Notícias Quais os modelos com motor V12 que ainda resistem em 2022?

V12

Quais os modelos com motor V12 que ainda resistem em 2022?

É considerada a motorização mais nobre, mas parece ter os dias contados. Saibam quais as propostas com motor V12 que ainda estão à venda.

Ferrari 812 Superfast motor V12
© Ferrari

A BMW anunciou uma edição especial do M760Li para assinalar a despedida do motor V12 da sua gama, que neste modelo atinge uns impetuosos 585 cv de potência.

Este será o fim da mais nobre motorização no catálogo da marca de Munique, o que nos levou a questionar e a contabilizar as propostas com motores de 12 cilindros em V que ainda se podem comprar em 2022.

Se não contarmos com o M760Li da BMW, são quatro as marcas que ainda têm motorizações V12 nas suas gamas. E aqui, a Rolls-Royce assume claramente uma posição de destaque, uma vez que todos os seus modelos recorrem a esta solução. Mas já lá vamos…

A NÃO PERDER: Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los

Aston Martin

Comecemos pela Aston Martin. A marca com sede em Woking tem várias propostas com esta motorização e tem no DBS Superleggera o seu principal protagonista.

Trata-se de uma «besta» com 725 cv de potência e 900 Nm de binário máximo, provenientes de um V12 biturbo de 5,2 l, e nós até já o conduzimos.

Naturalmente, o V12 que equipa este DBS Superleggera também pode ser encontrado no DBS Superleggera Volante e no DB11. E também foi o escolhido para animar o Speedster.

Durante este ano vamos ver ainda o V12 Vantage (de produção limitada e já esgotado), que também vai recorrer ao mesmo motor, com a possibilidade de ainda vir a equipar a versão mais potente do DBX.

Ferrari

Do Reino Unido viajamos até Itália, com paragem obrigatória em Maranello, a casa do Cavallino Rampante.

Ferrari 812 GTS
Ferrari 812 GTS

E lá encontramos o 812 Superfast e o 812 GTS, dois modelos muito especiais que partilham um V12 naturalmente aspirado — o único desta lista que ainda pode ser efetivamente comprado — de 6.5 l que produz 800 cv de potência e 718 Nm de binário máximo.

LEIAM TAMBÉM: 9500 rpm! V12 atmosférico do Ferrari 812 Competizione grita em Fiorano

Mercedes-Maybach

O Mercedes-Maybach S 680 não só é o Classe S mais luxuoso que o dinheiro pode comprar como é o único modelo da marca de Estugarda que recorre a um motor V12, que aqui produz 612 cv.

Mercedes Maybach S-Klasse

Rolls-Royce

Toda a gama de modelos da Rolls-Royce assenta sobre blocos V12. No caso dos Wraith e Dawn, trata-se de uma unidade turbo de 6,6 litros. Já nos mais recentes Phantom, Ghost e Cullinan, é um biturbo de 6,75 litros.

Imponência é coisa que não falta a qualquer um destes modelos, mas o Cullinan é particularmente relevante. É que é o único SUV do planeta que pode ser comprado com um motor V12 debaixo do capô.

Existem outros, mas estão esgotados…

Acima mostrámos-vos os únicos modelos com motor V12 que podem ser comprados atualmente. Contudo, existem marcas como a Lamborghini que continuam a ter esta motorização na gama, ainda que já não tenham nenhum para venda.

A NÃO PERDER: McLaren e V12 Lamborghini. “McLambo”, o F1 com que Senna queria correr

Confuso? Bem, vamos a casos práticos. O Aventador, por exemplo, sempre teve por base um motor V12 naturalmente aspirado. Contudo, já não é possível comprar nenhuma versão do modelo. Está tudo esgotado. Nem mesmo o último a ser anunciado, o Aventador LP 780-4 Ultimae, resta.

Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae 13
Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae

Agora, e com a produção toda vendida, resta à Lamborghini produzir os exemplares que restam do Aventador e completar todas as entregas, antes da chegada do seu sucessor, que já se sabe que contará com um V12… eletrificado. Uma solução parecida com a que a Lamborghini já mostrou no Sián, que também já esgotou.

E falar de automóveis com motor V12 que já estão esgotados também obriga a falar dos Ferrari 812 Competizione e Monza SP1 e SP2, dos Aston Martin Valkyrie e V12 Speedster e do GMA T.50.

GMA T.50
GMA T.50 em Goodwood

E importa lembrar que a Pagani já está a «cozinhar» o sucessor do Huayra em Modena, também com um 12 cilindros em V, e que a Gordon Murray Automotive se prepara para apresentar no final deste mês um segundo modelo, o T33, (mais pequeno e menos complexo do que o T.50), também ele com um V12.

LEIAM TAMBÉM: Boas notícias. O novo hipercarro da Pagani vai trazer um V12 e caixa manual

E os W12 da Bentley?

Não podíamos acabar esta lista sem falar da Bentley. É certo que a marca com sede em Crewe não tem qualquer motor V12 no seu alinhamento, mas tem motores de 12 cilindros com outra configuração, em “W” nos Bentayga, Flying Spur e Continental GT.

Fonte: Top Gear

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Golf A59?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf A59. O Evolution europeu
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Golf A59. O Evolution europeu