Notícias Todas as imagens dos Ferrari Monza SP1 e Monza SP2

Oficial

Todas as imagens dos Ferrari Monza SP1 e Monza SP2

Agora é oficial. Ficam aqui todas as imagens dos novos Ferrari Monza SP1 e Monza SP2, os primeiros membros da gama Icona da marca italiana.

Ferrari Monza SP1

Icona? Em italiano significa ícone, talvez o nome mais indicado para uma série de modelos de produção limitada que a marca do cavalino rampante irá lançar, fortemente inspirados nos mais evocativos Ferrari da década de 50, mas contemplando a mais avançada tecnologia para automóveis desportivos disponível hoje.

O Ferrari Monza SP1 e Ferrari Monza SP2 (todas as imagens no final do artigo) são os primeiros modelo concebidos ao abrigo deste programa, e como já referimos ontem, inspiram-se fortemente nas “barchettas” de competição da altura, que participaram e vingaram no World Sports Car Championship, como o 750 Monza e 860 Monza — dois dos modelos que ajudaram a construir o estatuto lendário da Ferrari que detém hoje em dia.

Os novos Ferrari Monza

As duas “barchettas”, SP1 e SP2, diferenciam-se apenas pelo número de lugares disponíveis, com a mais radical SP1 a ser, efetivamente, um monolugar. O seu design difere bastante da norma atual, trocando a complexidade excessiva das formas e superfícies, com soluções mais depuradas e assertivas. Destaque para as pequenas portas que abrem para cima…

Ferrari Monza SP1, Ferrari Monza SP2

Como seria de prever, a fibra de carbono abunda nos Monza, com todos os painéis da carroçaria a serem concebidos neste material. Material que também encontramos no minimalista interior.

A NÃO PERDER: O Renault 5 Turbo de Enzo Ferrari. Sim, Enzo Ferrari.

Dado a ausência de um teto e até de um para-brisas, um dos maiores desafios na elaboração do design foi mesmo a gestão dos fluxos aerodinâmicos no interior do cockpit. A solução encontrada é referida pela Ferrari como “Virtual Wind Shield” ou pára-brisas virtual, e consiste num pequeno defletor colocado imediatamente à frente do painel de instrumentos, que redireciona o ar de modo a não atingir o “piloto” — uma ajuda preciosa considerando os mais de 300 km/h anunciados…

Ferrari Monza SP1

Herança 812 Superfast

O Ferrari Monza SP1 e Ferrari Monza SP2 derivam diretamente do Ferrari 812 Superfast, herdando deste toda a mecânica. Ou seja, o longo capot dianteiro alberga o mesmo V12 de 6,5 l, naturalmente aspirado, mas aqui com 810 cv (às 8500 rpm), mais 10 cv do que no 812 Superfast.

RELACIONADO: O Ferrari 812 Superfast faz jus ao nome? Só há uma maneira de descobrir…

Apesar da Ferrari, em comunicado, referir-se aos Monza SP1 e SP2 como as “barchettas” com melhor relação peso-potência, não são tão leves como aparentam, com a marca a anunciar um peso a seco de 1500 kg e 1520 kg — SP1 e SP2, respetivamente —, quase não diferindo dos 1525 kg do 812 Superfast.

Ferrari Monza SP2

Mas com mais de 800 cv debaixo do pé, as prestações só poderiam ser fenomenais: apenas 2,9s para atingir os 100 km/h e meros 7,9s para atingir os 200 km/h.

No entanto a Ferrari afirma que os Monza, apesar do radicalismo presente, continuam a ser carros de estrada e não de pista, ou otimizados para track-days. Infelizmente, considerando a especificidade destes modelos, e os números limitados com que serão produzidos, o mais certo é acabarem numa qualquer coleção, numa qualquer garagem meticulosamente climatizada, só vendo a luz do sol em eventos muito especiais.

Ferrari Monza SP1

Não se sabe ainda o preço nem quantas unidades serão produzidas — referimos 200 unidades anteriormente, informação avançada por um dos presentes no evento de apresentação —, pelo que teremos de aguardar por mais informações.

Todas as imagens

Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP1 Ferrari Monza SP2 Ferrari Monza SP2 Ferrari Monza SP2 Ferrari Monza SP2 Ferrari Monza SP2 Ferrari Monza SP1, Ferrari Monza SP2

 

 

 

 

 

Sabe esta resposta?
O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC tem quantos cavalos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mais de 300 cv e 4,7s nos 0-100 km/h para o mais acessível dos AMG