Notícias Ainda com V12. Sucessor do Lamborghini Aventador avistado pela primeira vez

Fotos-espia

Ainda com V12. Sucessor do Lamborghini Aventador avistado pela primeira vez

Chega só em 2023, mas o sucessor do Lamborghini Aventador já se deixou ver com o seu corpo definitivo e continuará a ter um V12.

Fotos-espia Lamborghini Superdesportivo V12
© Razão Automóvel

Já tinha sido avistada uma «mula de testes» há uns tempos, mas agora o sucessor do Lamborghini Aventador deixa-se ver, pela primeira vez, com as suas formas finais.

É verdade que a camuflagem do novo superdesportivo de Sant’Agata Bolognese, «apanhado» nas instalações da marca, não deixa ver muito, mas já é possível constatar alguns detalhes.

Se a silhueta mantém a familiaridade, cujas origens remontam ao Countach, é possível ver portas de novo desenho (mas ainda de abertura vertical) e também novos retrovisores.

VEJAM TAMBÉM: Evolução. Fotos-espia antecipam Lamborghini Urus “EVO”

É na traseira, no entanto, que vemos as grandes novidades.

Lamborghini Superdesportivo V12 fotos-espia
© Razão Automóvel

Reparem no posicionamento elevado das duas saídas de escape traseiras hexagonais (cada uma a «esconder» duas saídas circulares mais pequenas). Nenhum Aventador, nem nenhum dos modelos que derivaram dele, chegaram a posicioná-las tão altas, parecendo estar ao nível das óticas traseiras.

O posicionamento muito elevado das saídas de escape deixa bastante espaço «livre» em baixo para um difusor traseiro de grandes dimensões, cujos contornos são possíveis de perceber por debaixo da camuflagem.

Lamborghini Superdesportivo V12 fotos-espia
© Razão Automóvel

Infelizmente, estas primeiras fotos-espia do sucessor do Aventador pouco mais deixam ver e a camuflagem, sobretudo a que reside no topo de veículo, parece esconder detalhes intrigantes: poderá o novo superdesportivo da Lamborghini trazer uma entrada de ar sobre o tejadilho?

Sim, virá com um V12

O fim do Aventador — cuja despedida se está a fazer com a edição limitada Ultimae — representa também o fim de uma era para a Lamborghini: é o fim do V12 em «estado puro».

Lamborghini Superdesportivo V12 fotos-espia
© Razão Automóvel

Mas não se apoquentem; o sucessor do Aventador continuará a trazer um V12 e nas palavras de Stephan Winkelmann, o presidente e CEO da Lamborghini, será um “V12 completamente novo”.

Porém, tendo em conta os dias que vivemos, se o novo V12 não vai ceder à sobrealimentação, vai ceder à eletrificação.

Lamborghini Superdesportivo V12 fotos-espia
© Razão Automóvel

Como temos visto noutros criadores de superdesportivos, como a arquirrival Ferrari (no SF90 e 296 GTB) e a McLaren (no Artura), também a Lamborghini vai casar o seu mais emblemático motor de combustão interna com um motor elétrico (ou mais, não sabemos), transformando o sucessor do Aventador num híbrido plug-in.

VEJAM TAMBÉM: Oficial. Hoje nasce a Bugatti Rimac que vai controlar os destinos das duas marcas

Até agora, a única cedência à eletrificação por parte da Lamborghini foi vista no Sián FKP 37 e Sián Roadster, derivados diretamente do Aventador. Neste, um pequeno motor elétrico alimentado por um supercondensador permitia adicionar 34 cv aos 785 cv do V12.

Lamborghini Superdesportivo V12 fotos-espia
© Razão Automóvel

Neste novo superdesportivo, a eletrificação terá um papel maior — sendo um híbrido plug-in, até irá permitir percorrer alguns quilómetros em absoluto silêncio —, mas de momento nada foi avançado sobre a configuração do sistema.

Quando veremos o sucessor do Lamborghini Aventador? Só em 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Lamborghini lançou o Countach?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Countach: Grazie Ferrucio!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lamborghini Countach: Grazie Ferrucio!