Notícias Os números do XM Label Red. O BMW mais pesado e potente de sempre

Apresentação

Os números do XM Label Red. O BMW mais pesado e potente de sempre

A versão mais «puxada» do BMW XM revela-se ao mundo com um V8 biturbo a conspirar com um motor elétrico para entregar 748 cv e 1000 Nm.

BMW XM Label Red na estrada frente 3/4
© BMW

O novo BMW XM Label Red acaba de ser revelado. O estilo exterior está carregado de sinais do que lhe vai «na alma»: um V8 biturbo a gasolina combinado um motor elétrico para alcançar um rendimento máximo inédito na marca.

Não é um SUV para todos. Este BMW XM Label Red foi pensado para xeiques, desportistas, músicos ultramilionários e qualquer outro tipo de consumidor com gosto por superlativos, assumindo-se como o BMW M de estrada mais potente — e pesado — de sempre.

BMW XM Label Red de traseira na estrada
© BMW

Vamos aos números? Será capaz de performances inebriantes a partir de um rendimento máximo de 748 cv e 1000 Nm.

Entre outras batalhas contra o cronómetro, pode atingir os 100 km/h em escassos 3,8s e prosseguir até aos 250 km/h ou mesmo 290 km/h quando equipado com o pacote M Driver. Isto apesar de acusar na balança uns imensos 2785 kg (EU), superando até o i7, a maior berlina 100% elétrica da marca, em 70 kg.

a não perder Tesla Model X Plaid. A melhor versão com o pior volante?

Vestido para a ocasião

Toda esta performance e peso é acompanhada de um estilo… diferente. A BMW acrescentou mais drama ao seu novo SUV de formas já de si irreverentes com esta versão Label Red.

BMW XM Label Red perfil
© BMW

Há inserções em vermelho (Toronto Red metallic, assim se chama) na moldura da proeminente grelha frontal, nas jantes de 21”, no difusor traseiro e molduras dos vidros, na linha de cintura e no rebordo das letras XM.

O mesmo visual desportivo pode ser encontrado no interior, assente num permanente contraste entre vermelho e negro: no primeiro caso em aplicações cirúrgicas em várias partes do interior.

A faixa em fibra de carbono polido promove ainda mais a exclusividade deste modelo. Depois, temos bancos multifuncionais, encostos de joelho, conteúdo específico nos dois ecrãs digitais curvos e no head-up display de série, e uma zona central de comandos específicos que criam um ambiente ainda mais diferenciado neste habitáculo.

O botão M Hybrid pode ser usado apara selecionar o modo de funcionamento do sistema de propulsão, da mesma forma que o botão Setup concede acesso direto á configuração de motorização, chassis, direção, sistema de travagem e sistema de tração às quatro rodas.

Nas patilhas de passagem de caixa atrás do volante e, em exclusivo nesta versão, o símbolo que identifica o Boost Mode (modo de aceleração extra) na patilha da esquerda.

Detalhe do volante
© BMW

BMW XM Label Red com números exponenciais

Aos 585 cv e 750 Nm do motor V8 biturbo juntam-se os 145 kW (197 cv) e os 280 Nm do motor elétrico. Este valor pode subir ainda para os 450 Nm graças a uma tecnologia (patenteada pela BMW) de aumento de rendimento entre o rotor do motor elétrico e o veio de transmissão, que em condições normais apenas seriam possíveis de obter com um motor elétrico bastante maior e mais pesado.

O sistema de escape do XM Label Red dispõe de duas válvulas controladas eletronicamente de forma continuamente variável para gerar uma banda sonora à altura das performances apresentadas.

BMW XM Label Red traseira
© BMW O som é libertado por duas ponteiras de escape duplas, dispostas uma sobre a outra.

A média homologada para este leviatã é de apenas 1,7-1,6 l/100 km em ciclo WLTP. Por outro lado, a bateria de 25,7 kWh permite uma autonomia 100% elétrica entre 75-83 km (sendo a velocidade máxima de 140 km/h em modo elétrico).

Porta de carregamento lateral com carregador colocado
© BMW O carregamento da bateria pode ser feito em corrente alternada (AC) até um máximo de 7,4 kW, com que serão necessárias 4h15min para uma carga de 0-100%.

Chassis «apurado»

O chassis foi alvo de uma nova afinação geral, mais firme, para estar à altura das maiores exigências deste Label Red que é a mais potente versão do XM.

O sistema de tração às quatro rodas dá prevalência ao eixo traseiro, que se torna ainda mais dominante quando é escolhido o modo de condução Sport. Um autoblocante eletrónico traseiro contribui ainda para melhorar a tração, a agilidade e a estabilidade direcional.

BMW XM frente 3/4 na estrada
© BMW No equipamento de série incluem-se suspensão com amortecimento adaptativo, barras de estabilização ativas (conjuntamente chamados Suspensão Adaptativa M Professional) e direção ativa integral.

O sistema de travagem (que dá ao condutor a possibilidade de escolha entre duas respostas distintas do pedal da esquerda) combina pinças fixas de seis pistões nas rodas dianteiras com pinça única flutuante nas traseiras. Há mais de duas toneladas e meia de SUV para parar.

Quando chega?

O BMW XM Label Red terá estreia pública no Salão de Xangai (abre portas a 18 de abril) e tem precisamente na China, mas também no Médio Oriente e nos EUA os seus mercados preferenciais.

Contudo, a marca alemã anuncia que as encomendas para o seu modelo mais potente de sempre abrem no próximo dia 28 de abril.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M