Notícias Carro do Ano 2019. Estes são os três ecológicos a concurso

Carro do Ano 2019

Carro do Ano 2019. Estes são os três ecológicos a concurso

Os principais destaques dos candidatos a Ecológico do Ano: Hyundai Kauai Electric, Mitsubishi Outlander PHEV e Nissan Leaf.

Carro do ano 2019, candidatos ecológicos

Hyundai Kauai EV 4×2 Electric — 43 350 euros

O Hyundai Kauai 100% elétrico chegou a Portugal no início do segundo semestre de 2018. A marca coreana foi a primeira marca automóvel na Europa a desenvolver um SUV compacto totalmente elétrico.

Com um design progressista e várias possibilidades de escolha personalizáveis para ir ao encontro do estilo do consumidor, o Hyundai Kauai Electric possui diferentes funcionalidades de conectividade e navegação, disponibilizando o sistema Hyundai Smart Sense que integra diferentes equipamentos de segurança ativa para assistência à condução.

No interior, a consola central foi pensada para um controlo intuitivo do seletor de mudanças shift-by-wire. Os condutores podem também beneficiar do ecrã supervision cluster, controlar de forma mais intuitiva o motor elétrico, que mostra informação fundamental sobre a performance de condução do automóvel. Adicionalmente, o head-up display projeta informação relevante sobre a condução diretamente para a linha de visão do condutor.

RELACIONADO: Carro do Ano 2019. Estes são os dois citadinos a concurso
Hyundai Kauai Electric
Hyundai Kauai Electric

Carregamento sem fios por indução

Para ajudar que os telemóveis dos ocupantes nunca fiquem sem bateria, o Hyundai Kauai Electric vem equipado com uma estação de carregamento sem fios por indução (Standard Qi) para telemóveis. O nível de carga do telemóvel é visualizado através de uma pequena luz indicadora. Para garantir que o telemóvel não fica esquecido dentro da viatura, o display central no painel de instrumentos apresenta um lembrete quando a viatura é desligada. De série encontramos ainda, portas USB e AUX.

A aposta para o mercado nacional centra-se na versão que dispõe de uma bateria de 64 kWh (204 cv), que assegura uma autonomia até 470 km. Com 395 Nm de binário e uma aceleração de 7,6s dos 0 aos 100 km/h.

O sistema de travagem regenerativo ajustável utiliza patilhas atrás do volante que permitem selecionar o nível de “travagem regenerativa”. O sistema recupera energia adicional sempre que possível.

Hundai Kauai Electric
Hundai Kauai Electric

O Hyundai Kauai Electric vem equipado com as mais recentes tecnologias de segurança ativa e de assistência à condução da marca. Destacamos a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, Radar de Ângulo Morto, incluindo Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Informação da Velocidade Máxima e Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem.

TESTE: Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!

Mitsubishi Outlander PHEV — 47 mil euros

O Mitsubishi Outlander PHEV foi apresentado em 2012, por ocasião do Salão Automóvel de Paris. Chegou ao mercado português no final do ano seguinte. A Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi promete dar que falar na área dos automóveis híbridos e elétricos. O início desta parceria surgiu a propósito da tecnologia 4WD para as pick-up. Até ao ano 2020, a Mitsubishi prepara-se para introduzir novos carros elétricos aproveitando a experiência da Renault/Nissan; como “moeda de troca” a Aliança poderá aproveitar o legado da Mitsubishi Motors na área dos sistemas híbridos (PHEV).

Três anos após o último facelift a marca japonesa realizou uma atualização mais profunda no Mitsubishi Outlander PHEV. No design são diversas as áreas em que os engenheiros e técnicos trabalharam. As evoluções estéticas são mais evidentes na grelha dianteira, nos faróis LED e para-choques.

É no chassis, na suspensão e nos motores, que encontramos as diferenças mais evidentes. O novo motor 2.4 l a gasolina promete bons consumos que cada jurado do Carro do Ano terá de avaliar. O Mitsubishi Outlander PHEV pesa 1800 kg e está “calçado” com pneus 225/55R e jantes de 18″.

Mitsubishi Outlander PHEV
Mitsubishi Outlander PHEV 2019

Como funciona o sistema PHEV

Não fique com a ideia de que o os motores podem trabalhar todos ao mesmo tempo, em conjunto, para obter a velocidade máxima. O sistema híbrido foi evoluído, apesar de se ter mantido o conceito de dois motores elétricos (um por eixo) e um de combustão interna. O motor elétrico dianteiro debita 82 cv, o motor traseiro é agora mais potente com 95 cv. O motor 2.4 com 135 cv e 211 Nm de binário está associado a um gerador com mais 10% de capacidade.

Ou seja, o novo motor a gasolina com o ciclo Atkinson, o motor elétrico dianteiro, mais o motor elétrico traseiro e o gerador nunca trabalham em conjunto para acelerar até à velocidade máxima. Tal combinação nunca ocorre na condução real. O sistema PHEV equilibra sempre a combinação mais adequada de modos de transmissão e propulsão. A autonomia elétrica anunciada pela marca é de 45 Km.

Mitsubishi Outlander PHEV
Mitsubishi Outlander PHEV

As patilhas funcionam de 0 a 6 gerindo o grau de reaproveitamento energético. O condutor pode sempre optar pelo ‘Modo SAVE’ onde o sistema gere automaticamente a utilização dos motores, poupando carga elétrica ao mesmo tempo que contribui para poupar combustível.

O Mitsubishi Outlander PHEV conta com três modos de condução. Todos ativados automaticamente pelo sistema PHEV e com tração elétrica permanente 4WD ou modo EV puro até 135 km/h. A bateria demora cerca de quatro horas a ficar totalmente carregada. As novidades são os modos de condução Sport e Snow.

No caso da versão Instyle, o Mitsubishi Outlander PHEV tem um sistema Smartphone Link apoiado num ecrã tátil de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A capacidade da bagageira é de 453 l até à chapeleira.

Para ajudar a melhorar a qualidade do sistema de som encontramos na mala um enorme subwoofer. Destaque, ainda, para as tomadas elétricas de 1500 W instaladas (uma atrás da consola central, disponível para os passageiros traseiros e outra no porta-luvas) para conectar qualquer equipamento externo de 230 V, quando não temos rede elétrica por perto.

RELACIONADO: Mitsubishi Outlander PHEV. Novo motor e já certificado pelo WLTP

Nissan Leaf 40 KWH Tekna com Pro Pilot e Pro Pilot Park Two Tone — 39 850 euros

Desde que o Nissan Leaf foi colocado à venda em 2010, mais de 300 mil clientes escolheram a primeira geração do veículo elétrico de emissões zero mais vendido do mundo. A estreia europeia da nova geração aconteceu em outubro de 2017.

A marca avança que a nova bateria de 40 kW e novo motor com mais binário garantem mais autonomia e maior prazer de condução.

Uma das novidades é integração inteligente, que liga o automóvel a uma sociedade mais vasta através da conectividade e à rede elétrica através da tecnologia de carregamento bidirecional.

Com um comprimento total de 4,49 m, 1,79 m de largura e 1,54 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,70 m, o Nissan Leaf possui um coeficiente de atrito aerodinâmico (Cx) de apenas 0,28.

Nissan Leaf
Nissan Leaf

Interior centrado no condutor

O interior foi redesenhado e mais focado no condutor. O design inclui uma costura em azul nos bancos, no painel de instrumentos e no volante. A bagageira de 435 l e bancos traseiros rebatíveis 60/40 oferecem opções de armazenamento versáteis e que maximizam a utilização do espaço, tornando o novo Nissan Leaf num perfeito automóvel familiar. A capacidade máxima da bagageira com os bancos rebatidos é de 1176 l.

O novo grupo motopropulsor elétrico proporciona uma potência de 110 kW (150 cv) e 320 Nm de binário, melhorando a aceleração para 7,9s dos 0 aos 100 km/h. A Nissan avança com uma autonomia de condução de 378 km (NEDC) o que terá de ser verificado pelos jurados para decidirem qual é o vencedor na classe de Ecológico do Ano/Evologic/Galp Electric.

Para carregar até 80% (carregamento rápido a 50 kW) demora 40 a 60 minutos, enquanto com recurso a uma wallbox de 7 kW demora até 7,5 horas. As características de série da versão base incluem seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), fixações ISOFIX, Sistema Antibloqueio dos Travões (ABS), Distribuição Eletrónica da Força de Travagem (EBD), Assistência de Travagem (BA), e Arranque Assistido em Subidas (HSA).

No caso da versão a concurso na classe de Ecológico do Ano/Evologic/Galp Electric encontramos o sistema de assistência à condução ProPILOT que permite um estacionamento autónomo com o toque de um botão.

Nissan LEaf 2018
Nissan Leaf 2018

Como funciona o sistema ProPILOT?

Apoiado por radares e câmaras, o Nissan ProPILOT ajusta a velocidade ao tráfego e mantém o automóvel no centro da faixa. Efetua também a gestão em situações de engarrafamento. Quer em autoestrada quer em engarrafamentos de trânsito, o ProPILOT faz a gestão automaticamente da distância ao automóvel em frente em função da velocidade e a acionar os travões para abrandar ou fazer com que o veículo pare completamente, se necessário.

RELACIONADO: Nissan Leaf 3.Zero e+ tem 217 cv e 385 km de autonomia, mas…

Texto: Essilor Carro do Ano | Troféu Volante de Cristal