Notícias Dois novos Aston Martin com motor V12 em 2022? Tudo indica que sim…

NOVIDADES 2022

Dois novos Aston Martin com motor V12 em 2022? Tudo indica que sim…

Em 2022, a Aston Martin deve brindar-nos com dois novos modelos com motor V12, o muito esperado V12 Vantage e o DBX S.

Fotos-espia Aston Martin Vantage

A primeira vez que o ouvimos «gritar» foi no final do ano passado, mas a apresentação só vai acontecer em 2022. Falamos do Aston Martin V12 Vantage.

Ainda pouco ou nada se sabe sobre o regresso do V12 Vantage à gama da marca britânica, tirando o facto de que será animado pelo mesmo 12 cilindros em “V” biturbo de 5.2 l que já conhecemos do V12 Speedster, do DB11 e do DBS Superleggera.

Com a mira apontada ao Porsche 911 Turbo S, o novo Aston Martin V12 Vantage será o mais rápido e potente de todos os Vantage e deve apresentar-se com uma potência final próxima dos 700 cv e com um binário máximo a rondar os 753 Nm que este motor atinge no V12 Speedster.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
fotos-espia Aston Martin Vantage
Um protótipo de testes do Aston Martin V12 Vantage já foi “caçado” às portas do Nürburgring. © Razão Automóvel

São também esperadas renovações ao nível do sistema de infoentretenimento e melhorias no chassis, para aquele que será uma espécie de «canto do cisne» do Vantage, que em 2025 vai desaparecer como o conhecemos e dar origem a um modelo elétrico.

Enquanto o Aston Martin V12 Vantage não é apresentado, podem ouvi-lo «gritar bem alto» neste vídeo:

DBX S também a caminho

Este ano também será marcado por novidades no DBX, o primeiro SUV da marca britânica, que vai passar a contar com a sua versão mais potente e rápida até à data. Denominada DBX S, já foi «caçado» nos habituais testes dinâmicos no traçado de Nürburgring.

A NÃO PERDER: Straight Six. O Aston Martin DBX ganha seis cilindros AMG, só para a China

Apesar de «vestir» uma camuflagem colorida, este protótipo que andou no «inferno verde» não conseguiu esconder o facto de que este DBX S vai contar com uma grelha dianteira de maiores dimensões e com um para-choques dianteiros redesenhado. Atrás, destaque para o para-choques ligeiramente diferente e para as quatro saídas de escape.

Aston Martin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

Mas a maior atração desta variante S do DBX estará escondida debaixo do capô, ainda que neste capítulo as dúvidas ainda se sobreponham às certezas. É que não se sabe se o DBX S vai recorrer a uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo da AMG ou se vai «buscar« o V12 biturbo de 5.2 l (o mesmo do V12 Vantage).

Se optar pelo V12, que parece ser a possibilidade mais forte nesta altura, a Aston Martin não só consegue fazer com que este SUV chegue à barreira dos 700 cv — no DBS chega aos 725 cv — como ainda lhe dá a exclusividade típica dos modelos com motorizações de 12 cilindros.

Aston Martin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

Mas potência também não será problema se a escolha recair sobre o V8 da AMG. Basta olhar para alguns modelos da Mercedes-AMG com este mesmo motor, como o GT 63 S, que chega aos 639 cv de potência.

A resposta a esta difícil, mas importante, questão será desfeita ainda este ano, quando a marca com sede em Gaydon resolver apresentar ao mundo esta versão mais «apimentada» do seu “super SUV”.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Bugatti Veyron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces