Ensaio BMW M2 2023. Finalmente o teste em Portugal

Desde 88 800 euros

BMW M2 2023. Finalmente o teste em Portugal

Mais potente, mais pesado e mais tecnológico. Será o novo BMW M2 (G87) a melhor geração de sempre?

BMW M2 (G87)

7.5/10
Nunca o BMW M2 esteve tão próximo de um M4. Para o bem e para o mal.

Prós

  • Potência do motor;
  • Eficácia em condução desportiva;
  • Qualidade de construção.

Contras

  • Preço;
  • Design pouco consensual;
  • Peso do conjunto.

A espera foi longa mas valeu a pena. Fomos até à Serra da Arrábida para testar o novo BMW M2 2023. Como sabem, é um das nossas estradas favoritas.

Um modelo que nesta geração G87 cresceu em todos os sentidos. E quando dizemos em todos os sentidos é mesmo em todos os sentidos: aqueles que se podem medir e claro, aqueles que só podemos sentir ao volante.

Neste vídeo explicamos tudo:

BMW M2 que parece um M4

O novo BMW M2 2023 recorre à plataforma CLAR. A mesma que encontramos, por exemplo, nos BMW M3 e M4.

Não é um detalhe, esta decisão fez toda a diferença. O novo M2 está maior por dentro, mais confortável e mais tecnológico. Como referimos no vídeo, é difícil apontar críticas ao trabalho desenvolvido pelos técnicos da marca.

O sistema de infoentrenimento é muito completo mas também muito complexo.

Depois, temos todos os detalhes que diferenciam as versões M. Os bancos, o volante, as patilhas no volante e os submenus M Performance, exclusivos desta versão.

Para uma utilização quotidiana, é o BMW M2 mais confortável de sempre. Para quem quer apenas diversão, talvez a complexidade e seriedade desta geração do M2 não seja o melhor cartão de visita.

Uma fatura pesada

É que todo este conforto e tecnologia passaram uma «pesada» fatura ao BMW M2. Nunca este modelo esteve tão próximo do M4 mas, em contrapartida, também está mais pesado que nunca. Acusa 1800 kg na balança.

Por isso, o caráter «leve» e «brincalhão» da anterior geração deu lugar a um BMW M2 mais rápido, eficaz e sério. Talvez se tenha perdido um pouco a diferenciação entre os dois modelos.

O azul do Atlântico combina bem com este azul da BMW.

Basta recordarmos que todos os componentes são os mesmos, ainda que com diferentes afinações: chassis, suspensões, motor e transmissão. A boa notícia é que podemos colmatar essa seriedade desligando o ESP. Quando isso acontece o nosso sorriso agradece mas os pneus traseiros sofrem…

Deixou de ser um verdadeiro M2? Não diria tanto. Mas é seguramente um M2 diferente do habitual.

Olhando para a ficha técnica, simplesmente oblitera as gerações anteriores — e em estrada acontece o mesmo. Ainda assim, continuamos a sentir saudades da irreverência de outrora.

Preço mais elevado

A unidade que testámos custa 105 mil euros. É o preço a pagar pela evolução registada nesta geração, bem distante dos valores pedidos pela BMW na anterior geração.

BWM M2 2023
Uma unidade igual a esta custa 105 mil euros.

Naturalmente, é possível baixar a fatura. O preço do novo BMW M2 começa nos 88 mil euros. Mas como sabemos, é praticamente impossível configurar um BMW sem olhar para lista de opcionais.

Até porque há alguns que são praticamente obrigatórios. Tirem umas horas para fazer contas à vida.

Veredito

BMW M2 (G87)

7.5/10

Nesta que será a última geração puramente a combustão do BMW M2, a marca de Munique quis dar-lhe os melhores componentes que tinha disponíveis. Uma decisão que resultou no M2 mais potente e eficaz de sempre. Para aqueles que gostavam do caráter menos eficaz e mais brincalhão das gerações anteriores poderá não ser a melhor notícia. Mas há coisas que não mudam: conduzir um M2 continua a ser uma experiência memorável.

Prós

  • Potência do motor;
  • Eficácia em condução desportiva;
  • Qualidade de construção.

Contras

  • Preço;
  • Design pouco consensual;
  • Peso do conjunto.

Especificações Técnicas