Notícias Carro do Ano 2019. Estes são os oito SUV Compactos a concurso

Carro do Ano 2019

Carro do Ano 2019. Estes são os oito SUV Compactos a concurso

Os principais destaques dos candidatos a SUV Compacto do Ano: DS 7 Crossback, Hyundai Kauai, Hyundai Tucson, Mitsubishi Eclipse Cross, Opel Grandland X, Skoda Karoq, Suzuki Jimny e Volvo XC40.

Carro do Ano 2019, SUV Compacto do Ano

DS 7 Crossback 1.6 Puretech 225 cv — 53 129 euros

A marca DS pretende enfrentar os SUV premium alemães com um modelo distinto, original, repleto de equipamento de segurança e conforto. O DS 7 Crossback possui um design ousado, é requintado e propõe tecnologia de vanguarda.

Com 4,57 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,62 m de altura, a sua volumetria aproxima-o dos outros dois modelos a concurso no Carro do Ano. O DS 7 Crossback utiliza a plataforma EMP2 que serve de base a modelos como o Peugeot 3008 e o recém-chegado Opel Grandland X que está a concorrer na classe dos SUV Compactos (Crossovers).

A gama nacional está disponível com quatro níveis de equipamento — Be Chic, Performance Line, So Chic e Grand Chic. O interior pode receber quatro ambientes decorativos inspirados em bairros parisienses (Bastille, Rivoli, Opera, Faubourg).

RELACIONADO: DS 3 Crossback. SUV compacto revelado em Paris

No caso da versão a concurso, DS Ópera, encontramos logótipos e cromados específicos no exterior, estofos em couro Nappa, painel de bordo e das portas com efeito patiné e costuras em ponto de pérola, bancos e para-brisas aquecido. Um detalhe diferenciador é o relógio rotativo que fica pronto a funcionar quando ligamos a ignição. Os dois ecrãs de 12’’ são o centro das atenções a bordo. O espaço interior é assinalável e com a configuração normal dos bancos a capacidade da bagageira tem um volume de 555 l.

DS 7 Crossback 2018
DS 7 Crossback 2018

Versão híbrida plug-in em 2019

O motor 1.6 PureTech de 225 cv e 300 Nm de binário serve de base ao modelo que os jurados têm para teste. É um bloco de quatro cilindros, concebido em França e fabricado em Douvrin, com elevação variável das válvulas de admissão, sincronização variável na admissão e escape, turbo twinscroll, injeção direta a 200 bar e filtro de partículas GPF.

Este modelo conta, por agora, apenas com motores térmicos: dois a gasolina (com 180 cv ou 225 cv) e dois a gasóleo (com 130 cv ou 180 cv). Nas versões mais vitaminadas encontramos a nova caixa automática de oito velocidades (ET8) do grupo PSA. Para meados deste ano chega a versão Plug-in híbrida E-Tense 4×4, que une um motor a gasolina de 1.6 l com 225 cv de potência a dois motores elétricos de 80 kW (um no eixo dianteiro e outro no traseiro) para uma potência combinada de 300 cv.

DS 7 Crossback 2018
DS 7 Crossback 2018

O DS 7 Crossback pode receber, opcionalmente, a suspensão ativa (DS Active Scan Suspension), controlada por uma câmara posicionada por trás do para-brisas. O sistema, que inclui ainda quatro sensores e três acelerômetros, vai analisando as imperfeições da estrada e as reações do veículo (velocidade, ângulo, roda, travagem), pilotando continuamente e de modo independente os quatro amortecedores. Os dados recolhidos chegam em tempo real a um computador que age de forma independente sobre cada roda.

RELACIONADO: DS 7 Crossback já tem preços para Portugal

Hyundai Kauai 4×2 1.6 CRDI 115 cv — 25 700 euros

A Hyundai apresenta o motor Diesel Smartstream 1.6 l para o Kauai. O alargamento da gama de motorizações sucede o lançamento da versão elétrica do modelo. A versão com o bloco turbo Diesel comprimido está disponível na Europa desde o final do verão de 2018.

O motor Smartstream está disponível com dois níveis de potência. A versão standard gera 115 cv (unidade a concurso) e vem com caixa manual de seis velocidades e está equipado com tração dianteira. A versão ‘highpower’ oferece 136 cv e um binário de 320 Nm, combinado com a caixa de sete velocidades de dupla embraiagem. Para uma condução mais dinâmica em terra ou estrada podemos equipar o motor mais potente do Hyundai Kauai com tração integral ou dianteira.

