Notícias Sim, é oficial. O Volkswagen T-Roc, agora em descapotável

Apresentação

Sim, é oficial. O Volkswagen T-Roc, agora em descapotável

Depois de uma (longa) espera, o Volkswagen T-Roc Cabriolet foi finalmente revelado. A estreia está marcada para o Salão de Frankfurt.

Volkswagen T-Roc Cabriolet

Depois de a termos conhecido como protótipo ainda em 2016, a versão descapotável do T-Roc tornou-se mesmo numa realidade e vai ser revelada no Salão de Frankfurt. Ao contrário do que acontece com os restantes T-Roc, o Cabriolet não vai ser produzido em Palmela, recebendo em vez disso o selo “Made in Alemanha”.

Lançado com o intuito de substituir, ao mesmo tempo, o Beetle Cabriolet e o Golf Cabriolet, o T-Roc Cabriolet vem juntar-se a um nicho de mercado que viu o seu último representante, o Range Rover Evoque Convertible reformar-se muito recentemente assumindo-se, ao mesmo tempo, como o único descapotável da marca alemã nos próximos tempos.

Mais do que um simples “corte e costura”

Ao contrário do que possas pensar, para criar o T-Roc Cabriolet a Volkswagen não se limitou a retirar o tejadilho do T-Roc e oferecer-lhe uma capota de lona. Efetivamente, do pilar A para trás, é como se tratasse de um carro novo.

VÊ TAMBÉM: BMW X1 ganha versão híbrida plug-in com o restyling
Volkswagen T-Roc Cabriolet
Apesar de ter perdido a capota, segundo a Volkswagen o T-Roc Cabriolet deverá ser capaz de igualar os resultados da versão de teto rígido nos teste EuroNCAP.

Primeiro, as portas traseiras desapareceram. De forma intrigante, a Volkswagen aumentou também a distância entre eixos do T-Roc Cabriolet em 37 mm, refletindo-se no comprimento total superior em 34 mm. A este aumento de dimensões há ainda que acrescentar um novo desenho da traseira e vários reforços estruturais destinados a assegurar a rigidez torcional — a Volkswagen diz que o T-Roc Cabriolet deverá ser capaz de igualar as cinco estrelas nos testes EuroNCAP obtido pela versão de teto rígido.

Quanto ao maior chamariz deste T-Roc Cabriolet, a capota, essa herdou um mecanismo semelhante ao usado no Golf Cabriolet, “escondendo-se” num compartimento próprio por cima da bagageira. O sistema de abertura é elétrico e o processo demora apenas nove segundos podendo ser efetuado a velocidades de até 30 km/h.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen T-Roc R. Hot SUV made in Portugal
Volkswagen T-Roc Cabriolet
A traseira apresenta um novo visual.

Tecnologia em alta

Outra das apostas da Volkswagen no T-Roc Cabriolet foi feita ao nível tecnológico, sendo possível equipar a versão descapotável do SUV alemão com a nova geração do sistema de infotainment da Volkswagen que lhe permite estar sempre online (graças a um cartão eSIM integrado).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volkswagen T-Cross 1.0 TSI Life: vale a pena poupar?

O T-Roc Cabriolet pode também contar com o “Digital Cockpit” e com o seu ecrã de 11,7”. Por falar em interior, a criação da versão descapotável levou a que a bagageira perdesse 161 l de capacidade, passando a oferecer apenas 284 l.

VÊ TAMBÉM: SEAT. Ofensiva elétrica traz 6 novos elétricos e híbridos plug-in até 2021
Volkswagen T-Roc Cabriolet
A bagageira passou a oferecer 284 litros.

Dois motores, ambos a gasolina

Disponível em apenas dois níveis de equipamento (Style e R-Line), o T-Roc Cabriolet vai apenas contar com dois motores a gasolina. Um é o 1.0 TSI na versão de 115 cv e equipado com caixa manual de seis velocidades. O outro é o 1.5 TSI na versão de 150 cv, sendo que a esta motorização pode ser associada a caixa de sete velocidades DSG.

VÊ TAMBÉM: Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre
Volkswagen T-Roc Cabriolet
O T-Roc Cabriolet pode contar com o “Digital Cockpit” em opção.

Com estreia marcada parao Salão de Frankfurt, o T-Roc Cabriolet só vai contar com versões de tração dianteira e tem o arranque das vendas marcado para o início do próximo ano, sendo que as primeiras unidades deverão ser entregues na primavera de 2020, não sendo ainda conhecidos preços.

 

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen Arteon?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Teste ao Volkswagen Arteon 2.0 TDI (150 cv) Elegance. Uma afirmação de estilo