Notícias Car of the Year 2023. Conheçam os 45 candidatos à sucessão do Kia EV6

COTY 2023

Car of the Year 2023. Conheçam os 45 candidatos à sucessão do Kia EV6

Entre os 45 candidatos a Car of the Year (COTY) 2023 encontramos modelos tão díspares que vão do Ferrari Purosangue ao chinês BYD Tang.

O Car of the Year (COTY) dá o «pontapé de saída» para mais uma edição, a de 2023, e destaca-se, desde logo, pelo número de candidatos inicial, que subiu dos 39 modelos registados na edição de 2022, para 45 modelos nesta nova edição.

Desta forma, a tarefa de escolher o sucessor do Kia EV6, o vencedor da edição de 2022, torna-se um pouco mais difícil.

Depois de em 2022 ter contado apenas com um modelo a combustão entre os sete finalistas, fica a expectativa de saber que grupo de finalistas veremos este ano. Contudo, ainda teremos de esperar algum tempo para os conhecer. Até lá temos a lista preliminar de 45 modelos candidatos.

A NÃO PERDER: Razão Automóvel integra júri internacional do Carro Alemão do Ano

Candidatos

Os candidatos a suceder ao Kia EV6 incluem modelos muito diversos, que vão dos mais acessíveis como o Dacia Jogger, à nova «coleção» de modelos de marcas chinesas que estão a chegar à Europa — BYD, Hongqi ou a NIO —, até modelos de luxo como o inédito Ferrari Purosangue.

Como funciona o COTY?

Fundado em 1964 por vários meios especializados europeus, o Car of the Year é o galardão mais antigo da indústria automóvel.

Esses critérios incluem, por exemplo, a data de lançamento ou o número de mercados onde o modelo é vendido — o modelo tem de estar à venda até ao final do presente ano (2022) e em pelo menos cinco mercados europeus.

Quanto ao júri que vai eleger o vencedor, este é composto por 61 jornalistas de 23 países europeus, sendo que entre estes contamos com Joaquim Oliveira — que colabora com a Razão Automóvel — e Francisco Mota, em representação de Portugal.

Para já ainda não existe data para a revelação do vencedor do Car of the Year 2023. Recorde-se que o seu anúncio costumava ocorrer no Salão de Genebra, mas após a passagem do certame para o Qatar e com a sua realização a saltar de março para novembro, obrigou a uma mudança de planos. Mais informações em breve.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro vencedor do Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal