Notícias Car of the Year 2024. Qual destes sete finalistas vai suceder ao Jeep Avenger?

Car of the Year 2024

Car of the Year 2024. Qual destes sete finalistas vai suceder ao Jeep Avenger?

Mais de metade dos sete finalistas do Car of the Year 2024 são modelos 100% elétricos. O vencedor será anunciado em fevereiro de 2024.

Jeep Avenger dianteira teste
© Stellantis / Jeep

Os sete finalistas do título de Car of the Year 2024 (COTY) acabam de ser anunciados, sendo que mais de metade são modelos puramente elétricos.

Esta tendência já se tinha verificado na edição de 2023 deste galardão, quando quatro dos sete finalistas foram propostas 100% elétricas.

Por isso mesmo, até por força das probabilidades, no final a vitória no Car of the Year 2023 sorriu a um elétrico, o Jeep Avenger (há um Jeep Avenger a combustão vendido em alguns mercados, mas apenas a versão elétrica foi considerada), que se impôs perante o Volkswagen ID. Buzz e o Nissan Ariya.

Os sete finalistas

Este ano, além dos tais quatro modelos puramente elétricos, contamos ainda com três propostas que também têm no seu catálogo motorizações a combustão. Qual destes sete finalistas irá suceder ao Jeep Avenger como Car of the Year?

Recorde-se que o Peugeot 3008 estará disponível com uma versão 100% elétrica, denominada E-3008, mas também com motorizações térmicas, tal como o BMW Série 5.

O Toyota C-HR, que testámos recentemente, é o único híbrido desta lista e conta com variantes híbridas convencionais e híbridas plug-in. Já o BYD Seal, o Renault Scénic, o Volvo EX30 e o Kia EV9 são puramente elétricos.

Toyota C-HR frente
© Toyota O Toyota C-HR é o único híbrido entre os sete finalistas do Car of the Year 2024

Dois jurados portugueses

Fundado em 1964 por vários meios especializados da Europa, o Car of the Year é o galardão mais antigo da indústria automóvel.

Em 2023 o painel de jurados é formado por 59 jornalistas de 22 países europeus, entre os quais dois portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota.

O vencedor do Car of the Year 2024 e sucessor do Jeep Avenger será anunciado no dia 26 de fevereiro de 2024, no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.