Notícias És tu, Qashqai? IMQ Concept é o futuro eletrificado dos crossovers da Nissan

Salão de Genebra 2019

És tu, Qashqai? IMQ Concept é o futuro eletrificado dos crossovers da Nissan

O Nissan IMQ Concept antecipa o futuro dos crossover da Nissan. Ao mesmo tempo, dá a conhecer a tecnologia e-POWER à Europa.

Nissan IMQ Concept
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A Nissan levou até ao Salão de Genebra 2019 o IMQ Concept, um protótipo que, de acordo com a marca nipónica, antecipa sua próxima geração de crossovers. No entanto, a verdade é que o que mais surpreendeu neste protótipo não foi o seu design, mas sim a motorização e-POWER a que este recorre.

Mas comecemos pelo design. Com dimensões que o colocam enquadrado com as propostas do segmento C, não nos admirávamos se aqui estivessem as linhas mestras da próxima geração do best-seller da Nissan na Europa, o Qashqai.

Assim, em termos estilísticos, e por detrás dos “excessos” típicos dos protótipos, na frente destaca-se a grelha em “V” (uma evolução da atualmente utilizada) que se funde verticalmente com o capot e horizontalmente com o pára-choques. Já na traseira, o maior destaque é o posicionamento elevado dos faróis que apresentam o já tradicional formato “boomerang” usado pela Nissan.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Nissan IMQ Concept
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O que é a motorização e-POWER?

Como te dissemos no início do artigo, apesar de antecipar as linhas dos futuros crossover da Nissan, o maior ponto de interesse acerca do IMQ Concept é mesmo a motorização e-POWER com que se apresentou em Genebra.

Nissan IMQ Concept
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Composto por um motor a gasolina, um inversor, uma bateria e um motor elétrico, o e-POWER utiliza o motor a gasolina apenas e só como gerador de energia para a bateria. Por sua vez, esta alimenta o motor elétrico que acaba por transmitir a potência às rodas. Desta forma, o motor a gasolina funciona sempre à velocidade ideal reduzindo consumos e emissões.

No caso do IMQ Concept, o sistema e-POWER oferece um total de 250 kW (340 cv) de potência e 700 Nm de binário transmitindo a potência através de um novo sistema de tração integral multi-motor.

Nissan IMQ Concept
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O sistema e-POWER já está disponível no mercado japonês nos Nissan Note e Serena, com estreia prevista na Europa em 2022. Para além deste sistema, o Nissan IMQ Concept conta ainda com o sistema I2V da Nissan, tema que já abordámos anteriormente.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Nissan Micra 1.0 DIG-T?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante dos novos mil turbo do Nissan Micra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ao volante dos novos mil turbo do Nissan Micra