Notícias Euro NCAP. Última ronda de testes do ano põe mais 10 modelos à prova

Crash-tests

Euro NCAP. Última ronda de testes do ano põe mais 10 modelos à prova

A terminar 2019, os testes Euro NCAP colocaram à prova mais 10 modelos. Do Golf aos Juke e Puma, nem sequer faltaram um trio de modelos chineses.

Volkswagen Golf Euro NCAP

Aiways U5, Audi Q8, Ford Puma, MG HS, MG ZS EV, Nissan Juke, SEAT Mii, Skoda CitigoVolkswagen Golf, Volkswagen Up!, foram os 10 últimos modelos a passar pelo apertado crivo dos testes Euro NCAP.

Como podemos observar, na listagem acima encontram-se alguns modelos que, provavelmente, nunca ouviram falar. Aiways U5, MG HS e o MG ZS EV são modelos chineses que, apesar de não estarem previstos ser comercializados em Portugal, são ou serão comercializados em alguns mercados europeus.

E como se comportaram os modelos chineses?

Começando pelos dois chineses de “inspiração britânica”, os MG, as notícias não podiam ser melhores, com ambas as propostas a conseguirem umas convincentes cinco estrelas.

VÊ TAMBÉM: Euro NCAP revela resultados para mais 12 modelos
MG HS Euro NCAP
MG HS

Dando a conhecer um pouco melhor os dois modelos, ambos são SUV, com o HS a “encaixar” no segmento onde habitam propostas como o Nissan Qashqai. O ZS EV — não confundir com o ZS baseado no Rover 75 —, é mais pequeno, um rival para propostas como o novo Ford Puma e Nissan Juke, igualmente colocados à prova nesta ronda de testes, mas aqui a marcar presença com a sua variante 100% elétrica.

MG ZS EV Euro NCAP
MG ZS

Em relação ao Aiways U5, é também ele um SUV 100% elétrico, encaixa no segmento C-SUV, com dimensões avantajadas para o segmento. Ao contrário dos seus conterrâneos, o U5 ficou-se apenas pelas três estrelas.

A contribuir para o resultado mediano esteve a performance do airbag de cortina lateral do lado do condutor, que nunca atuou da forma pretendida, resultando em índices de proteção da cabeça apenas adequados no embate lateral, e praticamente nulos no mais exigente teste do poste. A Aiways, entretanto, já anunciou alterações ao momento do insuflar do airbag.

Aiways U5 Euro NCAP
Aiways U5

Ainda de notar a prestação também mediana nas áreas de avaliação relativas aos utilizadores vulneráveis (peões e ciclistas) e na eficácia dos seus sistemas de ajuda à condução.

Golf, cinco estrelas, mas…

O novo Volkswagen Golf, quase por tradição o modelo mais vendido no continente europeu, também esteve em evidência. Como seria expetável conseguiu cinco estrelas, com notas elevadas em todas as áreas de avaliação, mas com a ocorrência de um episódio que, em princípio não deveria ter acontecido.

No embate lateral, apesar da proteção dos ocupantes ter estado em bom plano, verificou-se que a porta traseira do lado do condutor abriu, o que resultou numa penalização devido ao risco de ejeção que representa para os ocupantes.

Volkswagen Golf Euro NCAP

Já na anterior ronda de testes Euro NCAP, vimos a porta traseira (corrediça) da Volkswagen Sharan desencaixar totalmente no mesmo tipo de embate. A Volkswagen entretanto anunciou que vai averiguar qual a causa para este comportamento, nunca visto anteriormente em testes ao Golf.

Ford Puma e Nissan Juke

Na anterior ronda de testes foram os Peugeot 2008 e Renault Captur a serem testados, nesta vemos os seus rivais Ford Puma e Nissan Juke. Ambos atingiram as cinco estrelas, tal como o Captur conseguiu e o 2008 também, quando equipado com o pacote de equipamento de segurança mais avançado.

Ford Puma Euro NCAP
Ford Puma

No caso dos Puma e Juke, as pontuações são elevadas em todas as áreas de avaliação, com ambos a serem das propostas mais seguras no segmento. O Juke destaca-se na proteção aos utilizadores vulneráveis, com uma performance superior do sistema de deteção de peões e ciclistas e travagem automática de emergência. O Puma recupera algum terreno na eficácia dos seus sistemas de ajuda à condução.

Nissan Juke Euro NCAP
Nissan Juke

Citadinos desapontam

Os trigémeos citadinos Volkswagen Up!, SEAT Mii e Skoda Citigo foram recentemente atualizados com a introdução de variantes elétricas (versão que o Up! já tinha no passado), o que levará ao desaparecimento até de versões com motor de combustão, como no caso do Mii.

Infelizmente, a sua performance nos testes Euro NCAP foi algo desapontante, com apenas três estrelas alcançadas, quando em 2011 tinham conseguido cinco (ainda que os testes não fossem tão exigentes nessa altura). No entanto, existe uma razão em específico para a perda de duas estrelas: a ausência nos equipamentos de série do sistema de travagem automática de emergência (AEB).

Volkswagen Up! Euro NCAP
Os resultados alcançados pelo Up! são idênticos aos do Mii e do Citigo.

Curiosamente, em 2011, este sistema era de série, mas agora é apenas um opcional. Logo, como o Euro NCAP apenas testa veículos com equipamentos que estejam em todas as versões, a ausência do AEB prejudicou e muito a avaliação, apesar de se ter assistido a melhoramentos noutras áreas de avaliação como a proteção de crianças.

VÊ TAMBÉM: É assim que se põe à prova a segurança do Rimac C_Two

Audi Q8

Por fim, o Audi Q8, um SUV de grandes dimensões, replica o resultado do “irmão” Q7 testado há duas semanas. Todas as áreas de avaliação apresentaram notas elevadas, apesar de alguns resultados, como a proteção do peito dos ocupantes adultos dianteiros nos testes de embate frontal, a ser apenas marginal.

Audi Q8 Euro NCAP