Notícias Há 36 candidatos a Carro Mundial do Ano 2024. Qual sairá vencedor?

World Car Awards 2024

Há 36 candidatos a Carro Mundial do Ano 2024. Qual sairá vencedor?

Já se sabe quais são os candidatos dos World Cars Awards 2024 que elege o Carro Mundial do Ano. Qual sucederá ao Hyundai IONIQ 6?

World Car Awards 2024 logo
© Razão Automóvel

Já são conhecidos os nomeados para o World Car Awards 2024, com o galardão mais desejado a estar na eleição do Carro Mundial do Ano (World Car of the Year).

Esta edição ganha particular destaque por coincidir com o 20.º aniversário do troféu que, desde 2003 reconhecem os melhores entre os melhores na indústria automóvel e que é reconhecido por esta como o galardão mais importante de todos.

Como habitual, o painel de júri, que já se encontra em processo de avaliação de dezenas de candidatos, conta com mais de 100 jornalistas de 31 nações, com Portugal a ser representado por Guilherme Costa, cofundador e diretor da Razão Automóvel.

Que carros podem ser elegíveis?

Para serem elegíveis, os veículos têm de respeitar os seguintes critérios: têm de ser produzidas pelo menos 10 mil unidades por ano, têm de estar à venda em pelo menos dois grandes mercados (China, Europa, Índia, Japão, Coreia do Sul, América Latina e Estados Unidos da América) e em dois continentes diferentes, entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de março de 2024.

Além da eleição do Carro Mundial do Ano, o galardão mais cobiçado, há mais cinco categorias: Urban Car (Carro Urbano), Luxury Car (Carro de Luxo), Performance Car (Carro de Performance), Electric Car (Carro Elétrico) e Car Design (Design).

O percurso até ao anúncio dos vencedores dos World Car Awards 2024 já começou e, recentemente, teve a sua primeira «paragem» em Los Angeles, Califórnia (EUA). Há cerca de duas semanas (12 e 15 de novembro) deu-se a nona edição dos “L.A. Test Drives”, onde o Guilherme Costa esteve presente.

Seguem-se então a segunda e a terceira «paragem»: as “World Car Finals”, em fevereiro de 2024, onde são anunciados os finalistas de cada categoria; e, finalmente, o anúncio dos vencedores de cada categoria e do carro mundial do ano, no New York International Auto Show a 27 de março de 2024.

Além da eleição do Carro Mundial do Ano, os World Car Awards vão ainda distinguir a Personalidade do Ano. O ano passado o galardão foi atribuído ao designer do Hyundai Motor Group, SangYup Lee.

Fique a conhecer abaixo a lista de nomeados dos World Car Awards 2024, separados por categoria.

Carro Mundial do Ano 2024

O ano passado o título de Carro Mundial do Ano foi atribuído ao Hyundai IONIQ 6. Qual dos 36 candidatos irá suceder-lhe? Faça as suas apostas.

Volvo EX30
© rich marchewka Volvo EX30 na Angeles Crest Highway, onde decorreram os L.A. Test Drives

Carro Mundial Urbano 2024

Carro Mundial de Luxo 2024

Carro Mundial de Performance 2024

Hyundai IONIQ 5 N
© rich marchewka Já conduzimos o Hyundai IONIQ 5 N, e brevemente teremos vídeo para mostrar

Carro Mundial Elétrico 2024

Leia também: World Car Awards 2023. Designer SangYup Lee eleito Personalidade do Ano

Design Mundial 2024 (World Car Design of the Year)

Todos os modelos nomeados nas diversas categorias estão automaticamente nomeados para o prémio Design Mundial do Ano 2024, que, à exceção das restantes categorias, não é votado pelo painel de júri, mas sim por um painel de reputados designers com décadas de experiência na indústria.

Este ano o painel é constituído por:

  • Ian Callum (Diretor de design da CALLUM);
  • Gert Hildebrand (Dono da Hildebrand-Design)
  • Patrick le Quément (Designer e Presidente do Comité de Estratégia da Sustainable Design School)
  • Tom Matano (ex-Chefe de Design da Mazda)
  • Victor Nacif (Diretor Criativo da Brojure.com e Instrutor de Design da New School of Architecture and Design)
  • Shiro Nakamura (CEO da Shiro Nakamura Design Associates Inc.)