Notícias O Aston Martin Vanquish vai receber um restyling pela mão de… Ian Callum

Design

O Aston Martin Vanquish vai receber um restyling pela mão de… Ian Callum

Ian Callum está de volta à atividade e o seu mais recente projeto é o Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM, o restyling que o modelo nunca recebeu.

Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM

Com um novo Aston Martin Vanquish confirmado para 2023, que trocará o motor posicionado à frente por um motor central traseiro, Ian Callum revisita a primeira geração, precisamente a qual ele desenhou, dando-lhe o restyling que nunca chegou a ter, denominando-o de Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM.

O antigo diretor de design da Jaguar (saiu do cargo o ano passado) planeia produzir 25 unidades do GT britânico e é bem mais que um trabalho estético.

É que para além de se propor a retocar o desenho do modelo originalmente lançado em 2001, Ian Callum pretende ainda atualizá-lo tanto a nível tecnológico como mecânico.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin diz adeus ao V8 da AMG e prepara um V6 híbrido
Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM

Para tal, propõe-se a desmontar por completo 25 unidades do Vanquish e atualizá-las num processo no qual o cliente vai poder falar diretamente com o designer para especificar todos os detalhes do seu carro — parece-nos uma espécie de “restomod”, apesar de se tratar ainda de um modelo relativamente recente.

O que muda no exterior?

No capítulo estético, as mudanças não beliscam as proporções e volumes que tanto foram aclamados no momento da sua revelação. As alterações efetuadas são relativamente discretas e permitem oferecer um visual mais atual ao GT britânico.

Na dianteira destacam-se o para-choques e grelha redesenhados e os faróis de nevoeiro desaparecem, destacando-se a introdução de faróis LED. Na traseira há dois pormenores que se destacam: a adoção de farolins de maiores dimensões (igualmente com tecnologia LED) e um novo difusor traseiro com duas novas saídas de escape.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin em duas rodas com exclusiva AMB 001

Na lateral do Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM, vemos novos espelhos retrovisores, jantes de novo desenho e maiores em dimensão (20″ ao invés de 19″).

E no interior?

Tal como o exterior, também o interior dos Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM difere daquele que encontramos nos exemplares que lhes vão servir de base.

Assim sendo, os bancos traseiros desapareceram, os dianteiros são novos, de recorte passaram a ser mais desportivos e os materiais usados no interior passaram a ser de maior qualidade.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin Vantage Roadster. A capota mais rápida do “oeste”
Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM

Para além disto, o tablier passou a ostentar um relógio Bremont  e ainda um ecrã do sistema de infotainment. Por falar em tecnologia, , os Vanquish 25 by CALLUM vão ainda contar com Apple CarPlay e Android Auto.

A mecânica não foi esquecida

Por fim, em termos mecânicos os Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM um novo sistema de escape, melhorias ao nível do software e ainda uma nova árvore de cames permitiram aumentar a potência do V12 em cerca de 60 cv, ou seja, para perto dos 600 cv.

VÊ TAMBÉM: Este é o extra mais peculiar do futuro Aston Martin DBX
Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM

Para além disto há ainda que contar com um novo sistema de travagem, uma nova suspensão e a possibilidade de equipar o Vanquish 25 by CALLUM com uma caixa manual ou automática.

Um trabalho de pormenor

Tal como te dissemos, ao longo do processo de transformação do Aston Martin Vanquish em Vanquish 25 by CALLUM, o cliente está em contacto direto com Ian Callum.

Isto permite ao cliente ir personalizando o carro ao longo do processo de produção, escolhendo pormenores como a cor ou o desenho das jantes, sempre com o apoio de Ian Callum.

VÊ TAMBÉM: Porque é que tantos Aston Martin têm nomes começados por ‘V’?
Aston Martin Vanquish 25 by CALLUM

Por fim, chega altura de falar de preços. Se o cliente tiver um Aston Martin Vanquish a transformação fica em cerca de 550 mil dólares (cerca de 502 mil euros), mais impostos.

Já se o cliente não tiver um Vanquish e for preciso encontrar um para transformar, o valor sobe para os 670 mil dólares (cerca de 612 mil euros).


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”