O opcional de tração integral do Hyundai Kauai permite distribuir até 50% do binário pelas rodas traseiras. O sistema, quando acionado, aumenta a tração na neve, terra e em estradas normais, contribuindo ainda para otimizar a performance em curva. Para facilitar o arranque em pisos difíceis, o diferencial pode ser bloqueado manualmente para distribuir 50% do binário em velocidade até 40 km/h.

Hyundai Kauai
Hyundai Kauai

A direção assistida eletricamente entrega um raio de viragem melhorado de 58 mm, o que facilita a manobrabilidade ao reduzir o número de voltas de batente a batente. O controlo de tração em curva avançado da tração integral diminui a subviragem e melhora a agilidade e estabilidade do Hyundai Kauai ao controlar a tração e o amortecimento na aceleração em curva.

Todos os motores de combustão disponíveis para o Hyundai Kauai foram modificados para ir ao encontro dos standards de emissões Euro 6d-TEMP.

Hyundai Kauai
Hyundai Kauai

O SUV da Hyundai apresenta o head-up display que projeta informação diretamente para a linha de visão do condutor. O sistema infotainment de 7’’ integra navegação, media e funcionalidades de conectividade, suportando Apple CarPlay e Android Auto, quando disponível. O carregador wireless de telemóvel (Qi standard), carrega o smartphone dos passageiros e conecta os seus dispositivos moveis com portas USB e entradas AUX.

O Hyundai Kauai obteve as cinco estrelas nos testes do consórcio independente Euro NCAP. Entre a lista de funcionalidades de segurança encontramos Travagem Autónoma de Emergência, com deteção de peões, Radar de Ângulo Morto, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Luz de Iluminação em Curva (estática) e Controlo Automático dos Máximos.

ENSAIO: Ao volante do Hyundai Kauai 1.0 T-GDi. Tudo o que precisas saber

Hyundai Tucson 1.6 CRDi 115 cv — 35 090 euros

O Hyundai Tucson é o bestseller da Hyundai Motor na Europa. Desde o seu lançamento em 2015, conta com mais de 390 mil unidades vendidas. Este ano recebeu um update a nível do design, conectividade e segurança.

O C-SUV da Hyundai apresenta agora a grelha em cascata, a identidade que une todos os modelos da marca. Desenhado e fabricado na Europa, o construtor coreano renovou a dianteira, a traseira e as jantes do seu modelo. As linhas da grelha são ampliadas pelos novos faróis em LED e pelas renovadas linhas das luzes de circulação diurna. Para além disto, está equipado com funcionalidades de segurança, conforto e conveniência.

Hyundai Tucson restyling 2018
Hyundai Tucson

O Hyundai Tucson é alimentado por quatro motores, dois a Diesel e dois a gasolina. Todos os motores foram renovados e redimensionados para um tamanho inferior e foram também feitos ajustes para diminuir a quantidade de emissões de CO2. Adicionalmente, é o primeiro Hyundai a estar disponível com um sistema mild hybrid de 48 V.

Os clientes podem escolher entre os recentemente desenvolvidos motores a Diesel Smartstream 1.6 com duas potências: a versão padrão permite 115 cv (85 kW) e a versão de potência mais elevada que gera 136 cv (100 kW). Ambos os motores estão disponíveis com uma caixa manual de seis velocidades e tração dianteira. Na versão de maior potência, a Hyundai oferece uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades e a opção entre tração dianteira ou integral.

Hyundai Tucson 2018
Hyundai Tucson 2018

As mais recentes funcionalidades no Hyundai Tucson de segurança ativa e assistência à condução Hyundai SmartSense estão presentes. Este pacote de segurança contém: Sistema de Travagem Autónoma de Emergência, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, e Sistema de Informação da Velocidade Máxima. Além disso, o pack de segurança inclui o Surround View Monitor, que utiliza câmaras para fornecer uma visão 360° durante a marcha atrás. Adicionalmente, os faróis bi-LED, o Sistema de Controlo Automático dos Máximos e os limpa-vidros.

O Hyundai Tucson pode ser equipado com um sistema de navegação de 8’’ que disponibiliza mapas 3D e conta com uma subscrição gratuita de sete anos aos Serviços LIVE, com informação atualizada em tempo real.

AO VOLANTE: Hyundai Tucson atualizado e nós já o conduzimos

Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 MIVEC 163 cv INSTYLE — 32 200 euros

O crossover Eclipse Cross utiliza a mesma plataforma do Mitsubishi Outlander mas com uma distância entre eixos ligeiramente mais curta. O comprimento total aproxima-se dos 4,5 m, enquanto a distância entre eixos é de 2,7 m. É ligeiramente maior que o Mitsubishi ASX (4,36 m) e mais pequeno que o Mitsubishi Outlander (4,69 m). É um SUV com silhueta de coupé. A altura de carroçaria atinge os 1,7 m. O óculo traseiro bipartido (Twin Bubble Design) contribui para diferenciar este modelo dos seus concorrentes onde não passa despercebida a iluminação LED de formato tubular na retaguarda.

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross

Em termos de soluções tecnológicas, o Mitsubishi Eclipse Cross está equipado com um painel de instrumentos tradicional e com um ecrã tátil destacado na parte superior do tablier. Para controlar as diferentes funções do sistema temos um touchpad. No cockpit uma das novidades é sistema Head Up Display que transmite as informações do veículo a cores para facilitar a visualização. Com os bancos traseiros a poderem mover-se longitudinalmente, o rebatimento dos mesmos é feito numa relação 40:60. O volume da bagageira varia entre 341 l e 448 l.

O motor 1.5 T-MIVEC de 163 cv às 5500 rpm e 250 Nm de binário (entre as 1800 e as 4500 rpm) é a motorização eleita pela Mitsubishi para a participação no Essilor Carro do Ano 2019/Troféu Volante de Cristal. Este bloco está associado a caixa manual de seis velocidades — em opção está disponível com a caixa CVT (automática).

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross

O sistema S-AWC — sistema de controlo integrado otimiza o desempenho do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ASC) e do AYC (Controlo de Guinada Ativo) para proporcionar uma tração melhorada em terrenos mais difíceis. Um indicador no painel de instrumentos mantém o informado acerca do estado do S-AWC. Podemos escolher o modo de condução AUTO, SNOW ou GRAVEL dependendo das condições da estrada para melhorar a precisão de rotação, a estabilidade linear e a manobrabilidade em estradas escorregadias.

ENSAIO: Mitsubishi Eclipse Cross já chegou Portugal. O que podes esperar

Opel Grandland X 1.5 Turbo D 130 cv Innovation — 34 490 euros

O Opel Grandland X é o terceiro modelo da linha X da Opel, a par do Opel Mokka X e do Opel Crossland X. Com 4,477 m de comprimento, 1,856 m de largura e 1,609 m de altura, o SUV do grupo PSA exibe uma grelha dianteira com duas barras salientes que ‘seguram’ o logótipo da Opel e alargam-se para os faróis para rematar em luzes diurnas LED. O espaço a bordo permite transportar até cinco pessoas e a bagageira possui uma capacidade que vai de 514 l a 1652 l.

O Opel Grandland X está equipado com tecnologias como o IntelliGrip, o Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, bem como faróis AFL compostos por LED e o ‘Advanced Park Assist’ com câmara 360º. Os bancos dianteiros são forrados a couro e certificados pelos especialistas alemães da associação AGR.

Outras tecnologias disponíveis são o Alerta de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Programador de Velocidade inteligente, Assistência ao Arranque em Planos Inclinados e info-entretenimento IntelliLink, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrãs táteis até 8’’. Os telemóveis podem receber carga por indução. Também disponível como opção surge o sistema de som com assinatura Denon, que possui rádio DAB+.

Opel Grandland X
Opel Grandland X

O Grandland X possui faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) integralmente compostos por LED. Funções como luz de curva, comutação automática médios-máximos e nivelamento automático.

A Opel decidiu apostar no novo motor 1.5 Turbo D, a gasóleo, que debita 130 cv e entrega o binário máximo de 300 Nm às 1750 rpm, para concorrer no Essilor Carro do Ano 2019/Troféu Volante de Cristal. O motor está disponível com caixa manual de seis velocidades e pode receber transmissão automática de oito velocidades.

A gama do Opel Grandland X conta, ainda, com o bloco 1.2 Turbo com injeção direta de gasolina, construído em alumínio, que debita 130 cv de potência e binário máximo de 230 Nm. O topo de gama é o 2.0 Turbo D com 177 cv de potência às 3750 rpm e binário de 400 Nm às 2000 rpm.

Opel Grandland X
Opel Grandland X

O sistema adaptativo de controlo de tração IntelliGrip pode equipar este SUV. O condutor pode selecionar os modos de funcionamento através de um comando ajustando a distribuição de binário entre rodas, bem como o padrão do ESP, para otimizar o contacto das rodas com o piso.

TESTE: Ao volante do novo Opel Grandland X. Chega a Portugal em 2018

Škoda Karoq 1.0 TSI 116 cv Style DSG — 31 092 euros

Os designers da Skoda afirmam que a secção dianteira do Karoq simboliza proteção e robustez. O nível de equipamento Ambition está equipado com faróis full-LED (equipamento de série no nível Style a concurso), num design que destaca a utilização de vidros claros. A grelha do radiador, com uma moldura cromada, apresenta a forma trapezoidal, tão conhecida da marca checa.

Características como o sistema VarioFlex para os bancos traseiros e o pedal virtual para abertura/fecho da bagageira, são outros destaques deste SUV que mede 4,382 m de comprimento, 1,841 m de largura e 1,603 m de altura. A distância entre eixos de 2,638 m (2,630 m na versão com tração às quatro rodas) beneficia os passageiros, que dispõem de um espaço para pernas de 69 cm.

Skoda Karoq
Skoda Karoq

O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 521 l, com os bancos traseiros em posição normal. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume aumenta para 1630 l. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 l e 588 l.

No Skoda Karoq existem quatro layouts diferentes no painel de instrumentos digital, que podem ser alterados conforme desejado: “Classic”, “Modern”, “Extended” e “Basic”. Estes quatro layouts fornecem a estrutura para as notificações e o condutor pode fazer o scroll através do display interativo do sistema de infotainment do automóvel, para definir que notificações aparecem na área do painel e as suas dimensões. Informações sobre o sistema de áudio, telefone, sistemas de assistência (Lane Assist, Front Assist, etc.) e o status do veículo também podem ser configurados para serem visualizados à direita, à esquerda ou na zona central.

O sistema de Columbus e o sistema Amundsen têm um hotspot wi-fi. A ligação à internet baseia-se no padrão de rádio móvel com o qual os passageiros podem navegar e aceder ao e-mail com os seus smartphones e tablets.

Skoda Karoq
Skoda Karoq – interior

Três blocos distintos para o nosso mercado – um a gasolina e dois Diesel – englobam a oferta na primeira fase de comercialização do Skoda Karoq. As cilindradas são de 1.0, 1.6 e 2.0 l e a gama de potência está compreendida entre os 116 cv (85 kW) e os 150 cv (110 kW). Todas as motorizações podem ser acopladas uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão DSG de sete velocidades.

O motor do Skoda Karoq a concurso no Essilor Carro do Ano 2019 é o 1.0 TSI – gasolina — 116 cv (85 kW), binário máximo de 200 Nm, velocidade máxima de 187 km/h, aceleração 0-100 km/h em 10,6s, consumo combinado de 5,3 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 119 g/km. Utiliza uma caixa de velocidades manual de seis velocidades ou uma DSG de sete velocidades.

TESTE: Skoda Karoq. Ao volante do novo SUV da marca checa

Suzuki Jimny 1.5 102 cv Mode3 — 24 811 euros

Seja navegando pela selva urbana ou explorando os caminhos menos conhecidos, o Suzuki Jimny procura desafiar o lado mais aventureiro de quem o conduz.

Desde o lançamento do primeiro Jimny em abril de 1970, que é considerado por muitos como um autêntico off-road. Passaram duas décadas desde que o modelo da terceira geração fez a sua estreia em 1998, e agora o Jimny evoluiu para a quarta geração nos seus quase 50 anos de história.

O Suzuki Jimny incorpora quatro elementos essenciais para uma verdadeira condução off-road: chassis rígido em forma de escada, suspensão rígida de três pontos com mola helicoidal e tração às quatro rodas com redutoras.

