Primeiro Contacto Toyota GR86 em vídeo. É aquilo que o GT86 devia ter sido e não foi?

Vídeos RA

Toyota GR86 em vídeo. É aquilo que o GT86 devia ter sido e não foi?

As expectativas são elevadas para o novo Toyota GR86, onde tudo foi revisto ou modificado em relação ao GT86. Ficou melhor Descubram no novo vídeo.

O Toyota GR86 está a chegar ao mercado português e por isso mesmo o Diogo Teixeira viajou até Sevilha para pôr à prova a versão europeia do modelo nipónico.

Nesta segunda «passagem» do GR86 pelo canal de YouTube da Razão Automóvel — o Guilherme Costa já o tinha conduzido nos EUA — o desportivo nipónico foi posto à prova tanto em estrada como em circuito.

O objetivo foi muito simples: descobrir se este melhorou tudo aquilo em que o GT86 podia melhorar. Para descobrirem a resposta, basta ver o vídeo, pois nele o Diogo responde a essas e a outras questões sobre o desportivo, que deverá ser o último da sua espécie.

A NÃO PERDER: Bastaram 90 minutos para o novo Toyota GR86 esgotar no Reino Unido

O Toyota GR86

A «receita» usada para criar o GR86 — motor boxer ou cilindros opostos naturalmente aspirado, caixa manual e tração traseira — até pode ser igual à aplicada no GT86, e a plataforma até pode ser fundamentalmente a mesma do antecessor, mas o GR86 é bem diferente do GT86.

Por exemplo, o motor viu a capacidade subir dos 2,0 l do GT86 para os 2,4 l, o que se refletiu nos números de potência e binário, que passaram de, respetivamente, 200 cv e 205 Nm para 235 cv e 250 Nm.

Aliás, é precisamente esse aumento de binário e a sua disponibilidade a um regime inferior que merece bastantes elogios do Diogo ao longo deste vídeo.

É que enquanto os modestos 205 Nm do GT86 estavam acessíveis apenas às 6400 rpm (até às 6600 rpm), no GR86, o binário máximo é atingido a umas mais acessíveis 3700 rpm, algo que torna muito mais fácil explorar todo o potencial dinâmico do coupé japonês.

Quando chega e quanto custa?

Já disponível para reserva em Portugal, o preço final do GR86 está longe daquele que encontramos noutros mercados.

Se nos planos da Toyota, o novo coupé deveria ser mais barato que o GR Yaris, a verdade é que a fiscalidade portuguesa não perdoa os 2387 cm3 do quatro cilindros boxer, tornando-o ainda mais caro que o hot hatch. O preço base é, assim, de 48 mil euros, que podem chegar aos 52 mil euros na versão mais equipada.

E como já referimos em ocasião anterior, o novo Toyota GR86 só estará disponível no mercado europeu durante dois anos, até 2024 — fiquem a saber porquê…

Toyota GR86 em vídeo. É aquilo que o GT86 devia ter sido e não foi?

Primeiras impressões

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota C-HR GR Sport?