Vídeo
Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?
Neste vídeo o Diogo testa a derradeira versão do Golf GTI: o Volkswagen Golf GTI TCR. Com 290 cv, é também o GTI mais potente de sempre e representa a despedida da 7ª geração do Volkswagen Golf.

A nova e oitava geração do Volkswagen Golf já foi revelada, e a sua apresentação mundial está a decorrer em Portugal. A despedida da sétima geração não podia ser mais apropriada do que um teste ao derradeiro Golf GTI, o Volkswagen Golf GTI TCR.
Foi o presente de despedida não só desta geração do Golf, como também do Golf GTI, o hot hatch que definiria toda uma nova classe de desportivos compactos há mais de 40 anos.
O que separa o Golf GTI TCR de um “normal” Golf GTI Performance? Deixem que o Diogo vos guie:
A NÃO PERDER: Já sabemos a potência dos futuros Golf GTI, Golf R e Golf GTDGTI TCR vs GTI Performance
A diferença mais visível só a “vemos” quando o conduzimos. O Volkswagen Golf GTI TCR extrai mais 45 cv do EA888 em relação ao GTI Performance, com a potência máxima a subir até aos 290 cv e o binário a subir ligeiramente até aos 380 Nm. Ambos estão equipados com a caixa DSG de sete velocidades e a potência continua a ser canalizada apenas para o eixo dianteiro.
É aí que encontramos um diferencial autoblocante, uma ajuda valiosa quando exploramos as capacidades dinâmicas do GTI, enviando binário para a roda exterior à curva, precisamente aquela que de ele necessita.
Os 45 cv a mais garantem também prestações superiores. Os 100 km/h, por exemplo, são despachados em apenas 5,6s, menos 0,6s que o GTI Performance, e até 0,1s mais rápido que o todo-poderoso Honda Civic Type R. A velocidade máxima é eletronicamente limitada aos 260 km/h.
A unidade que testámos vinha com as opcionais jantes de 19″ — 18″ de série — e os excelentes Michelin Pilot Sport Cup 2. Dinamicamente destaca-se também pelo amortecimento adaptativo, e pela distância ao solo reduzida em 5 mm.
Inspirado pelo Golf GTI TCR de competição, destaca-se visualmente dos outros GTI. Os para-choques são distintos, assim como as saias laterais e o difusor traseiro. A decoração exterior é rematada por capas do retrovisor a preto, assim como por alguns gráficos em vinil sobre a carroçaria.
No interior, os bancos desportivos recebem uma decoração específica, assim como o volante, de fundo plano, é exclusivo — em pele, com pespontos vermelho e não podia faltar o marcador vermelho às 12 horas.
Quanto custa?
O Volkswagen Golf GTI TCR arranca nos 55 179 euros, mas os opcionais presentes na unidade testada ascenda a 60 994 euros. Sim, os seus rivais são mais acessíveis, mas também a verdade é que o TCR mantém todos os pergaminhos que fizeram do Golf a referência no segmento que tem sido até aos dias de hoje.

Preço
unidade ensaiada
Versão base: €55.179
IUC: €239
Classificação Euro NCAP:
- Motor
- Arquitectura: 4 cil. em linha
- Capacidade: 1984 cm3
- Posição: Dianteira Transversal
- Carregamento: Injeção direta e indireta; Turbo; Intercooler
- Distribuição: 2 a.c.c.; 4 válv. por cilindro.
- Potência: 290 cv entre 5400 rpm e as 6500 rpm
- Binário: 380 Nm entre as 1950 rpm e as 5300 rpm
- Transmissão
- Tracção: Dianteira
- Caixa de velocidades: Dupla Embraiagem de 7 velocidades
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4268 mm / 1790 mm / 1482 mm
- Distância entre os eixos: 2626 mm
- Bagageira: 380 l
- Jantes / Pneus: 235/35 R19
- Peso: 1485 kg (CE)
- Relação peso/potência: 5,12 kg/cv
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 7,7 l/100 km/h
- Emissões de CO2: 176 g/km
- Vel. máxima: 260 km/h
- Aceleração: 5,6s
Mais artigos em Testes, Ensaio
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL