Primeiro Contacto 100% a GASOLINA ainda faz sentido? Novo Toyota Aygo X (2022)

Desde 17 294 euros

100% a GASOLINA ainda faz sentido? Novo Toyota Aygo X (2022)

A marca japonesa operou uma «revolução» no seu modelo mais pequeno, o Toyota Aygo X. Primeiras impressões ao volante.

“Não queremos deixar ninguém para trás”, foi uma das frases mais ouvidas por parte dos responsáveis da Toyota, durante a apresentação à imprensa do novo Toyota Aygo X 2022, que decorreu na cidade espanhola de Barcelona.

A motivação da Toyota para a produção deste modelo explica-se nas seguintes frases: “A electrificação ainda não é para todos, porque nem todos podem carregar um elétrico. E nesta fase de transição energética, ninguém pode ser excluído”, disse-nos um responsável da Toyota à margem do evento.

Numa altura em que quase todas as marcas abandonam o segmento dos citadinos — devidos aos elevados custos de produção — e apontam as suas baterias aos elétricos, a Toyota lança um modelo 100% a gasolina em contra-corrente. Surge assim o Toyota Aygo X 2022:

RELACIONADO: Os citadinos vão ACABAR?

Um motor que cumpre

Para a Toyota, os sistemas híbridos ainda são a melhor forma de aceder às vantagens da mobilidade elétrica — a título de exemplo, o Yaris consegue circular 70% do tempo em cidade em modo elétrico — porém, os custos destas soluções são impossíveis de incorporar num automóvel de segmento A.

No interior a evolução é notória em todos os campos. O problema é que isso também teve um impacto substancial no preço. O novo Toyota Aygo X está a 600 euros de distância do seu «irmão» Yaris.

Foi por isso que a Toyota teve de esforçar-se para conseguir cumprir todas as normas de emissões em vigor, apenas com recurso a um «simples» motor de combustão sem auxílio elétrico.

Mais uma vez, a escolha recaiu sobre o motor 1KR de três cilindros e um litro de capacidade. Um motor de origem Daihatsu, reconhecido pela sua fiabilidade e consumos comedidos.

Por fora, o aspeto crossover promete ajudar a impulsionar as vendas do novo Aygo X. O design foi totalmente desenvolvido na Europa e de acordo com o gosto dos clientes do velho continente.

Nesta sua nova missão, este motor desenvolve uns simpáticos 72 cv de potência. Não parece muito — e de facto não é muito… — mas cumprem com zelo e diligência tudo o que se exige num citadino como este Toyota Aygo X.

Uma sensação que sai reforçada, principalmente na versão de caixa automática S-CVT, que como podemos ver no vídeo em destaque, aumenta o conforto de utilização em cidade.

Consumos e emissões

Na verdade, é notável aquilo que a Toyota conseguiu com este modelo. Apenas com recurso a uma mecânica simples, poupança de peso no chassis e várias soluções aerodinâmicas, o novo Toyota Aygo X anuncia emissões de apenas 107 gr/km e consumos de 4,7 litros/100 km em ciclo WLTP.

Descubra o seu próximo carro:

No entanto, teremos de passar mais tempo ao volante deste modelo para confirmar com exatidão quais são os consumos reais que consegue oferecer. Que numa primeira análise não nos pareceram muito distantes do anunciado.

100% a GASOLINA ainda faz sentido? Novo Toyota Aygo X (2022)

Primeiras impressões

7/10
O novo Toyota Aygo X é um excelente produto, porém, o seu elevado preço poderá colocar em causa o seu sucesso comercial. Por 17 mil euros já é possível aceder a propostas de um segmento superior. Poderá valer de atenuante algo que é transversal a todos os modelos da marca japonesa: um valor residual no mercado de usados elevado. De resto, como explicámos no vídeo, a adopção da plataforma GA-B do Yaris nota-se em estrada. O novo Aygo X está mais seguro e mais maduro que nunca. Relativamente ao espaço para os ocupante traseiros... se vão usar a lotação total com frequência, o melhor é mesmo olhar para, por exemplo, o Yaris.

Data de comercialização: Abril 2022

Prós

  • Facilidade de condução;
  • Design inspirado;
  • Fiabilidade comprovada do motor 1KR;
  • Caixa automática S-CVT;

Contras

  • Espaço limitado nos lugares traseiros;
  • Preço;
Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?