Notícias Como é que se portaram os MPV de Mangualde na Euro NCAP?

Segurança

Como é que se portaram os MPV de Mangualde na Euro NCAP?

Os MPV de Mangualde foram postos à prova pela Euro NCAP. O organismo testou também pela primeira vez um modelo fuel cell, o Hyundai Nexo.

Peugeot Rifter crash-test

Os MPV de Mangualde, a Citroën Berlingo, a Opel Combo e  a Peugeot Rifter, produzidos pelo Groupe PSA, foram postos à prova na mais recente ronda de testes da Euro NCAP. Para além dos modelos “portugueses” o organismo que avalia a segurança dos automóveis vendidos na Europa testou ainda o Mercedes-Benz Classe A, o Lexus ES, o Mazda 6 e ainda o Hyundai Nexo.

Testados com base nos novos critérios de avaliação da Euro NCAP, a Citroën Berlingo, a Opel Combo e a Peugeot Rifter tiveram de mostrar o que valem ao nível da segurança passiva e ativa. Assim, surgiram nos testes de segurança equipados com os já vulgares avisos do uso do cinto de segurança mas também com o sistema de manutenção na faixa de rodagem e de travagem de emergência.

Segurança ativa precisa de melhorar

Apesar de terem revelado uma boa solidez geral nos testes de colisão, os trigémeos ficaram-se pelas quatro estrelas. Este resultado pode ser explicado, em parte, pelo funcionamento dos sistemas de segurança ativa. Por exemplo, o sistema de travagem de emergência demonstrou dificuldades em detetar peões de noite ou ciclistas e mostrou não ser capaz de parar o carro quando este circula a velocidades mais elevadas.

VÊ TAMBÉM: Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção

Como se saíram os restantes?

Se os modelos produzidos em Mangualde se ficaram pelas quatro estrelas, os restantes veículos testados saíram-se melhor e conseguiram todos cinco estrelas. Entre estes destaque para o Hyundai Nexo, que foi o primeiro modelo elétrico Fuel Cell a ser testado pela Euro NCAP.

Os restantes modelos testados, foram o Lexus ES, o Mazda 6 e o Mercedes-Benz Classe A, que revelaram elevados níveis de proteção dos ocupantes. Destaque ainda para o elevado nível e proteção de peões alcançado pelo Classe A e pelo Lexus ES, ambos com uma avaliação nesse parâmetro na casa dos 90%.

Sabe esta resposta?
Quantas estrelas conseguiu o Suzuki Jimny nos testes Euro NCAP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Euro NCAP. A6 e Touareg brilham, Jimny revela insuficiências