Novidades 2020
SUV marcham (ainda) sem resistência em 2020
Os SUV tomaram o mercado automóvel de assalto e não parecem querer parar. Estes são os novos SUV e crossover que chegam em 2020.

Novos SUV e crossover não vão faltar em 2020, face ao estrondoso sucesso que este tipo de modelos ainda conhece. A verdade é que, apesar de criticados por uns, são adorados por muitos mais — são neste momento como as “pipocas em sala de cinema” do mercado automóvel mundial.
As consequências já se fizeram sentir. Praticamente condenaram à extinção os monovolumes, as vendas dos sedan e das carrinhas estão a ser negativamente afetadas, e até os convencionais hatchback (dois volumes) começam a tremer perante o seu sucesso.
Seja no muito concorrido segmento B-SUV, a verdadeiras propostas de luxo, passando até pelas propostas a que chamaríamos de “puros e duros“, não falta diversidade e quantidade de novos SUV que vão chegar em 2020.
A NÃO PERDER: Todas as novidades automóveis para 2020 estão aquiCompactos, a segunda vaga
Uma “guerra” é o que vamos ter em 2020 nos B-SUV. Os “peso-pesados” do segmento deram a conhecer uma segunda geração e todos eles cresceram, oferecem mais espaço, conforto e sofisticação.
O Nissan Juke, o modelo que podemos “acusar” de ter iniciado esta febre por pequenos SUV, já está à venda e será um dos protagonistas de 2020. Mas é, muito provavelmente, entre os franceses que veremos o duelo pela supremacia do segmento no próximo ano.
O novo Peugeot 2008 não podia estar mais diferente do antecessor e está melhor preparado que nunca para roubar a liderança do segmento ao Renault Captur que, coincidência, também recebeu uma nova geração.

Mas há mais. O hiper-concorrido segmento B-SUV ganhou duas novas propostas que ainda podem ter uma palavra a dizer na luta pela liderança. O Ford Puma, marca o regresso de um nome de outros tempos, mas agora com o “formato da moda”, e o inédito Skoda Kamiq junta-se aos “primos” SEAT Arona e Volkswagen T-Cross no mercado.

Por fim, em 2020 o Opel Mokka X, um modelo com uma carreira de sucesso na Europa, mas quase desconhecido em Portugal, terá uma segunda geração. Tal como o novo Corsa, deverá recorrer à plataforma CMP do grupo PSA, sendo por isso de esperar que venha a contar com versões elétricas. Visualmente, tudo aponta para que se inspire no concept GT X.

SUV compactos: opções para todos os gostos
Dominado durante muitos anos pelo Nissan Qashqai, o segmento C-SUV viu a luta pela sua liderança tornar-se mais aguerrida nos últimos tempos — o Volkswagen Tiguan foi o principal responsável pela ameaça —, e é uma luta que deverá continuar em 2020.
E é mesmo pelo Nissan Qashqai que começamos, pois existe a forte probabilidade de que fiquemos a conhecer a sua terceira geração ainda antes de 2020 terminar. Inspirado pelo concept IMQ, e considerando a concorrência que aí vem, talvez seja melhor surgir mais cedo do que tarde, para se manter relevante.

Apesar de muitas das novidades já serem nossas conhecidas, a verdade só chegam até nós em 2020. Um dos melhores exemplos disso mesmo é o intrigante Volkswagen T-Roc Cabriolet, um modelo que apesar de já se vender em alguns mercados só chega a Portugal para o ano — este será o único descapotável da Volkswagen nos próximos anos (!).
VÊ TAMBÉM: Volkswagen T-Roc 1.5 TSI. Consegue andar apenas com 2 cilindros
Em 2020, vamos também receber no nosso mercado o novo Ford Kuga, que traz consigo soluções híbridas para todos os gostos e o Mercedes-Benz GLA, que nesta geração abandonou um estilo crossover em favor de algo claramente mais identificado como um SUV.

Há mais duas novidades a caminho. O novo Hyundai Tucson, que promete um design bem mais aguerrido e ainda o muito aguardado Alfa Romeo Tonale.
Por falar nele, é verdade que a sua chegada ao mercado está prevista apenas para 2021, mas ao que tudo indica, ainda o deveremos conhecer durante o próximo ano. Isto se a fusão entre a FCA e a PSA não levar ao adiamento do seu lançamento para que possa assentar numa plataforma do grupo PSA.
VÊ TAMBÉM: Testámos o CX-30 2.0 Skyactiv-G. O familiar compacto que faltava à Mazda
Espaço e luxo não vão faltar
Entre os novos SUV que vamos poder conhecer em 2020 há algumas que se vão destacar, acima de tudo, pela oferta de espaço e até luxo. Já nos referimos ao enorme Ford Explorer, nas novidades híbridas para 2020, mas no que toca a SUV de dimensões mais avantajadas, teremos ainda mais novidades.
O Kia Sorento, o Nissan X-Trail e o Mitsubishi Outlander terão novas gerações para o ano. E num registo mais assente no estilo, chega até nós o já revelado Mercedes-Benz GLE Coupé.
VÊ TAMBÉM: Ao volante do novo Land Rover Discovery Sport. Afinal o que mudou?
Indo à estratosfera do mundo SUV, a Mercedes-Maybach irá ter proposta de nome próprio , com a sua interpretação do já de si luxuoso Mercedes-Benz GLS. Outra das estreantes no mundo dos SUV é a Aston Martin, que vai lançar no mercado o DBX, a sua interpretação do formato mais vendido do mercado — um modelo no qual reside muita da viabilidade da marca para o futuro.
VÊ TAMBÉM: Já sabemos porque os SUV e Crossover vendem tanto…
Até ao fim do mundo… e mais além
Por fim, em 2020 vamos ver chegar ao mercado duas propostas que se mantiveram fiéis aos princípios dos modelos que originaram os SUV: os jipes. A primeira delas não é de todo um SUV, mas sim uma pick-up. A Jeep Gladiator é mais do que apenas a versão pick-up do Wrangler, e já conhece grande sucesso nos EUA. No entanto, só chega até nós em 2020, estreando-se na Europa com um motor V6 Diesel.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Jeep Compass Night Eagle. É um Jeep mas será um bom SUV?
Deixamos para o fim uma novidade de peso: o novo Land Rover Defender. Um autêntico marco na história do todo o terreno e da marca britânica, o novo Defender abandonou o chassis de longarinas, mas nem por isso perdeu as suas capacidades. É sem dúvida uma das grandes novidades a chegar ao mercado em 2020.
VÊ TAMBÉM: Land Rover Defender. Os cinco destaques da nova geração
Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL