Notícias Já conhecias o primeiro Suzuki Jimny?

Arranque a Frio

Já conhecias o primeiro Suzuki Jimny?

O novo Suzuki Jimny foi apresentado em Paris e levou com ele o "avô". Fica a conhecer o primogénito de uma linhagem de samurais aventureiros.

Suzuki Jimny (LJ10)

O novo Jimny foi um dos maiores chamarizes do stand da Suzuki em Paris, no entanto teve um rival à altura. Ao lado do mais recente jipe da marca japonesa estava o seu “avô”, o primeiro Jimny, designado LJ10.

O avô do Jimny começou por se chamar Hope Star ON360 e foi lançado em 1968. No entanto, a Suzuki comprou os direitos de produção da Hope Company em 1970 e relançou o pequeno jipe com um motor de dois cilindros a dois tempos com 0,3 l e 24 cv no lugar do antigo motor da Mitsubishi que ele usava. Esta motorização permitiu ao pequeno Suzuki ser classificado como um kei car no mercado doméstico e beneficiar de impostos mais baixos.

Para manter as dimensões reduzidas o pneu sobressalente estava… no lugar onde deviam estar os bancos traseiros!

O LJ10, que mais parece um Jeep que encolheu na maquina de lavar, tinha tração às quatro rodas e redutoras. Pesava cerca de 600 kg e alcançava uns fantásticos 70 km/h de velocidade máxima. Apesar de ser minúsculo o avô do Jimny chegou a ser vendido nos Estados Unidos da América.

 

VÊ TAMBÉM: QUERO! Hummer H1, o terror dos… track days?!

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Suzuki Jimny?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O carro do momento? O Suzuki Jimny… Vendas acima de todas as expetativas