Mundial do Catar 2022 em quatro rodas. As «máquinas» dos craques

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Mundial de Futebol 2022

Mundial do Catar 2022 em quatro rodas. As «máquinas» dos craques

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Neymar? Qual destes jogadores que vão ao Mundial de Futebol do Catar 2022 tem os melhores automóveis?

O Campeonato do Mundo de Futebol do Catar só arranca este domingo, mas fora das quatro linhas, o mundial já começou há muito, sobretudo no que aos automóveis dos jogadores diz respeito.

Isto porque na redação da Razão Automóvel já olhámos para as «garagens» dos muitos jogadores que vão marcar presença no mundial e não faltam automóveis de sonho.

Dos mais caros aos mais rápidos, passando por propostas mais ou menos desportivas e culminando em modelos cuja produção é altamente limitada.

A NÃO PERDER: Bugatti Chiron enfrenta McLaren Speedtail em drag race milionária

Naturalmente não vamos falar dos mais de 800 «craques» que estarão em campo no Mundial do Catar 2022. Seria impossível fazê-lo num só artigo. Por isso mesmo, optámos por escolher sete das maiores figuras em prova, de sete seleções diferentes. E como não poderia deixar de ser, vamos começar pela «nossa», Portugal.

Cristiano Ronaldo (Portugal)

Não é segredo nenhum que Cristiano Ronaldo tem uma garagem recheada. Neste capítulo, o capitão da seleção portuguesa não tem réplica neste Campeonato do Mundo. Nenhum outro jogador tem tantos modelos exclusivos quanto o português.

A última adição de Ronaldo à sua coleção foi um Bugatti Centodieci, um «monstro» com um W16 tetraturbo de 1600 cv que presta homenagem ao icónico Bugatti EB110. Está limitado a apenas 10 exemplares, cada um a custar cerca de oito milhões de euros… antes de impostos.

Mas há mais. É que Cristiano Ronaldo tem mais dois modelos da marca de Molsheim: um Veyron Grand Sport Vitesse e um Chiron. E tem ainda um Rolls-Royce Cullinan, um McLaren Senna, um Ferrari F12tdf (limitado a 799 unidades), um Lamborghini Aventador e um Brabus 800 Widestar.

Lionel Messi (Argentina)

E não podíamos falar de Cristiano Ronaldo sem falar de Lionel Messi. Estes dois jogadores dividem o protagonismo dentro das quatro linhas e também fora delas, pelo menos no que aos automóveis diz respeito. Isto porque correm rumores, há vários anos, de que o astro argentino é dono de um raríssimo Ferrari 335 S Scaglietti de 1957, leiloado em 2018 por mais de 32 milhões de euros.

1957 Ferrari 335 Sport Scaglietti
Ferrari 335 Sport Scaglietti de 1957

Messi nunca foi visto publicamente com ele, mas há quem defenda que este Cavallino Rampante é um dos maiores segredos (ou investimentos…) do craque da Argentina. Provavelmente nunca vamos saber se é ou não verdade.

Mas aquilo que podemos assegurar é que Messi tem na garagem um Ferrari F430 Spider, um Pagani Zonda Tricolore (só existem três no mundo), um Mercedes-Benz SLS AMG e um Maserati GranTurismo MC Stradale, este último animado por um motor V8 de 4,7 l naturalmente aspirado (by Ferrari) que produz 460 cv.

Pagani Zonda Tricolore
Pagani Zonda Tricolore

Neymar (Brasil)

E do Maserati GranTurismo MC Stradale de Lionel Messi passamos para o Maserati MC12 Stradale de Neymar. Sim, isso mesmo. O craque brasileiro tem um dos 50 exemplares do MC12 Stradale, que é animado por um motor V12 naturalmente aspirado, proveniente do Ferrari Enzo, que produz 630 cv e 652 Nm.

2004 Maserati MC12
Maserati MC12 Stradale

Capaz de acelerar até aos 330 km/h, este hipercarro continua a ser um dos modelos mais impressionantes de sempre da marca de Modena e tem vindo a valorizar bastante nos últimos anos: atualmente existem exemplares à venda na Europa por cerca de quatro milhões de euros.

