NOVIDADES 2022. Dois novos Aston Martin com V12? Tudo indica que sim…

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

NOVIDADES 2022

Dois novos Aston Martin com motor V12 em 2022? Tudo indica que sim…

Em 2022, a Aston Martin deve brindar-nos com dois novos modelos com motor V12, o muito esperado V12 Vantage e o DBX S.

A primeira vez que o ouvimos «gritar» foi no final do ano passado, mas a apresentação só vai acontecer em 2022. Falamos do Aston Martin V12 Vantage.

Ainda pouco ou nada se sabe sobre o regresso do V12 Vantage à gama da marca britânica, tirando o facto de que será animado pelo mesmo 12 cilindros em “V” biturbo de 5.2 l que já conhecemos do V12 Speedster, do DB11 e do DBS Superleggera.

Com a mira apontada ao Porsche 911 Turbo S, o novo Aston Martin V12 Vantage será o mais rápido e potente de todos os Vantage e deve apresentar-se com uma potência final próxima dos 700 cv e com um binário máximo a rondar os 753 Nm que este motor atinge no V12 Speedster.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
fotos-espia Aston Martin Vantage
Um protótipo de testes do Aston Martin V12 Vantage já foi “caçado” às portas do Nürburgring. © Razão Automóvel

São também esperadas renovações ao nível do sistema de infoentretenimento e melhorias no chassis, para aquele que será uma espécie de «canto do cisne» do Vantage, que em 2025 vai desaparecer como o conhecemos e dar origem a um modelo elétrico.

Enquanto o Aston Martin V12 Vantage não é apresentado, podem ouvi-lo «gritar bem alto» neste vídeo:

DBX S também a caminho

Este ano também será marcado por novidades no DBX, o primeiro SUV da marca britânica, que vai passar a contar com a sua versão mais potente e rápida até à data. Denominada DBX S, já foi «caçado» nos habituais testes dinâmicos no traçado de Nürburgring.

A NÃO PERDER: Straight Six. O Aston Martin DBX ganha seis cilindros AMG, só para a China

Apesar de «vestir» uma camuflagem colorida, este protótipo que andou no «inferno verde» não conseguiu esconder o facto de que este DBX S vai contar com uma grelha dianteira de maiores dimensões e com um para-choques dianteiros redesenhado. Atrás, destaque para o para-choques ligeiramente diferente e para as quatro saídas de escape.

Aston Martin DBX S fotos-espia © Razão Automóvel

Mas a maior atração desta variante S do DBX estará escondida debaixo do capô, ainda que neste capítulo as dúvidas ainda se sobreponham às certezas. É que não se sabe se o DBX S vai recorrer a uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo da AMG ou se vai «buscar« o V12 biturbo de 5.2 l (o mesmo do V12 Vantage).

Se optar pelo V12, que parece ser a possibilidade mais forte nesta altura, a Aston Martin não só consegue fazer com que este SUV chegue à barreira dos 700 cv — no DBS chega aos 725 cv — como ainda lhe dá a exclusividade típica dos modelos com motorizações de 12 cilindros.

Aston Martin DBX S fotos-espia © Razão Automóvel

Mas potência também não será problema se a escolha recair sobre o V8 da AMG. Basta olhar para alguns modelos da Mercedes-AMG com este mesmo motor, como o GT 63 S, que chega aos 639 cv de potência.

A resposta a esta difícil, mas importante, questão será desfeita ainda este ano, quando a marca com sede em Gaydon resolver apresentar ao mundo esta versão mais «apimentada» do seu “super SUV”.

Sabe responder a esta?
Em que ano começou a ser produzido o Bugatti Veyron?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces

Mais artigos em Notícias