Primeiro Contacto Novo Rolls-Royce Ghost testado. Pode o luxo ser discreto?

Já disponível

Novo Rolls-Royce Ghost testado. Pode o luxo ser discreto?

A discrição está a tornar-se um traço mais comum entre clientes de produtos de luxo e a Rolls-Royce tentou respeitar a tendência na nova geração do Ghost.

2021 Rolls-Royce Ghost

Discrição que se torna uma missão árdua para um carro de 5,5 m de comprimento, com motor V12 e detentor de linhas sumptuosas. O novo Rolls-Royce Ghost usa uma nova plataforma e um evoluído chassis para melhorar os seus méritos dinâmicos.

Por mais natural que soe a ideia de um fantasma (ghost em inglês) ficar invisível, em 99,9% da superfície da Terra, afirmar que um Rolls-Royce tem uma presença discreta na estrada é o equivalente a esperar que um elefante passe despercebido dentro de uma loja de porcelana.

Mas a marca britânica superluxuosa nas mãos do BMW Group, deu um passo nesse sentido, pois as prioridades dos seus clientes-alvo parecem ter mudado ligeiramente desde o lançamento da primeira geração, há uma década. Pelo menos foi o que eles disseram pessoalmente ao diretor executivo da Rolls-Royce.

VÊ TAMBÉM: Como seria um Rolls-Royce pelos olhos das crianças? Mais ou menos assim
2021 Rolls-Royce Ghost

Em vez de promover clínicas normais para avaliar os seus gostos, foram convidados para um jantar (provavelmente certificado pela Michelin) com Torsten Müller-Ötvös, que se orgulha de garantir que “a Rolls-Royce é o fabricante de automóveis com o contato mais próximo com os seus clientes”.

E terá sido sob a luz suave de um lustre de cristal e um foie gras de trufas, emparelhado com um tinto francês dos anos 70, que eles disseram ao n.º 1 da Rolls-Royce que prefeririam ter um Ghost mais discreto no futuro. E essa foi uma ideia que se expressou globalmente, nesse momento em que a Rolls-Royce estava melhor do que nunca, com as 5152 unidades vendidas em 2019, o melhor ano dos 116 anos de história da marca, cortesia do então recém-lançado Cullinan, o SUV, é claro.

Provavelmente, quando a sobremesa gourmet foi servida, o nome “Pós-Opulência” já havia tomado forma no cérebro do proeminente marketeer sentado na mesma mesa com tão honrada companhia (para o porta-estandarte Phantom, no entanto, aplicar-se-ão regras diferentes,  também, no futuro.

2021 Rolls-Royce Ghost

Menos com mais

Mas mesmo com o Ghost, reduzir a opulência não tem que ver com o tamanho — pelo contrário: a segunda geração é nove centímetros mais comprida (5540 mm) e três centímetros mais larga (1978 mm). E apesar de apenas a estátua aristocrática no capô e os guarda-chuvas (nas bolsas das portas) terem transitado do antecessor, é preciso um olho bem treinado para distinguir os dois modelos um do outro.

A nova geração tem menos ornamentos e vincos, a grelha frontal típica da marca é menor e mais discreta (e com aletas verticais com brilho opaco para que os 20 LED acima dela não as tornassem muito brilhantes), e o mais famoso ornamento de capô no mundo foi chegado um pouco para trás. Esta etapa, só por si, é tecnicamente complexa, porque a estatueta Spirit of Ecstasy tem que passar por uma abertura com precisão milimétrica quando o capô é aberto.

Rolls-Royce Spirit of Ecstasy

Se a moderação do design exterior não é totalmente evidente, a pós-opulência no interior é, pelo menos, um pouco mais percetível, ainda que não óbvia.

Ok, não começamos bem a esse respeito porque ao entrar pela segunda fila de bancos percebemos que não só ainda possui portas “suicidas” (abertura invertida), como também, e pela primeira vez, este passageiro mimado pode agora abrir a porta com ajuda elétrica. Primeiro há que soltar o trinco interno e, em seguida, permitir que o mesmo retorne à sua posição de repouso para verificação se existe algum obstáculo no exterior e, em seguida, puxar e segurar para obter assistência total na abertura — um toque apenas no botão não seria aprovado na maioria dos mercados do mundo.

