Notícias Hyundai Kauai recebe mais motores. Electric e Diesel chegam a Portugal

Apresentação

Hyundai Kauai recebe mais motores. Electric e Diesel chegam a Portugal

O Hyundai Kauai ganha duas novas motorizações que não podiam ser mais diferentes: o inédito Kauai Electric e o inevitável Kauai Diesel.

O Hyundai Kauai quer “cobrir todas as bases” no que a motorizações diz respeito. Foi lançado o ano passado, apenas com duas motorizações a gasolina — 1.0 T-GDI e 1.6 T-GDI —, mas agora é adornado com a inevitável motorização Diesel e inédita variante elétrica.

Começando pelo representante da combustão, o novo Hyundai Kauai Diesel, ou 1.6 CRDi, com tecnologia Smartstream — focada na redução significativa da fricção, turbocompressor mais eficaz e sistema CVVD (maior controlo sobre o tempo de abertura e fecho das válvulas) —, estará disponível em duas variantes, com 115 e 136 cv, ambas já certificadas de acordo com o WLTP.

A variante de 115 cv e 275 Nm de binário está acoplada a uma caixa manual de seis velocidades com tração apenas às rodas dianteiras. Os consumos oficiais combinados são de 4,1-4,3 l/100 km, resultando em emissões de 109-113 g/km (valores WLTP convertidos para NEDC).

RELACIONADO: Ao volante do Hyundai Kauai 1.0 T-GDi. Tudo o que precisas saber

A variante de 136 cv e 320 Nm surge acoplada à 7DCT (dupla embraiagem e sete velocidades), e está disponível tanto com tração dianteira, como tração integral. Consumos e emissões combinados oficiais são de 4,2-4,9 l/100 km e 112-127 g/km.

Hyundai Kauai 1.6 CRDi

O nível de equipamento de série em ambas as versões inclui chave inteligente, pintura “two tone” (bi-tom), sistema de info-entretenimento com ecrã tátil de 7″, jantes de 18″, apoio à manutenção na faixa de rodagem, sensores de estacionamento traseiros e volante em pele. Opcionalmente estão disponíveis o Pack Navi Premium por 1150 euros, o Pack Tech por 550 euros e estofos em pele e tecido com opção de cor interior por 350 euros.

Kauai Electric

Quanto ao Hyundai Kauai Electric, o destaque são os 470 km de autonomia máxima (WLTP) para a variante com o maior pack de baterias de 64 kWh. Trata-se de um valor muito competitivo, e significa também um motor elétrico com 204 cv e 395 Nm de binário instantâneo, o que ajuda a justificar os 7,6s de aceleração até aos 100 km/h, tornando-o, de momento, no mais rápido dos Kauai nesta métrica. A velocidade máxima está limitada aos 167 km/h e o consumo combinado oficial é de 14,3 kWh/100 km.

Hyundai Kauai Electric

A segunda variante elétrica tem um pack de baterias de 39,2 kWh, e anuncia 312 km de autonomia máxima. Apesar de possuir os mesmo 395 Nm de binário da variante mais potente, o seu motor elétrico debita apenas 136 cv, o que se traduz em 9,7s dos 0 aos 100 km/h e 155 km/h de velocidade máxima (limitada). Os consumos também são ligeiramente inferiores, registando 13,9 kWh/100 km.

Relativamente aos tempos de carregamento, são de 54 minutos para 80% do total da capacidade, quando ligado a um carregador rápido DC (corrente direta) de 100 kW. Com o carregador de bordo, de 7,2 kW, usando um carregador AC (corrente alternada) demora 9h35min para a versão de maior autonomia e 6h10min para a versão regular.

Outras particularidades do Kauai Electric referem-se à possibilidade de selecionar o nível de travagem regenerativa, o sistema de seletor de mudanças “shift-by-wire” — que permite até ganhar espaço de arrumação extra na frente do veículo —; e claro, imagem exterior distinta, destacando-se a ausência da típica grelha “cascata” da Hyundai na frente e a presença de óticas LED. Ao contrário dos outros Kauai, o Electric vem com jantes de 17″ exclusivas.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

De série, o Hyundai Kauai Electric 64 kWh vem com pintura “two tone” (bi-tom), ar condicionado automático e chave inteligente; integração Apple Car Play e Android Auto; sensores de estacionamento traseiros, sistema de navegação, carregador para telemóveis sem fios, painel de instrumentos digital de 7″ e infotainemnt com ecrã central tátil de 8″; sistema de alerta de fadiga do condutor e sistema de som Krell.

Preços

Ainda antes dos preços, o Hyundai Kauai recebe ainda como novidades nova variante de tração dianteira, associada ao motor 1.6 T-GDI com caixa 7DCT — até agora estava apenas disponível com tração integral —, e passa também a ter uma antena tipo barbatana.

Quanto a preços, o Hyundai Kauai 1.6 CRDi 115 cv está disponível a partir dos 25 700 euros, enquanto o 1.6 CRDi 136 cv e caixa 7DCT está disponível a partir dos 27 700 euros.

O Kauai Electric 64 kWh está disponível a partir de 43 350 euros.

Sabe esta resposta?
Josef Juza é um colecionador de Volkswagen Golf. Quantos Golf já tem na sua coleção?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Josef Juza, o limpa-chaminés que tem 114 Volkswagen Golf na garagem