Suzuki Jimny
Suzuki Jimny

Um amplo ângulo de ataque de 37°, um ângulo ventral de 28° e um ângulo de saída de 49° permitem ao Suzuki Jimny ultrapassar obstáculos que outros modelos com ambição TT não conseguem, como subir rampas sem danificar a parte inferior do veículo.

As suspensões de eixo rígido são ajustadas para uma condução fora de estrada. Quando uma roda é empurrada para cima por um obstáculo, a roda do outro lado é pressionada para fornecer mais aderência em terrenos irregulares. O Suzuki Jimny é equipado com uma suspensão de eixo rígido em ambos os eixos e um sistema 4WD com redutoras que permite a passagem entre os modos 2H (2WD), a 4H (4WD altas) e 4L (4WD baixas) graças a uma alavanca ligada diretamente ao sistema de tração.

Suzuki Jimny
O interior é uma mistura de elementos únicos como o painel de instrumentos, com soluções retiradas de outros Suzuki, como o sistema de info-entretenimento ou os comandos de climatização.
Os materiais são todos duros, mas a construção é robusta.

O anterior motor de 1.3 l foi substituído pelo de 1.5 l no novo Jimny. Produz um binário mais elevado que o seu antecessor em todas as rotações, incluindo os baixos regimes, pretendendo melhorar especialmente o comportamento na condução fora de estrada, que é quando as rotações mais baixas são normalmente necessárias. Apesar de se ter aumentado a cilindrada é mais pequeno que o anterior e o seu peso foi reduzido em 15%, o que contribui para reduzir o consumo de combustível.

Para acompanhar este novo motor as relações de transmissão da caixa manual de cinco velocidades foram otimizadas.

ENSAIO: Ao volante do novo Suzuki Jimny SZ5 (2019). Ainda é um puro e duro?

Volvo XC40 FWD 1.5 156 cv — 37 000 euros

O Volvo XC40 é o primeiro modelo que utiliza a nova plataforma de veículos modulares da Volvo Cars (CMA), que serve de base aos próximos modelos da série 40, incluindo veículos totalmente eletrificados.

O SUV sueco tem um comprimento total de 4,425 m e de 1,86m m de largura. Em termos de tecnologia, o Volvo XC40 herda a maioria das tecnologias de segurança, conectividade e infotainment conhecidas das séries 90 e 60. Os recursos de segurança e assistência incluem o sistema de assistência técnica, City Safety, Run-off Road, proteção e mitigação, alerta Cross Traffic com sistema de travagem e a câmara 360º.

O Volvo XC40 também oferece uma abordagem nova para o armazenamento dentro do carro com mais espaço para guardar objetos nas portas e sob os assentos, espaço especial para telefones, incluindo carregamento indutivo, um gancho para sacos pequenos e uma zona para depósito de lixo provisório removível na consola do túnel central. O espaço da bagageira situa-se nos 460 l.

Volvo XC40
Volvo XC40

Os proprietários do Volvo XC40 podem compartilhar o carro com familiares e amigos via Volvo on Call com a nova tecnologia de chave digital via smartphone. Dependendo do país e após aderir a uma assinatura mensal de taxa fixa, a Care by Volvo também incluirá acesso a uma variedade de serviços de atendimento digital, como abastecimento de combustível, limpeza, serviço de transporte e entrega de comércio eletrónico no interior do carro. O Care by Volvo está já disponível em mercados como Alemanha, Espanha, Polónia, Reino Unido, Suécia e Noruega. Em Portugal, deverá estar operacional durante o ano de 2019.

O Volvo XC40 é o primeiro modelo a estar disponível com o novo motor de três cilindros da Volvo. As motorizações de entrada, a gasolina (T3) e Diesel (D3), podem ser encomendadas com tração dianteira. As restantes estarão disponíveis, pelo menos na fase inicial, apenas com tração integral.

Volvo XC40
Volvo XC40

Importa ainda referir que esta versão FWD (4×2) foi considerada “classe 1” pela Brisa. Recorde-se que o Volvo XC40 foi lançado em março de 2018 e superou a fasquia das 65 mil unidades encomendadas a nível mundial.

ENSAIO: Ao volante do novo Volvo XC40 D4 AWD R-Design

Texto: Essilor Carro do Ano | Troféu Volante de Cristal