Notícias Fuga de imagens revela Alfa Romeo Tonale “de produção”

Fuga de imagens

Fuga de imagens revela Alfa Romeo Tonale “de produção”

Está previsto apenas para 2021, mas o Alfa Romeo Tonale já foi "apanhado" numa sessão comparativa interna com os seus futuros rivais.

Alfa Romeo Tonale

O Alfa Romeo Tonale foi uma das surpresas do último Salão de Genebra, revelando a intenção da histórica marca italiana em expandir a sua oferta de SUV para lá do Stelvio.

O concept revelado no palco helvético anteciparia, com grande proximidade, o futuro SUV a ser posicionado abaixo do Stelvio, ou seja, a ter como rivais os BMW X2, Audi Q3 ou o Volvo XC40.

E parece ser mesmo isso que estamos a ver nestas imagens que não deveríamos à partida ver. O Alfa Romeo Tonale não se encontra isolado, mas acompanhado por alguns dos referidos rivais.

VÊ TAMBÉM: Alfa Romeo Tonale. Em Genebra com o futuro eletrificado da marca italiana

Nota: Modelo de produção a cinzento, concept a vermelho:

Alfa Romeo Tonale
Alfa Romeo Tonale
Alfa Romeo Tonale no Salão de Genebra de 2019 © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Estas imagens foram capturadas no que parece ser uma sessão interna de avaliação do design e comparação com os rivais. Justifica o porquê do modelo estar a cinzento — o melhor tom para avaliar o design de um novo modelo.

Surpreende a fuga de imagens do futuro SUV compacto numa fase tão precoce — o lançamento da versão de produção está apenas previsto para 2021. Aquilo que estamos a ver poderá ser, efetivamente, apenas um modelo à escala real estático, já com elevado nível de detalhe (os vidros escurecidos a não deixar ver o interior, assim o denunciam).

Não deixa de ser bom sinal. Significa que a fase de design já estará concluída ou muito próxima disso.

Como é prática corrente na indústria, muitos dos concepts que vemos nos salões automóveis não são concebidos antes do modelo de produção, apesar de vermos o concept antes. Ou seja, quando vemos o concept, o design do modelo de produção já está “congelado” ou praticamente definido. É uma forma de “apalpar terreno” antecipadamente…

Alfa Romeo Tonale Alfa Romeo Tonale

Pelo que não admira a proximidade entre o Tonale capturado nestas imagens e o concept Tonale. As grandes diferenças resumem-se às óticas dianteiras e traseiras, não tão esguias como as de aspeto mais futurista do concept e outros pormenores mais realistas: retrovisores convencionais, escovas, manípulo da porta ou rodas mais modestas.

Alfa Romeo Tonale Alfa Romeo Tonale

O que esperar?

Ao que tudo indica, o Alfa Romeo Tonale de produção derivará da mesma plataforma do Jeep Compass, e deverá herdar deste também a motorização híbrida plug-in revelada em Genebra. Ou seja, o motor de combustão interna em posição dianteira transversal será acompanhado por um motor elétrico posicionado sobre o eixo traseiro.

Tal como o Compass, as motorizações deverão ser todas de quatro cilindros, com fortes probabilidades de se resumirem ao novo 1.3 Turbo, recentemente estreado pelo Renegade e 500X, e a variantes do 2.0 Turbo usado nos Giulia/Stelvio.

Não existem mais informação sobre o futuro Tonale, mas considerando o cenário comercial atual da marca, onde a Alfa Romeo com quatro modelos e presença internacional está a vender menos do que a moribunda Lancia, que apenas vende o Ypsilon no mercado italiano, como se costuma dizer, a chegada do novo Tonale “ontem, já era tarde”.

Sabe esta resposta?
Qual a base técnica do Alfa Romeo SZ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Onde achas que está o pneu sobressalente do Alfa Romeo SZ?