Notícias SUV marcham (ainda) sem resistência em 2020

Novidades 2020

SUV marcham (ainda) sem resistência em 2020

Os SUV tomaram o mercado automóvel de assalto e não parecem querer parar. Estes são os novos SUV e crossover que chegam em 2020.

Ford Puma

Novos SUV e crossover não vão faltar em 2020, face ao estrondoso sucesso que este tipo de modelos ainda conhece. A verdade é que, apesar de criticados por uns, são adorados por muitos mais — são neste momento como as “pipocas em sala de cinema” do mercado automóvel mundial.

As consequências já se fizeram sentir. Praticamente condenaram à extinção os monovolumes, as vendas dos sedan e das carrinhas estão a ser negativamente afetadas, e até os convencionais hatchback (dois volumes) começam a tremer perante o seu sucesso.

Seja no muito concorrido segmento B-SUV, a verdadeiras propostas de luxo, passando até pelas propostas a que chamaríamos de “puros e duros“, não falta diversidade e quantidade de novos SUV que vão chegar em 2020.

A NÃO PERDER: Todas as novidades automóveis para 2020 estão aqui

Compactos, a segunda vaga

Uma “guerra” é o que vamos ter em 2020 nos B-SUV. Os “peso-pesados” do segmento deram a conhecer uma segunda geração e todos eles cresceram, oferecem mais espaço, conforto e sofisticação.

O Nissan Juke, o modelo que podemos “acusar” de ter iniciado esta febre por pequenos SUV, já está à venda e será um dos protagonistas de 2020. Mas é, muito provavelmente, entre os franceses que veremos o duelo pela supremacia do segmento no próximo ano.

O novo Peugeot 2008 não podia estar mais diferente do antecessor e está melhor preparado que nunca para roubar a liderança do segmento ao Renault Captur que, coincidência, também recebeu uma nova geração.

Mas há mais. O hiper-concorrido segmento  B-SUV ganhou duas novas propostas que ainda podem ter uma palavra a dizer na luta pela liderança. O Ford Puma, marca o regresso de um nome de outros tempos, mas agora com o “formato da moda”, e o inédito Skoda Kamiq junta-se aos “primos” SEAT Arona e Volkswagen T-Cross no mercado.

Por fim, em 2020 o Opel Mokka X, um modelo com uma carreira de sucesso na Europa, mas quase desconhecido em Portugal, terá uma segunda geração. Tal como o novo Corsa, deverá recorrer à plataforma CMP do grupo PSA, sendo por isso de esperar que venha a contar com versões elétricas. Visualmente, tudo aponta para que se inspire no concept GT X.

2018 Opel GT X Experimental
Opel GT X Experimental
VÊ TAMBÉM: Novo Renault Captur (2020) em vídeo. Mudou TUDO!

SUV compactos: opções para todos os gostos

Dominado durante muitos anos pelo Nissan Qashqai, o segmento C-SUV viu a luta pela sua liderança tornar-se mais aguerrida nos últimos tempos — o Volkswagen Tiguan foi o principal responsável pela ameaça —,  e é uma luta que deverá continuar em 2020.

E é mesmo pelo Nissan Qashqai que começamos, pois existe a forte probabilidade de que fiquemos a conhecer a sua terceira geração ainda antes de 2020 terminar. Inspirado pelo concept IMQ, e considerando a concorrência que aí vem, talvez seja melhor surgir mais cedo do que tarde, para se manter relevante.

Nissan IMQ Concept
Nissan IMQ

Apesar de muitas das novidades já serem nossas conhecidas, a verdade só chegam até nós em 2020. Um dos melhores exemplos disso mesmo é o intrigante Volkswagen T-Roc Cabriolet, um modelo que apesar de já se vender em alguns mercados só chega a Portugal para o ano — este será o único descapotável da Volkswagen nos próximos anos (!).

VÊ TAMBÉM: Volkswagen T-Roc 1.5 TSI. Consegue andar apenas com 2 cilindros
Volkswagen T-Roc Cabriolet

Em 2020, vamos também receber no nosso mercado o novo Ford Kuga, que traz consigo soluções híbridas para todos os gostos e o Mercedes-Benz GLA, que nesta geração abandonou um estilo crossover em favor de algo claramente mais identificado como um SUV.

Há mais duas novidades a caminho. O novo Hyundai Tucson, que promete um design bem mais aguerrido e ainda o muito aguardado Alfa Romeo Tonale.

Por falar nele, é verdade que a sua chegada ao mercado está prevista apenas para 2021, mas ao que tudo indica, ainda o deveremos conhecer durante o próximo ano. Isto se a fusão entre a FCA e a PSA não levar ao adiamento do seu lançamento para que possa assentar numa plataforma do grupo PSA.

VÊ TAMBÉM: Testámos o CX-30 2.0 Skyactiv-G. O familiar compacto que faltava à Mazda
Alfa Romeo Tonale
VÊ TAMBÉM: Testámos o novo Range Rover Evoque. Qual é a razão do sucesso? (vídeo)

Espaço e luxo não vão faltar

Entre os novos SUV que vamos poder conhecer em 2020 há algumas que se vão destacar, acima de tudo, pela oferta de espaço e até luxo. Já nos referimos ao enorme Ford Explorer, nas novidades híbridas para 2020, mas no que toca a SUV de dimensões mais avantajadas, teremos ainda mais novidades.

O Kia Sorento, o Nissan X-Trail e o Mitsubishi Outlander terão novas gerações para o ano. E num registo mais assente no estilo, chega até nós o já revelado Mercedes-Benz GLE Coupé.

VÊ TAMBÉM: Ao volante do novo Land Rover Discovery Sport. Afinal o que mudou?

Indo à estratosfera do mundo SUV, a Mercedes-Maybach irá ter proposta de nome próprio , com a sua interpretação do já de si luxuoso Mercedes-Benz GLS. Outra das estreantes no mundo dos SUV é a Aston Martin, que vai lançar no mercado o DBX, a sua interpretação do formato mais vendido do mercado — um modelo no qual reside muita da viabilidade da marca para o futuro.

VÊ TAMBÉM: Já sabemos porque os SUV e Crossover vendem tanto…

Até ao fim do mundo… e mais além

Por fim, em 2020 vamos ver chegar ao mercado duas propostas que se mantiveram fiéis aos princípios dos modelos que originaram os SUV: os jipes. A primeira delas não é de todo um SUV, mas sim uma pick-up. A Jeep Gladiator é mais do que apenas a versão pick-up do Wrangler, e já conhece grande sucesso nos EUA. No entanto, só chega até nós em 2020, estreando-se na Europa com um motor V6 Diesel.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Jeep Compass Night Eagle. É um Jeep mas será um bom SUV?

Deixamos para o fim uma novidade de peso: o novo Land Rover Defender. Um autêntico marco na história do todo o terreno e da marca britânica, o novo Defender abandonou o chassis de longarinas, mas nem por isso perdeu as suas capacidades. É sem dúvida uma das grandes novidades a chegar ao mercado em 2020.

VÊ TAMBÉM: Land Rover Defender. Os cinco destaques da nova geração