Notícias Aston Martin DB12 Volante. Não há descapotável V8 mais potente

Apresentação

Aston Martin DB12 Volante. Não há descapotável V8 mais potente

Depois do DB12, não foi preciso esperar muito pelo novo Aston Martin DB12 Volante, o descapotável do "Super-Tourer" britânico, com coração alemão.

Aston Martin DB12 Volante na estrada, traseira 3/4
© Aston Martin

Tal como o DB12 coupé, a Aston Martin diz que o novo DB12 Volante é mais que um Grand Tourer: é o derradeiro Super Tourer descapotável.

Uma afirmação que pode fazer até sentido, pois o DB12 Volante assume-se como o descapotável V8 mais potente da sua classe.

Contudo, por debaixo de toda a classe das suas linhas misturada com a quantidade adequada de «músculo» visual — na melhor tradição britânica —, o potente V8 que lhe dá esse título é de origem alemã.

Previsivelmente, o 4.0 V8 biturbo de 680 cv (às 6000 rpm) e 800 Nm (entre as 2750 rpm e 6000 rpm), é o mesmo do DB12 coupé. O que significa que «nasceu» em Affalterbach, a casa da AMG.

Não nos estamos a queixar. O 4.0 V8 da AMG é um dos grandes motores não só da nossa época, como de sempre. E dá ao DB12 Volante uma performance… super: os 100 km/h são alcançados em escassos 3,7s e a velocidade máxima atinge os 325 km/h.

Perde apenas uma décima de segundo para o coupé e iguala a velocidade máxima deste, apesar de uma desvantagem de 110 kg.

Mais rígido

A diferença na massa do DB12 Volante em relação ao coupé deve-se aos reforços estruturais efetuados pela remoção do tejadilho. E, claro, à capota de acionamento elétrico.

© Aston Martin Não vemos a capota, mas esta vem com oito camadas de insulação, pode ser aberta até a uma velocidade de 50 km/h e é de acionamento elétrico (14s para abrir e 16s para fechar)

Contudo, tal como o coupé, o extenso trabalho de reengenharia operado no descapotável viu a rigidez geral à torção subir 3,7% em relação ao DB11 Volante.

Os pontos de ancoragem da suspensão dianteira, por exemplo, são agora 140% mais rígidos. A Aston Martin diz que a resposta da direção e a comunicação entre o eixo dianteiro e o condutor melhoraram significativamente.

De resto, o DB12 Volante beneficia dos mesmos avanços do coupé, desde a nova suspensão adaptativa com maior distribuição de força de amortecimento (incremento de 500% em relação ao antecessor), ao interior totalmente redesenhado, destacando-se um bem vindo e moderno sistema de infoentretenimento.

Quando chega?

O Aston Martin DB12 Volante será mostrado ao público durante o Monterey Car Week, na Califórnia, que acontece durante esta semana e prolonga-se até 20 de agosto.

As entregas, por outro lado, deverão iniciar-se só no final deste ano.