Notícias Kia EV9. Este é o novo «mega SUV» coreano

Apresentação

Kia EV9. Este é o novo «mega SUV» coreano

O Kia EV9 é o novo topo de gama da marca sul-coreana na Europa. Só chega a Portugal no último trimestre do ano mas nós já o fomos conhecer.

Kia EV9 GT-line

Depois do EV6, a Kia acaba de mostrar o EV9, um SUV 100% elétrico que passará a ser o maior modelo da marca sul-coreana na Europa.

Mas o EV9 não é apenas um SUV gigante, é também um manifesto tecnológico que tem como ambição fazer frente a marcas premium tradicionais, como a Mercedes-Benz, BMW e Volvo. Mas será que vai conseguir? Só o tempo o dirá.

A chegada a Portugal só vai acontecer no último trimestre deste ano, mas nós já o fomos conhecer ao vivo, em Frankfurt, na Alemanha, e as primeiras impressões foram muito positivas:

O maior Kia na Europa

Com 5,01 metros de comprimento, o EV9 é 20 centímetros mais longo que o Sorento, pelo que passa diretamente a ser o maior modelo que a Kia vende no continente europeu.

Mas a história deste SUV 100% elétrico não se conta apenas com o seu generoso tamanho. Longe disso. Tem uma imagem — antecipada pelo Concept EV9 — que a Kia apelida de “opostos unidos” e que mistura linhas angulares com arestas suaves.

Kia EV9 frente
© KIA Na dianteira salta à vista a assinatura “Rosto de Tigre Digital” e os faróis verticais e de aspeto futurista

O resultado é um SUV impactante — sobretudo quando vemos ao vivo — e que não deixa ninguém indiferente, ainda que a sua imagem mais futurista possa não ser do agrado de todos.

Lounge com bancos rotativos

As proporções generosas deste modelo também se fazem notar no habitáculo, que tem espaço para tudo e mais alguma coisa.

Disponível com uma configuração de seis ou sete lugares, o interior do EV9 tem sempre três filas de bancos, com a fila central a poder oferecer um banco para três pessoas ou dois bancos individuais.

Kia EV9 bancos terceira fila
© KIA O enorme SUV da Kia apresenta-se com três filas de bancos e a lotação varia entre seis e sete lugares

Caso optem pela configuração de dois bancos individuais, saibam que eles podem girar a 180º e ficar de frente para os ocupantes da terceira fila, criando uma espécie de lounge, como costumamos ver nos MPV, ou ficar virados de frente para a porta, para facilitar a colocação de uma cadeira de crianças.

Kia EV9 bancos rotativos
© KIA Os bancos da segunda fila podem rodar 90º de maneira a facilitar, por exemplo, a instalação de uma cadeira para crianças

Quanto à bagageira, espaço também não será problema. Na configuração de três filas de bancos o EV9 oferece até 333 litros de capacidade de carga, um número que cresce até aos 828 litros com os bancos da terceira fila rebatidos.

A juntar a isto há ainda um espaço de arrumação adicional na dianteira e que pode oferecer um volume máximo de 52 ou 90 litros, dependendo da motorização escolhida.

Três ecrãs lado a lado

Olhando agora para os lugares dianteiros, é impossível não encontrar semelhanças com o Kia EV6, ainda que se registe uma evolução ao nível do tabliê, que agora é dominado por três ecrãs: dois de 12,3” cada e um de 5,1”, ao meio, dedicado à climatização.

Kia EV9 ecrã multimédia
© KIA Entre os dois ecrãs de 12,3” encontramos um mais pequeno, com 5,1”, que reúne todos os comandos da climatização

A consola central também é ligeiramente distinta daquilo a que a marca sul-coreana nos tem vindo a habituar: surge numa posição mais elevada e oferece vários espaços de arrumação, ao mesmo tempo que surge muito bem integrada.

Kia EV9 interior
© KIA

Duas versões disponíveis

Quando chegar ao mercado, o Kia EV9 vai contar com duas versões distintas: uma com tração traseira e outra com tração integral, sendo que ambas recorrem a uma bateria com 99,8 kWh de capacidade.

LEIAM TAMBÉM: Kia Niro HEV. Faz sentido optar pelo híbrido em vez do elétrico?

A versão com tração traseira possui um motor elétrico (montado na traseira) com 150 kW (203 cv) de potência máxima e 350 Nm de binário máximo, números que lhe permitem passar dos 0 aos 100 km/h em 9,4s e acelerar até aos 185 km/h de velocidade máxima.

Já a versão de tração integral combina dois propulsores elétricos (um por eixo) com 141,3 kW (192 cv) cada, para uma potência máxima de 384 cv e para um binário máximo de 600 Nm (ou 700 Nm com o Boost ativado).

Kia EV9 traseira
© KIA

Nesta versão mais potente, o sprint dos 0 aos 100 km/h é cumprido em 5,3s nas versões GT-line, ao passo que a velocidade máxima passa a fixar-se nos 200 km/h.

E a autonomia?

Sempre disponível com uma bateria com 99,8 kWh de capacidade, como referimos acima, o Kia EV9 anuncia até 541 km de autonomia (ciclo WLTP) na versão com tração traseira e até 497 km (ciclo WLTP) na versão com tração integral.

A NÃO PERDER: EV6 GT. O Kia mais potente de sempre deu show no Nürburgring

Quanto aos carregamentos, e tal como acontece com o Kia EV6, o EV9 recorre a uma arquitetura elétrica de 800 V, pelo que suporta carregamentos de até 350 kW.

Kia EV9 carregamento
© KIA O EV9 suporta carregamentos bidirecionais, pelo que não só pode receber energia como pode também fornecê-la.

Graças a isso, apenas 15 minutos de carregamento são suficientes para repor até 239 km de autonomia na versão com tração traseira e até 219 km na versão com tração integral.

Quanto vai custar?

O novo Kia EV9 só vai chegar ao mercado nacional no último trimestre deste ano, pelo que ainda não há qualquer previsão de preços para o nosso país.