Espaço Hyundai
Homem e máquina: como são fabricados os automóveis modernos
Já alguma vez te perguntaste como é que são fabricados os automóveis modernos? Este artigo dá-te a resposta.

Neste especial:
- Tudo o que a Hyundai fabrica e tu não sabes
- Nürburgring. É neste «Inferno Verde» que a Hyundai testa os seus modelos
- 50 anos de história do «gigante coreano»
- A Hyundai na liderança do Fuel Cell
- Ir à Lua e voltar… com a garantia Hyundai
- Esta é a equipa mais portuguesa do Mundial de Ralis
- Hyundai Santa Fe. Concluir uma expedição com mais de 100 anos
- Qualidade coreana. Engenharia alemã. Quem é quem na Hyundai?
- De que aço são feitos os Hyundai?
Longe vão os tempos em que os automóveis eram fabricados de forma artesanal. Hoje, a indústria automóvel é uma das indústrias mais evoluídas, competitivas e tecnologicamente avançadas do mundo.
As fábricas de automóveis modernas são verdadeiros organismos vivos, onde homens e máquinas trabalham em harmonia apenas com um objetivo: produzir automóveis fiáveis, robustos e seguros no menor espaço de tempo e com o menor impacto ambiental. Neste artigo vamos visitar algumas das fábricas da Hyundai para comprovar esta evolução.
A evolução da indústria automóvel
Apesar da Europa ser o mercado mais exigente do mundo, foi nos EUA, nos anos 20, que surgiram as primeiras inovações que revolucionaram a indústria automóvel.
Falamos dos métodos de produção em série e dos procedimentos estandardizados nas linhas de montagem – métodos de produção que democratizaram o acesso ao automóvel.
A Hyundai investiu mais de 200 milhões de euros num centro de pesquisa e desenvolvimento para o mercado europeu em Rüsselsheim, na Alemanha.

Daqui para a frente, a evolução nunca mais parou. Na década de 60 foram introduzidos os primeiros robots nas linhas de produção, e no início da década de 80 surgiram os primeiros procedimentos automatizados.

Na imagem acima, onde podemos ver o Unimate, um robô cuja função era manobrar placas metálicas, é bem patente a evolução da indústria automóvel nos últimos 50 anos.
Hoje a visão é totalmente distinta…

Várias centenas de robôs executam com precisão tarefas que são potencialmente perigosas para os humanos, nomeadamente a soldagem dos painéis da carroçaria. Estes robôs recorrem a sistemas laser para que as soldaduras tenham uma precisão milimétrica.
Algumas da máquinas e automatismos aplicados pela Hyundai nas suas fábricas são desenvolvidos in house – como certamente já vista aqui, a Hyundai não produz apenas automóveis.
Tecnologia de ponta e fábricas modernas
Regressando às fábricas, no que diz respeito a tecnologia de ponta, a fábrica da Hyundai em Nošovice, Républica Checa, é uma das mais avançadas da Europa – foi também a primeira fábrica da marca na Europa. Inaugurada em 2008, a HMMC produz atualmente mais de 350.000 automóveis por ano.
A cada minuto sai desta fábrica um automóvel montado, testado e pronto para ser comercializado. Assiste ao vídeo:
Os modelos construídos na HMMC (Hyundai Motor Manufacturing Czech Company) incluem o i20, i30 e o Hyundai Tucson.
Todos este modelos foram especialmente desenvolvidos para o mercado europeu no Centro Tecnológico da Hyundai em Rüsselsheim, Alemanha. Um centro que resulta de um investimento de 200 milhões de euros.

Este centro, juntamente com a HMMC e com o centro de testes no Nürburgring são demonstrativos do empenhamento da marca no mercado europeu. Até 2021 a Hyundai quer ser a marca asiática nº1 na Europa.
A maior fábrica de automóveis do mundo pertence à Hyundai. Em Ulsan são produzidos diariamente mais de 3.800 automóveis.
Robots da geração 4.0
Para conseguir estes números, a HMMC recorre a mais de 500 robots de última geração para produzir uma média de 1500 carros por dia.
Para a Hyundai, as fábricas são encaradas com um local onde pessoas e robots devem trabalham em harmonia. Garantindo assim a precisão e o rigor dos processos automatizados, aliada à atenção e a sensibilidade do Homem.
A simbiose perfeita no fabrico de uma das máquinas mais fascinantes do mundo: o automóvel.

Por exemplo, o processo de prensagem recorre a um sistema automático de carregamento de painéis enquanto mais de 300 robôs trabalham na zona de soldagem unindo diversas partes da carroçaria. Esta segmentação de funções permite que a linha de produção nunca pare.

Além destas, duas máquinas extraordinariamente potentes de soldagem, chamadas de “the main bucks” permitem a construção simultânea de até oito carroçarias diferentes numa única linha de produção.
Rigor de construção
Todas os modelos que saem da HMMC são sujeitos a várias baterias de testes ao longo da cadeia de produção.
Um procedimento que culmina com um teste final, onde são simuladas as condições de utilização reais. Este teste é efetuado num circuito construído para o efeito no exterior da fábrica.
Travagem, motor, suspensões e sistemas elétricos. Todos estes parâmetros são avaliados para garantir a máxima fiabilidade durante a vida útil do automóvel.
É graças a este empenhamento durante todos os ciclos de vida do automóvel (desenvolvimento, produção e pós-venda) que a marca pode assumir um importante compromisso com os seus clientes: 5 anos de garantia sem limite de quilómetros em todos os modelos.
A maior fábrica do mundo
Ao contrario da maioria dos Hyundai, o modelo IONIQ (EV, Plug-in e híbrido) não é produzido na Europa. É produzido na fábrica da Hyundai em Ulsan, na Coreia do Sul. Esta unidade é a maior fábrica de automóveis do mundo e lá que a Hyundai também vai fabricar o novíssimo Hyundai Kauai.
A fábrica de Ulsan cobre uma área superior a 5 milhões de metros quadrados, onde as 5 fábricas residentes produzem mais de 3.600 automóveis/dia.

SABIAS QUE? As baterias do IONIQ EV tem cerca de 2800 vezes mais capacidade do que a bateria de um telemóvel.
No caso do IONIQ Electric, podem ser necessários mais de 232 robots durante a sua fase de produção. Assiste neste vídeo 3D a todo o processo de produção, desde o metal fundido até à inspeção final:
Estas etapas incluem a fabricação do aço/laminagem, estampagem, soldadura, pintura, montagem e inspeção.
Esperamos que tenhas gostado desta viagem pela indústria automóvel moderna e pelo universo Hyundai.
Este conteúdo é patrocinado por
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL