Notícias Euro NCAP revela resultados para mais 12 modelos

Crash-tests

Euro NCAP revela resultados para mais 12 modelos

De uma assentada, temos acesso a uma dúzia de novos resultados dos testes Euro NCAP, entre modelos estreantes e modelos já conhecidos, mas atualizados.

Porsche Taycan

Por ordem alfabética: Audi Q7, Jeep Renegade, Ford Kuga, Ford Mondeo, Peugeot 2008, Porsche Taycan, Renault Captur, SEAT Alhambra, Skoda Octavia, Subaru Forester, Tesla Model X e Volkswagen Sharan. Sim, 12 modelos avaliados nos testes Euro NCAP, com a organização a anunciar ainda mais uma ronda de testes a publicar antes do ano terminar.

Nem todos os modelos testados são novos, ou estreantes nestas andanças — alguns receberam atualizações ao nível dos equipamentos de segurança propostos, sobretudo os relacionados com assistentes de condução, justificando o novo teste.

Comecemos por esses modelos, alguns deles já bastante veteranos no mercado.

VÊ TAMBÉM: É assim que se põe à prova a segurança do Rimac C_Two

Volkswagen Sharan e SEAT Alhambra

Os dois grandes MPV, made in Portugal, já levam bastantes anos de mercado — a atual geração foi lançada em 2010 e receberam uma atualização em 2015. Apesar da idade de ambos os modelos, receberam recentemente mais equipamentos de segurança, como travagem autónoma de emergência e cintos traseiros com limitadores de esforço.
Volkswagen SharanAs quatro estrelas recebidas em ambos revela um resultado ainda muito competitivo, com a Euro NCAP a referir ainda que continuam a ser das melhores apostas para famílias maiores, já que são os únicos a serem compatíveis com bancos i-Size em todos os lugares da segunda fila de bancos.

Audi Q7, Ford Mondeo, Jeep Renegade

O Audi Q7, lançado em 2015, recebeu uma renovação substancial recentemente que o viu ganhar uma nova dianteira e traseira, além de um novo interior. Mas tal como antes, e apesar da exigência dos testes da Euro NCAP ser hoje em dia superior, o Q7 obteve cinco estrelas com resultados elevados nas quatro áreas de avaliação.

O Ford Mondeo, lançado entre nós em 2014, também foi atualizado este ano e ganhou mais equipamentos de segurança, entre os quais a travagem autónoma de emergência, e cintos traseiros com pré-tensores e limitadores de esforço. Atualizações suficientes para manter as cinco estrelas nos testes Euro NCAP.

Por fim, também o Jeep Renegade recebeu uma atualização, conhecida ainda em 2018, quatro anos após o seu lançamento. Foi o único automóvel avaliado este ano pelo Euro NCAP com três estrelas, um resultado pouco satisfatório, mas com uma simples justificação: o sistema AEB ou travagem autónoma de emergência não está disponível de série em todas as versões, sendo um opcional em algumas versões. Fosse de série e o resultado seria outro.

Jeep Renegade
VÊ TAMBÉM: Testámos o Jeep Renegade com o novo 1.0 Turbo de 120 cv. O motor certo?

Relembramos que as avaliações do Euro NCAP têm apenas em consideração os equipamentos de segurança possíveis de encontrar em qualquer uma das versões de um determinado modelo. Alguns modelos oferecem em opção packs de equipamentos de segurança, que a Euro NCAP também costuma testar, como aconteceu neste grupo com o Peugeot 2008. E por falar nele…

Peugeot 2008 e Renault Captur

Os dois compactos B-SUV serão, muito provavelmente, os mais sérios candidatos à liderança em vendas do segmento em 2020, mas neste primeiro embate entre os dois, é o Renault Captur que sai em vantagem, ao atingir cinco estrelas.

O Peugeot 2008 também as consegue alcançar caso se opte por um pacote de equipamentos de segurança que inclui, entre outros, um sistema mais avançado de travagem autónoma de emergência que já permite detetar ciclistas, além de peões. Quando não está equipado com este pacote de segurança, o Peugeot 2008 atinge quatro estrelas nos testes Euro NCAP.

VÊ TAMBÉM: Euro NCAP. Mazda CX-30 bate recorde e Opel Corsa conquista quatro estrelas

Ford Kuga, Skoda Octavia, Subaru Forester

Continuando com os lançamentos de novos modelos, a terceira geração do Ford Kuga, a quarta geração do Skoda Octavia e a quinta geração do Subaru Forester, receberam, todas elas, cinco estrelas. De destacar a Subaru, que com a publicação desta avaliação, a sua gama à venda na Europa é, toda ela, cinco estrelas Euro Ncap.

VÊ TAMBÉM: O novo Ford Kuga já recebeu uma nova grelha. Sabes porquê?

Porsche Taycan e Tesla Model X

O Porsche Taycan é o primeiro 100% elétrico do construtor de Estugarda e se já nos impressionou em dinâmica e performance, também alcançou cinco estrelas nos testes Euro NCAP. No entanto, a sua performance no teste de colisão traseira revelou uma proteção marginal ao nível do pescoço nos ocupantes dianteiros e traseiros (efeito chicote).

Porsche Taycan

O Tesla Model X já tem alguns anos de mercado — foi lançado em 2015 nos EUA e iniciou carreira na Europa em 2016 em apenas alguns mercados. No entanto o SUV elétrico só agora chega “às mãos” do Euro NCAP, com a reputação de ser um dos mais seguros automóveis à venda planeta.

Tesla Model X

Bem, a reputação comprovou-se. Não só atingiu as cinco estrelas como a Euro NCAP referiu que é um dos mais fortes candidatos ao título de “Melhor na classe” deste ano. Em destaque, a elevada pontuação na área de avaliação dos sistemas de assistência à segurança e também na proteção dos ocupantes adultos.