Salão de Los Angeles 2019
Audi RS Q8. Revelado o mais rápido SUV do “inferno verde”
Com 600 cv e prestações ao nível do Lamborghini Urus, o Audi RS Q8 é o mais recente membro da "família RS". Fica a conhecê-lo melhor.

Depois de se ter tornado no mais rápido SUV a percorrer o famoso circuito do Nürburgring (aka o “Inferno Verde”) ainda camuflado, o Audi RS Q8 atravessou o Atlântico e deu-se a conhecer em Los Angeles.
A resposta da Audi ao BMW X6 M apresenta-se com um visual agressivo, tendo recebido uma nova grelha e um pára-choques onde se destacam as entradas de ar de maiores dimensões.
Apesar de a largura de vias se ter mantido igual, a carroçaria ficou mais larga, aumentando 10 mm à frente e 5 mm atrás, dando ao RS Q8 aparência mais musculada. Já na traseira, destacam-se as quatro saídas de escape, o difusor e o spoiler.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Audi SQ2 (vídeo). Por 60 mil euros, era este que escolhias?
Já no interior, o RS Q8 segue a “receita” usada noutros modelos mais desportivos da Audi e apresenta-se com bancos desportivos (em pele e Alcantara), vários logótipos e o já tradicional volante de fundo plano.
VÊ TAMBÉM: Audi vai lançar 6 novos RS até ao final do anoOs números do Audi RS Q8
Como já te tínhamos dito, o RS Q8 partilha a sua mecânica com a Audi RS 6 Avant. Isso significa que debaixo do capot está um V8 com 4.0 l de capacidade, biturbo capaz de debitar 600 cv e 800 Nm que são enviados às quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades.
Estes números permitem ao Audi RS Q8 cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,8s e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), sendo que, caso se opte pelos travões cerâmicos RS, esta passa a ser de 305 km/h (apenas 1 km/h abaixo dos 306 km/h apresentados pelo Bentayga Speed, o SUV mais rápido do mundo).
Associado a este motor surge um sistema mild-hybrid de 48 V, tal como acontece no Audi SQ8.
VÊ TAMBÉM: Audi faz anúncio à RS2 Avant… 25 anos após ter sido lançada
As ligações ao solo não foram esquecidas
Como um modelo com aspirações desportivas não se faz apenas com recurso a um motor mais potente, a Audi dotou o RS Q8 com a suspensão pneumática e as barras estabilizadoras ativas que encontramos no SQ8 (e que são cortesia do sistema mild-hybrid de 48 V).
VÊ TAMBÉM: Onde está a rival da BMW M para a Audi RS6 Avant?
Também presentes estão a direção às quatro rodas e um diferencial autoblocante traseiro com vetorização de binário. Já as jantes, de série são de 22” mas em opção podem surgir com 23” e equipadas com pneus Pirelli P Zero (295/35 ZR 23) desenvolvidos especificamente para o RS Q8.
Para já, ainda não se sabe quanto irá custar em Portugal o novo RS Q8 nem quando é que estará disponível no nosso mercado. No entanto, está previsto que este chegue a alguns mercados europeus ainda no primeiro trimestre de 2020.
Sabes responder a esta?
Em que ano é que foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempreEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempreMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL