Notícias BOMBA! Hyundai IONIQ 5 N revelado com 650 cv e «passagens de caixa»

Apresentação

BOMBA! Hyundai IONIQ 5 N revelado com 650 cv e «passagens de caixa»

As expectativas eram altas para o Hyundai IONIQ 5 N e, à primeira vista, não desiludiu. Promete performance, ruído e até «passagens de caixa».

Hyundai IONIQ 5 N em drift
© Hyundai

O primeiro elétrico de alta performance da divisão N da Hyundai acaba de ser revelado no Goodwood Festival of Speed: dêem as boas vindas ao poderoso Hyundai IONIQ 5 N.

Para os que estavam a imaginar apenas uma derivação do tecnicamente semelhante Kia EV6 GT, bem… imaginem outra vez.

Hyundai i30 N a curvar em circuito, traseira, 3/4
© Hyundai

A Hyundai N não deixou os seus créditos por mãos alheias e não se poupou a esforços no seu primeiro elétrico de alta performance.

Mais… de tudo

Olhando para as especificações avançadas, o Hyundai IONIQ 5 é um… colosso. Assenta sobre a mesma base E-GMP do IONIQ 5, mas é mais largo (50 mm), mais comprido (80 mm) e mais baixo (20 mm).

O seu aspeto é muito mais agressivo e musculado, destacando-se as rodas enormes — jantes de alumínio forjadas de 21″ e pneus Pirelli PZero 275/35 R21 —; os para-choques de desenho mais agressivo e o proeminente difusor traseiro.

Não é só para show off. O IONIQ 5 N assume o título de Hyundai mais potente de sempre, declarando 478 kW ou 650 cv no modo Boost. Mesmo quando este não é ativado são 448 kW ou 608 cv de potência, suplantando sempre os 585 cv do EV6 GT.

Estes números são cortesia de dois motores elétricos, um por cada eixo, sendo o traseiro o mais potente — 226 cv contra 383 cv e 238 cv contra 412 cv em Boost —, dando pistas sobre o caráter dinâmico deste «monstro».

Não sabemos quanto o IONIQ 5 acusará na báscula — certamente será pesado, com uma massa a norte das duas toneladas —, mas não é impedimento para números sérios de performance.

Os 100 km/h são despachados em apenas 3,4s e alcança os 260 km/h de velocidade máxima.

A bateria também é a maior a equipar até agora o IONIQ 5: 84 kWh. Fica por saber a autonomia.

Faz barulho e até muda de… relação

O Hyundai IONIQ 5 N não nos quer convencer apenas pela performance, mas também pela experiência de condução.

É um tópico delicado entre os petrolheads: apesar da performance bruta de alguns elétricos, têm pecado pela ausência da interação e até emoção na altura de os explorar devidamente.

Par de IONIQ 5 N a curvar
© Hyundai

A Hyundai N dedicou especial atenção a este ponto durante o desenvolvimento do IONIQ 5 N e isso traduziu-se em duas funcionalidades: o N e-shift e o N Active Sound +.

O N Active Sound +, como o nome indica, emula a sonoridade dos motores de combustão. Recorrendo a 10 altifalantes (oito internos e dois externos) é capaz de transmitir o som do 2.0 Turbo do i30 N até às 8000 rpm. Não é o único.

Outro dos sons é inspirado no protótipo RN22 — antecipa o IONIQ 6 N —, e outro chamado “Supersonic” inspirado… em aviões a jato.

Mais intrigante é a funcionalidade N e-shift. Trata-se, efetivamente, da «adição» de uma caixa de oito velocidades de dupla embraiagem… virtual.

Patilha por detrás do volante
© Hyundai As patilhas não só para a travagem regenerativa, também podem servir para mudar… de relação

O N e-shift simula passagens de caixa — e até há patilhas atrás do volante para o fazer manualmente — através do controlo de saída de binário dos motores elétricos, sendo capaz de simular até o pequeno solavanco entre mudanças.

Faz sentido? Nem por isso, pois até prejudica a performance, como os responsáveis da Hyundai N afirma. Contudo, os próprios afirmam que a experiência de condução é muito mais interativa e próxima à desejada experiência de condução de desportivos com motor de combustão interna.

Para os que procuram a experiência 100% elétrica, é possível desligar ambos os sistemas de forma independente.

Quando chega?

O Hyundai IONIQ 5 N foi revelado mundialmente no Goodwood Festival of Speed, que abre hoje, 13 de julho, as suas portas, mas ainda não foram avançadas datas sobre a sua chegada ao mercado ou o seu preço.