Logo depois de sair dá para fechar a porta de forma totalmente automática, premindo um botão no puxador exterior da mesma ou fechando-a manualmente, mas com assistência elétrica. Sensores longitudinais e transversais, bem como sensores de forças “g” instalados em cada porta, permitem que tenha sempre o mesmo peso, independentemente do carro estar numa colina ou num plano horizontal.

2021 Rolls-Royce Ghost
VÊ TAMBÉM: O Bentley Flying Spur recebeu um V8 e ficou mais leve

Architecture of Luxury

A estrutura do carro é a spaceframe de alumínio, chamada de Architecture of Luxury, usada pela primeira vez no Phantom e no Cullinan, e a carroçaria também é uma grande peça contínua de alumínio sem folgas no painel que pudessem perturbar a visão de quem a observa (para tornar isso possível, quatro artesãos soldam ao mesmo tempo a carroçaria de forma manual), o que aumenta a rigidez da carroçaria (40 000 Nm/grau) e diminui o peso.

Esta nova plataforma desenvolvida internamente (ao contrário do modelo de 2009, que usava a base rolante do BMW Série 7) abre caminho para um centro de gravidade mais baixo e o facto do motor ter sido empurrado para trás do eixo dianteiro foi fundamental para gerar uma distribuição de peso 50/50 (dianteira/traseira).

Jantes de 21"

Amortecedor de amortecedor

A suspensão do Ghost é, provavelmente, onde a maior parte do progresso técnico pode ser encontrado. Primeiro, há a chamada suspensão “Planar” que é uma evolução do anterior “Magic Carpet Ride”.

É a mente-mestre por detrás do controlo de muito mais tecnologias do que apenas a que usa câmaras estéreo para “ver” a estrada à frente e ajustar a suspensão de forma proativa (em vez de reativa) até 100 km/h (sistema Flagbearer, numa referência aos homens que eram obrigados, por lei, a transportar uma bandeira vermelha à frente nos primeiros automóveis há mais de um século).

2021 Rolls-Royce Ghost

Na sua missão de criar uma sensação de voo planado em terra nunca antes alcançada por um automóvel, os engenheiros incorporaram o primeiro amortecedor de massa no triângulo superior da suspensão dianteira. Simplificando, trata-se de um amortecedor do… amortecedor e permite melhorar ainda mais o já notável resultado conseguido pelo conjunto dos amortecedores variáveis ​​controlados eletronicamente e da suspensão pneumática autonivelante.

O esquema traseiro de cinco braços não é menos sofisticado: além da mesma tecnologia de suspensão pneumática, beneficia de um novo eixo direcional. É realmente útil para melhorar a manobrabilidade e agilidade geral do Rolls-Royce Ghost, tanto quanto se pode esperar (e até não esperar) de um carro com mais de 5,5 m de comprimento e de 2,5 toneladas.

VÊ TAMBÉM: Bentley Bentayga Mulliner. Ainda mais exclusivo com mais 26 cores e mais de 100 revestimentos

O último V12

O motor V12 de 6,75 l é herdado da primeira geração, mas é em si uma peça de excelência de engenharia e com “valor histórico” agregado, já que é provável que seja o último motor de combustão interna do Rolls-Royce Ghost (o construtor já declarou sua intenção de se tornar uma marca totalmente elétrica pós-2030 e como cada Ghost dura cerca de dez anos… bem, é muito fácil fazer as contas…).

V12 6.75

É acoplado à conhecida transmissão automática (de conversor de binário) de oito velocidades que extrai dados do GPS para pré-selecionar a mudança ideal para cada ocasião. Por último, e certamente não menos importante para os clientes abastados que vivam perto dos polos do Globo, o Ghost mudou de tração traseira para tração integral.

O novo cliente quer conduzir

“Cerca de 80% de todos os Ghost são hoje conduzidos pelo próprio proprietário, mesmo na China, sabemos que muitos clientes são conduzidos por motorista durante a semana, mas sentam-se ao volante no fim de semana”.

Tortsen Müller-Ötvös, diretor executivo da Rolls-Royce

Portanto, como este é o único Rolls com um número significativo de proprietários-condutores, faz sentido mover-me para o assento esquerdo da primeira fila.

