Salão de Genebra de 2023 vai realizar-se no Qatar

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Salões

Salão de Genebra de 2023 vai realizar-se no Qatar

A edição de 2023 do Salão de Genebra não vai acontecer, pelo menos nos moldes ditos «normais», com o salão a «viajar» para o Qatar.

A edição de 2023 do Salão Automóvel Internacional de Genebra (Geneva International Motor Show ou GIMS) vai realizar-se exclusivamente em Doha, no Qatar.

O certame, que estava planeado para fevereiro de 2023, no Palexpo, o centro de convenções de Genebra, na Suíça, não vai acontecer, informou esta quinta-feira a fundação responsável pela organização do salão helvético, que se realizou pela primeira vez em 1905.

O plano inicial da organização era realizar o Salão Automóvel Internacional de Genebra em duas edições: uma primeira de 14 a 19 de fevereiro de 2023, em Genebra, e uma segunda, em novembro, em Doha, no Qatar.

A NÃO PERDER: É oficial: a Lamborghini não vai regressar aos salões automóveis
Salão de Genebra 2019
O ano de 2019 foi o último ano em que o Salão de Genebra se realizou.

Contudo, este plano acabou mesmo por cair e o salão helvético vai mesmo mudar-se para o Médio Oriente na edição de 2023, e será designado de Geneva International Motor Show Qatar.

“Devido às incertezas na economia global e na geopolítica, bem como aos riscos relacionados com o desenvolvimento da pandemia, os organizadores (do salão) decidiram concentrar-se exclusivamente no planeamento do evento em Doha em 2023”, afirmou Maurice Turettini, presidente da fundação responsável pela organização do evento.

Aston Martin stand Genebra
O stand da Aston Martin, no Salão de Genebra 2019. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

“Fizemos tudo o que é possível para garantir que pudéssemos receber o GIMS 2023 em Genebra em fevereiro. O formato e o projeto do evento foram muito bem recebidos. Mas no final os riscos pesaram mais do que as oportunidades”, acrescentou Turettini.

LEIAM TAMBÉM: Carro ventoinha com 1000 cv. McMurtry Spéirling é o novo recordista de Goodwood

Já Sandro Mesquita, diretor executivo do Salão Automóvel Internacional de Genebra, disse: “A nossa equipa trabalhou muito para que o GIMS 2023 se pudesse realizar em Genebra e em Doha (…) depois de avaliar todos os elementos, ficou claro que o salão de 2023 não pode acontecer em Genebra como planeado”.

Salão de Genebra © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A primeira edição no Qatar

A primeira edição do Geneva International Motor Show Qatar vai ter lugar em novembro de 2023, no centro de convenções e exposições de Doha (DECC), mas ainda não estão confirmados os dias.

Contudo, a organização do evento já confirmou que este salão se vai realizar a cada dois anos.

A NÃO PERDER: Novo Porsche 911 GT3 RS (992) é quase um carro de competição com matrícula

E para assinalar esta decisão história, nada melhor do que recordar um dos muitos vídeos que fizemos com o Salão de Genebra como pano de fundo:

Sabe responder a esta?
Em que ano foi originalmente lançado o Ford Bronco?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»

Mais artigos em Notícias