisboa e nos levou até às belas paisagens da Herdade da Comporta e da Península de Tróia.

Dose dupla em teste

O novo Cupra Formentor estará disponível (para já…) apenas com duas motorizações. No topo da hierarquia encontramos o famoso 2.0 TSI (EA888) de 310 CV de potência e 400 Nm de binário, sempre associado ao sistema de tração 4Drive. Enquanto versão de acesso, encontramos o 1.5 TSI de 150 cv, que terá um preço a começar nos 31 900 euros.

Esta gama de motores continuará a crescer nos próximos meses — ver todos os detalhes aqui. Há rumores que apontam, inclusivamente, para um Formentor «hardcore» com o motor 2.5 TSI de cinco cilindros do Audi RS3, com 400 cv de potência. Veremos…

Mantendo a fasquia acima dos 200 cv de potência, também conduzimos a CUPRA Leon ST e-Hybrid. Uma carrinha familiar desportiva cujo grupo motriz dispensa apresentações: esta versão aposta no conhecido 1.4 TSI de 150 CV associado a um motor elétrico de 115 CV (85 kW) para uma potência combinada de 245 CV e 400 Nm de binário, para uma autonomia elétrica de 50 quilómetros. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13 kWh.

CUPRA Formentor 2020
Não é um SUV, é um CUV. A CUPRA define o Formentor com um Crossover Utility Vehicle. Menos apostado nas aptidões fora de estrada e mais focado na performance e no design.

Nos dois casos, as motorizações estão acopladas a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades, com tecnologia sem fios (shift-by-wire) que significa que o seletor já não tem conexão mecânica com a caixa. O modelo conta ainda com sistema de modos de condução e controlo dinâmico de chassis (DCC), que adapta o acerto do veículo a cada circunstância e que permite ao condutor escolher entre quatro modos pré-definidos: Comfort, Sport, CUPRA e Individual.

TENS DE VER: Polestar 2 Performance Pack (408 cv). Testámos em Portugal o rival do Tesla Model 3

Mais artigos em Testes