Mas, antes de sair desta aristocrática segunda fila, é importante notar que, além das funções habituais de massagem, aquecimento e refrigeração dos bancos elétricos traseiros, o ar poluído é mantido do lado de fora automaticamente e as partículas ultrafinas são purificadas em dois minutos graças a um sofisticado nano-filtro. Sem dúvida detalhes agradáveis ​​e “ligeiramente” opulentos.

O champanhe fino e as taças de cristal dentro do compartimento refrigerado entre os ultra-confortáveis bancos traseiros? Bem, continua a ser um Rolls-Royce, não é?

Mini-frigorífico com copos e champanhe

Agora, sentado no assento do Ambrósio, posso confirmar que há folha de madeira, metal e couro verdadeiro até onde os olhos podem ver (20 meias peles de vaca são usadas para cada interior, pelo que é difícil afirmar que nenhum animal se magoou durante o “making of” do Ghost), o que só pode significar que o cliente-alvo não está exatamente pronto para abraçar um interior vegano e ecologicamente correto na sua limusina.

“Autenticidade com substância” na palavra dos designers que se tornaram marketeers, uma tendência que já entrou no mundo da joalheria, design de barcos, arquitetura e moda de alta qualidade.

Sendo condescendente, posso admitir que as linhas do painel de bordo foram simplificadas relativamente às do seu antecessor e não há aqui um relógio decorado com diamantes, mas sim a mais longa costura decorativa usada em qualquer carro (estende-se por todo o painel), que é o orgulho dos designers.

Aha! Por fim, dá para confirmar algum tipo de redução, neste caso, do número de comandos e interruptores no novo Rolls-Royce Ghost (e não adianta vir com o argumento de que é uma tendência transversal do setor, mesmo sendo verdade…). Desvantagens? A legibilidade dos pequenos botões na consola central piorou, da mesma forma que as luzes indicadoras do aquecimento dos bancos podem ser vistas como uma pequena fraqueza.

Sem botão Sport e sem patilhas para passagens de caixa atrás do volante, é claro, mas com o tradicional indicador “reserva de potência” da Rolls no quadro de instrumentos digital, “vestido” para parecer analógico.

VÊ TAMBÉM: “Pursuit Seat”: este é o banco dobrável da Rolls-Royce

Há estrelas no céu

Antes de ligar o motor, algumas observações que merecem ser destacadas: depois do teto estrelado criado em 2006 (90 mil pontos gravados a laser e três camadas de materiais compostos, para ajudar a criar um efeito cintilante acima da cabeça dos ocupantes), os engenheiros britânicos criaram agora o tabliê iluminado. Nada menos que 850 estrelas elegantemente colocadas ao redor da placa de identificação do Ghost diante do passageiro dianteiro (escondidas até que as luzes do habitáculo sejam acesas).

Iluminação estrelada no tabliê

Depois temos os subwoofers embutidos nas portas, os “altifalantes excitados” no forro do teto e o sistema stereo de 1200 W que potencialmente transforma a audição de música numa incrível experiência de imersão de som.

E não é tudo: até o silêncio foi trabalhado, pois não só a construção em alumínio tem uma impedância acústica superior ao aço, como também houve cuidadosas medidas para eliminar o ruído (mais de 100 kg de materiais de amortecimento acústico espalhados pelo habitáculo e piso do veículo) e dois microfones foram usados ​​para neutralizar quaisquer frequências desagradáveis ​​no interior, tudo para dar aos usuários uma sensação de bem-estar desde o segundo em que entram no carro.

Teto com iluminação estrelada

Na verdade, o resultado final foi tão assustadoramente silencioso que até foi criado um sussurro artificial como ruído branco. Shhhhhh…

VÊ TAMBÉM: Cullinan. Não foi amor à primeira vista, mas hoje é a jóia da coroa da Rolls-Royce

250 km/h, 4,8s de 0 a 100 km/h…

É hora de pisar no acelerador e aproveitar a melhoria na dinâmica. O V12 twin-turbo sente-se mais enérgico mesmo se se pressionar suavemente o acelerador, resultado da sua disponibilidade. Bastam 1600 rpm para alcançar o pico de binário que, juntamente com a potência máxima de 571 cv, faz com que o V12 consiga disfarçar o enorme peso que pode facilmente chegar a três toneladas com quatro pessoas e os 507 litros de bagagem a bordo.

2021 Rolls-Royce Ghost

O sprint de 0 a 100 km/h em apenas 4,8s e a velocidade máxima de 250 km/h dão uma ideia do que o Rolls-Royce Ghost monolítico é capaz, mesmo que seja o “como” e não o “quanto” o que realmente diferencia a experiência de conduzir e de ser conduzido neste Rolls de tudo o que possamos encontrar na estrada.

Esta não é uma limusina de luxo que goste de espaços urbanos confinados, mesmo que o eixo traseiro direcional torne a vida muito mais fácil nesse ambiente, da mesma forma que melhora a sua agilidade em estradas sinuosas. Não esperem que o carro tenha um tipo de desempenho para o qual não foi concebido, e quando as velocidades em curva aumentam, a aderência adicional do sistema de tração integral será útil, mesmo não dissimulando por completo a sua tendência natural de subvirar.

2021 Rolls-Royce Ghost

Em vias rápidas, a velocidades que somente as autoestradas alemãs permitem, a qualidade de construção, a sofisticação do chassis e as medidas de isolamento de ruído, unem-se para definir um conforto de rolamento fora de série, impossível de superar graças aos amortecedores ajustáveis ​​eletronicamente a trabalhar em conjunto com o sistema de câmaras.

Mas também, graças à suspensão dianteira que, por um lado, garante a famosa flutuação de um tapete mágico, e por outro é muito mais ágil, sem sinais de negar ao condutor a possibilidade de sentir a estrada. E sem transmitir uma experiência de condução totalmente artificial, devido a esta solução mecânica.

VÊ TAMBÉM: Não parece, mas isto é um Rolls-Royce Wraith

Especificações Técnicas

Rolls-Royce Ghost
Motor
Posição Dianteiro longitudinal
Arquitetura 12 cilindros em V
Capacidade 6750 cm3
Distribuição 2 a.c.c.; 4 válv. por cilindro (48 válv.)
Alimentação Inj. Direta, Biturbo, Intercooler
Potência 571 cv às 5000 rpm
Binário 850 Nm às 1600 rpm
Transmissão
Tração Às quatro rodas
Caixa de velocidades Automática (conversor de binário) de 8 velocidades
Chassis
Suspensão FR: Independente, “Planar” com amortecedor auxiliar; TR: Independente, multibraços
Travões FR: Discos ventilados; TR: Discos Ventilados
Direção/N.º voltas Assistência eletro-hidráulica/N.D.
Diâmetro de viragem N.D.
Dimensões e Capacidades
Comp. x Larg. x Alt. 5546 mm x 2148 mm x 1571 mm
Distância entre eixos 3295 mm
Capacidade da mala 507 l
Rodas 255/40 R21
Peso 2565 kg (EU)
Prestações e consumos
Velocidade máxima 250 km/h
0-100 km/h 4,8s
Consumo combinado 15,2-15,7 l/100 km
Emissões CO2 347-358 g/km

Autores: Joaquim Oliveira/Press Inform

Nota: Preço publicado é uma estimativa.

Novo Rolls-Royce Ghost testado. Pode o luxo ser discreto?

Primeiras impressões

9/10
O novo Rolls-Royce Ghost é claramente digno da reivindicação de Sir Henry Royce para cada carro que a sua empresa construía: “comece com o melhor que existe e torne-o melhor”. Mesmo que continue a ser opulento de muitas maneiras diferentes, como em sofisticação tecnológica, luxo e preço… a rondar os 340 000 euros (estimado). Por muito que tente tornar a sua presença menos “notada” isso será sempre difícil com as suas vestes aristocráticas com mais de 5,5 m de comprimento e a mítica Spirit of Ecstasy (a estatueta que coroa o enorme capô) de qualquer Rolls. Pelo menos fora de cenários tão exclusivos como Beverly Hills, o Principado do Mónaco ou o elitista bairro de Chelsea em Londres onde o número de Rolls-Royces (ou outros automóveis de preço faraónico) per capita se afaste do zero.

Data de comercialização: Março 2021

Prós

  • Habitáculo ultraluxuoso
  • Conforto de rolamento
  • Excelência do motor V12
  • Acessórios de "contos de fadas"

Contras

  • Preço