Primeiro teste Toyota bZ4X. Bateria com 1 MILHÃO DE KM de garantia

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Desde 49 890 euros

Primeiro teste Toyota bZ4X. Bateria com 1 MILHÃO DE KM de garantia

O novo Toyota bZ4X é o primeiro 100% elétrico da marca japonesa. Tudo o que precisam saber neste vídeo da Razão Automóvel.

Em Copenhaga, Dinamarca

Foi com paciência — não de chinês mas sim de japonês — que a Toyota preparou o lançamento do seu primeiro 100% elétrico: o novo Toyota bZ4X.

A marca que, em 1997, de início à eletrificação do automóvel — com o lançamento do Toyota Prius híbrido — demorou mais de 25 anos a lançar o seu primeiro modelo 100% elétrico a bateria.

Uma espera longa. Mas será que valeu a pena? É isso que tentamos explicar neste vídeo:

Toyota bZ4X em Portugal

Este Toyota bZ4X é o primeiro produto de uma nova família de veículos 100% elétricos a que a marca nipónica deu o nome de bZ, sinónimo de “Beyond Zero”. Chega a Portugal já nos próximos meses com preços que se iniciam nos 49 890 euros para a versão de entrada.

Há três níveis de equipamento disponíveis: Exclusive, Premium e Lounge.

RELACIONADO: Solterra. O primeiro elétrico da Subaru é também o «irmão» do Toyota bZ4x

Mesmo na versão de entrada, o nível de equipamento é interessante. Entre outros elementos, destacamos as jantes em liga leve de 18″, porta da bagageira elétrica e ecrã táctil multimédia.

Toyota bZ4x
O Toyota bZ4X estreia a plataforma E-TNGA, a mesma que encontramos no Lexus RZ.

No campo das tecnologias de segurança ativa contamos com Cruise Control Adaptativo (ACC), sistema de pré-colisão, sistema de saída de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito (RSA).

Quanto às motorizações, numa primeira fase só estará disponível a versão de tração dianteira com 204 cv (150kW). A versão de tração integral, com 218 cv e dois motores elétricos chegará numa segunda fase.

Especificações técnicas: Toyota bZ4X 2022 (Portugal)

Primeiras impressões

8 / 10
A Toyota nunca vai à luta para perder. O Toyota bZ4X é a prova disso mesmo. Um produto que chega ao mercado dos elétricos numa altura chave para toda a indústria, repetindo muitas das qualidades que todos reconhecemos à marca japonesa: confiabilidade, conforto e tecnologia. Junta-se a estas características um sistema de infotainment que alinha com os melhores do segmento e um design inspirado — mas ainda a carecer de alguma emoção. Não é o mais espaçoso do segmento, não é o que tem o preço mais atrativo — à primeira vista — nem o que apresenta a maior autonomia ou potência, mas tem qualidades suficientes para singrar neste segmento dos elétricos.

  • Garantia das baterias;

  • Simplicidade do sistema de entretenimento;

  • Dotação de equipamento;

  • Conforto de rolamento;

  • Escolha de alguns materiais no interior;

  • Velocidade de carregamento em tomada doméstica limitada a 6,6 kW até 2023.

Data de comercialização: Julho 2022


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto