Notícias Aumentem o volume… Sinfonia italiana onde só entram V12 atmosféricos

Arranque a Frio

Aumentem o volume… Sinfonia italiana onde só entram V12 atmosféricos

Três máquinas extraordinárias, três motores V12 atmosféricos gloriosos, e a melhor banda sonora para começar qualquer dia…

Pagani Huayra R V12

Pagani Huayra R, Ferrari FXX K e Apollo Intensa Emozione (ou IE). Três máquinas extraordinárias, cada uma com caráter próprio, mas unidas pelo coração que as move: gloriosos V12 atmosféricos!

Não são os únicos (felizmente), nem sequer os mais recentes — exceção feita ao Huayra R —, mas a voz destes V12 atmosféricos é sempre e simplesmente divinal.

O Pagani Huayra R é uma máquina só para circuitos e foi “apanhado” há umas semanas no circuito de Monza, Itália, onde o seu 6.0 V12 de 850 cv (capaz de fazer 9000 rpm) deixa-se ouvir em toda a sua plenitude:

TÊM DE VER: Este é o «grito» do V12 atmosférico do Pagani Huayra R

O Ferrari FXX K EVO é já um “velho” conhecido (lançado em 2017), mas continua tão espetacular de ver e ouvir como sempre. Também específico para circuitos — neste vídeo corria em Mugello, Itália —, o FXX K EVO monta atrás do cockpit um épico 6.3 V12 com 860 cv às 9200 rpm (a que se somam 190 cv do sistema KERS):

Por fim, o Apollo Intensa Emozione (conhecido em 2017, só 10 unidades produzidas), o único legal para circular na via pública. É o menos conhecido, mas o seu 6.3 V12 de 791 cv (às 8500 rpm) não podia ter origem mais nobre: deriva de uma unidade Ferrari e soa como um, expectavelmente:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos NÃO tem um V12 atmosférico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estimulante sonoro. Os V12 naturalmente aspirados que tens de ouvir “gritar”