LEIAM TAMBÉM: Maserati MC12 Stradale é muito mais que um Ferrari Enzo com outras vestes

Além deste Maserati, Neymar mostra-se um fã confesso da Ferrari, já que conta com um trio de modelos da «casa» de Maranello: 458 Spider, GTC4Lusso e Portofino.

Ferrari GTC4Lusso
Ferrari GTC4Lusso

Heung-min Son (Coreia do Sul)

E por falar na Ferrari, Heung-min Son, que é a figura principal da seleção da Coreia do Sul — que faz parte do grupo de Portugal —, tem na sua garagem um exclusivo LaFerrari, cujo valor atual ronda os 3,5 milhões de euros.

Ferrari LaFerrari
Ferrari LaFerrari

Limitado a apenas 499 exemplares (ainda que tenha sido feita uma 500.ª unidade que foi leiloada para ajudar as vítimas do sismo que abalou a região centro de Itália em 2016), o LaFerrari é animado por um V12 naturalmente aspirado de 6,3 l que produz uns estridentes 800 cv às 9000 rpm.

A NÃO PERDER: Nissan Leaf. 148 baterias chegam para iluminar um estádio de futebol

O jogador sul-coreano tem ainda na garagem um Maserati Levante, um Range Rover Sport SVR e um Bentley Continental GT.

Maserati Levante Trofeo traseira
Maserati Levante Trofeo

Robert Lewandowski (Polónia)

Do Bentley Continental GT de Heung-min Son passamos para o Bentley Continental GTC Speed de Robert Lewandowski, avançado e protagonista da seleção da Polónia.

Lewandowski Bentley
Bentley Continental GTC Speed

Trata-se do Continental GTC mais potente de sempre, fruto de um motor W12 biturbo de 6,0 l que entrega 659 cv de potência e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em meros 3,6s.

O dianteiro que atua no Barcelona tem ainda na garagem um Porsche 911 Speedster, um Mercedes-AMG G 63, um Porsche Cayenne GTS, um Ferrari F12 Berlinetta, um Maserati GranTurismo e um Audi RS e-tron GT — sim, um 100% elétrico… escolha incomum na garagem destes craques.

Thibaut Courtois (Bélgica)

Não tem uma coleção automóvel tão exclusiva quanto Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas Thibaut Courtois, uma das figuras da Bélgica, também não passa despercebido. Longe disso.

Rolls-Royce Wraith Courtois
Rolls-Royce Wraith © Thibaut Courtois (Instagram)

O guarda-redes do Real Madrid é proprietário de um Lamborghini Urus, de um Aston Martin Vanquish, de um Ferrari Roma e de um Rolls-Royce Wraith.

A NÃO PERDER: BMW i4 eDrive40 é capaz de «bater o pé» ao Tesla Model 3?

A somar a isso o guardião belga tem ainda na garagem um BMW i4 M50 — mais um elétrico —, o seu «carro de serviço» no Real Madrid, que este ano anunciou uma nova parceria com a marca bávara.

BMW i4 M50 com Thibaut Courtois
BMW i4 M50.

Karim Benzema (França)

Começámos esta lista com um Bugatti e acabamos com um Bugatti. Desta vez trata-se do Chiron de Karim Benzema, avançado francês que atua no Real Madrid.

Bugatti Chiron Benzema
Bugatti Chiron

Benzema, que ganhou a Bola de Ouro 2022, tem uma coleção automóvel notável, marcada por um McLaren 720 S, por um Mercedes-Benz SLR McLaren, um Lamborghini Aventador Roadster, um Lamborghini Urus e um Ferrari GTC4Lusso.

LEIAM TAMBÉM: Dez anos depois o Bugatti Veyron ainda é o roadster mais rápido do mundo

Além disso, e tal como Courtois, Benzema também tem um BMW i4 M50 «de serviço» do Real Madrid.

BMW i4 M50 com Karim Benzema
BMW i4 M50

Nota: O avançado Karim Benzema acabou por lesionar-se e abandonar o estágio da seleção francesa a poucos dias do primeiro jogo da equipa no Mundial.

Sabe responder a esta?
Em que ano começou a ser produzido o Bugatti Veyron?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces

Mais artigos em Crónicas