Notícias Todos os números do i7 M70. O BMW elétrico mais potente de sempre

Apresentação

Todos os números do i7 M70. O BMW elétrico mais potente de sempre

Com uma potência de pico de 660 cv, o novo i7 M70 é o elétrico mais rápido de sempre da BMW no sprint dos 0 aos 100 km/h.

BMW i7 M70
© BMW

Depois de nos mostrar o i7, o primeiro Série 7 100% elétrico que já tivemos oportunidade de conduzir, a BMW acaba de apresentar ao mundo a versão M70 deste modelo. E agora, é este o automóvel elétrico mais potente de sempre da marca de Munique.

Apresentado à margem do Salão de Xangai, onde fará a sua primeira aparição pública, o novo BMW i7 M70 só vai chegar ao mercado português no segundo semestre deste ano, mas nós já conhecemos todos os seus «segredos».

E vamos começar logo pela maior novidade, que está na «máquina» elétrica. Afinal, nunca um BMW movido exclusivamente a eletrões entregou tanta potência quanto este i7 M70, que conta com dois motores elétricos, um por cada eixo.

Em conjunto, estes dois propulsores são capazes de gerar uma potência máxima de 660 cv e 1100 Nm de binário com a função M Sport Boost ativada (basta pressionar a patilha esquerda da caixa, no volante) ou no modo Launch Control.

BMW i7 M70 xDrive traseira
© BMW A BMW oferece mais de 100 cores para a carroçaria do i7 M70

3,7s no sprint dos 0 aos 100 km/h

Graças a estes números, o i7 M70 é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7s. Um número notável se tivermos em conta que estamos perante um «monstro» com 2770 kg (EU). Por comparação com o i7 xDrive60, que tem 400 kW (544 cv), o i7 M70 reduz em um segundo o sprint dos 0 aos 100 km/h.

Aliás, este é também o BMW elétrico mais rápido de sempre na aceleração dos 0 aos 100 km/h. Nem a versão mais potente do BMW IX consegue fazer melhor.

BMW i7 M70 xDrive grelha dianteira
© BMW Nesta versão, o BMW i7 apresenta-se com vários elementos escurecidos, a começar logo na grelha dianteira

Quanto à velocidade máxima, está limitada eletronicamente aos 250 km/h, ainda que no modo Max Range este valor seja ainda mais baixo. Com este modo, para proteger ao máximo a carga da bateria, o teto máximo da velocidade surge logo aos 90 km/h. E neste caso, «mordomias» como bancos aquecidos/refrigerados, ar condicionado ou volante aquecido deixam de estar disponíveis. Tudo a bem da autonomia.

Até 560 km de autonomia

E por falar em autonomia, importa dizer que a alimentar os dois motores elétricos deste BMW i7 M70 está uma bateria com 101,7 kWh de capacidade (105,7 kWh brutos), com a BMW a prometer um valor máximo que pode variar entre os 488 e os 560 quilómetros (ciclo WLTP).

Equipado de série com um carregador de bordo (corrente alternada — AC) com 22 kW, o BMW i7 M70 é ainda capaz de suportar carregamentos de até 195 kW em corrente contínua, o que, em teoria, permite recuperar 170 quilómetros de autonomia com apenas 10 minutos de carga.

BMW i7 M70 xDrive traseira
© BMW Na traseira o destaque vai para o pequeno spoiler e para o lettering “M70”

Para acompanhar este aumento de potência a BMW deu a este i7 uma afinação de chassis específica (assinada pela BMW M) e reforçou a rigidez da carroçaria, ao mesmo tempo que manteve a aposta em tecnologias que permitem controlar os movimentos da carroçaria.

«Fato» especial a condizer

A juntar a isso, este i7 M70 surge equipado com jantes de 21”, com pinças de travão azuis — com o logo da BMW M — e com discos de travão de maiores dimensões. Estes detalhes não vão passar despercebidos e vão tornar mais fácil a tarefa de distinguir este i7 M70 dos restantes i7.

BMW i7 M70 xDrive jantes
© BMW O BMW i7 M70 vai equipar de série jantes de 21”

Mas se isso não for suficiente, saibam que nesta versão o elétrico da BMW ganhou um visual mais desportivo. Tudo fruto do pequeno spoiler na traseira, das saias laterais mais proeminentes e dos vários apontamentos em preto, desde a grelha dianteira ao difusor de ar traseiro e passando pelas capas dos espelhos retrovisores laterais.

LEIAM TAMBÉM: Vejam este BMW M5 E39 ficar como novo após 10 anos de abandono

No interior, as diferenças para o i7 xDrive60 são menos óbvias, mas existem, a começar logo nos apontamentos em fibra de carbono, que puxam pelo lado mais desportivo e agressivo deste elétrico.

Contudo, e tal como seria de esperar, continua a ser possível encomendar o i7 com o pack Executive Lounge, que permite reclinar os bancos traseiros e inclui o sistema de som surround da Bowers & Wilkins. Além disso, este conjunto de equipamento, ainda conta com o Theatre Screen, que acrescenta um enorme ecrã de 31” com resolução de até 8K na traseira.

Quanto vai custar?

Tal como começámos por referir, o novo BMW i7 M70 só vai chegar a Portugal no segundo semestre deste ano, pelo que a marca de Munique ainda não revelou os preços para o nosso país, algo que deverá acontecer em breve, quando as encomendas abrirem.

Porém, e sabendo que este i7 M70 se vai posicionar no topo da gama do BMW i7, podemos esperar um preço superior aos 146 850 euros que a BMW pede atualmente pelo i7 xDrive60 no nosso país.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M