Notícias Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

IAA 2017

Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Que novidades posso ver ao vivo no Salão de Frankfurt 2017? Quanto custa um bilhete? Posso levar crianças? Todos os detalhes de um evento que na última edição recebeu mais de um milhão de visitas.

Salão de Frankfurt 2017

Salão de Frankfurt 2017. De dois em dois anos, na segunda semana de setembro, Frankfurt transforma-se provisoriamente na capital europeia do automóvel. Recordamos que o Salão de Frankfurt é realizado em alternância com o Salão de Paris.

A NÃO PERDER: Top 5. Os Monstros do binário do momento

E porque o ano passado realizou-se o Salão de Paris, este ano é Frankfurt que recebe o evento. Território onde Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW e Opel se sentem como «peixes na água». Talvez por isso a Alfa Romeo, DS, Fiat, Jeep, Nissan, Peugeot, Mitsubishi e Volvo tenham decidido não comparecer ao Salão de Frankfurt este ano.

São ausências de peso, mas que ainda assim poderão ser compensadas pela lista de novidades presentes neste Salão de Frankfurt 2017 (IAA 2017). Vamos conhecê-las?

Quais são as grandes novidades do IAA 2017?

Audi

A grande novidade no stand da Audi será certamente o novo Audi A8. Mas as novidades não se esgotam aqui! A marca de Ingolstadt poderá estar a preparar-nos uma surpresa.

Audi A8 2018

Que surpresa? As opiniões dividem-se entre a revelação da nova geração do Audi RS4 e a apresentação do novo Audi A7. Não sabemos em qual apostar, sinceramente…

Bentley

Um dia o Continental GT teria de ser substituído. No ativo desde o longínquo ano de 2003, o Continental GT – que é tão somente a base da gama do construtor inglês – conhece este ano o seu substituto.

Bentley continental gt 2018

Este novo GT será altamente tecnológico, poderá recorrer a uma motorização híbrida e em termos estéticos deverá inspirar-se nos mais recentes concepts da marca, o Bentley EXP10 e 12 Speed 6.

BMW

A BMW será uma das marcas com mais novidades neste Salão de Frankfurt 2017. Ao que tudo indica, sairá diretamente de Munique para Frankfurt o novo BMW X2, o novo Serie 6 GT, uma versão roadster do i8 hybrid e o inédito X7 concept – um SUV de sete lugares. Ah… falta o BMW M5!

BMW X2 2018

Não… esperem! Ainda falta mais um. Poderá ser revelado o novo BMW i3S, uma versão «hot hatch» do já conhecido i3 100% elétrico.

Dacia

Permitem-me um apontamento pessoal? Eu adoro o Dacia Duster. Aquele estilo «calças de ganga» equipado apenas com os itens essenciais e verdadeiras aptidões todo-o-terreno (na versão 4X4) conquistaram-me a mim e a centenas de milhares de consumidores.

Daí que que seja num misto de expectativa e receio que aguardo pela revelação da segunda geração do Dacia Duster no Salão de Frankfurt 2017. Será que vão domesticá-lo em demasia? Hope not…

Honda

O maior construtor mundial de motorizações a gasolina vai levar até ao Salão de Frankfurt 2017 algumas novidades. Entre elas, conta-se a apresentação do facelift do Honda Jazz, a nova geração do Honda CR-V Hybrid e de uma nova plataforma que será usada em todos os futuros modelos 100% elétricos da marca.

Honda Jazz

Naturalmente, o Honda Civic Type R e o Honda NSX também lá vão estar para dar algum «nervo» adicional ao stand nipónico.

Hyundai

A presença da Hyundai na Europa, em particular na Alemanha, é tão forte que podemos dizer que marca coreana sente-se em casa em Frankfurt. Recordamos que 90% da gama Hyundai é atualmente produzida e desenvolvida na Europa.

Entre esses modelos conta-se o novo Hyundai i30 N, que será apresentado pela primeira vez ao público em geral neste Salão de Frankfurt 2017, e também o Hyundai Kauai. Dois modelos que já tivemos oportunidade de conhecer ao «vivo e a cores» aqui e aqui.

Jaguar

Depois dos «truques de circo» que o E-Pace fez durante a sua apresentação à imprensa (ver aqui), o novo SUV inglês vai estar mais sossegado em Frankfurt. Tudo para que os mais de um milhão de visitantes que são esperados no IAA 2017 o consigam apreciar – algo muito importante, uma vez que o E-Pace é um dos modelos mais importantes para o sucesso da marca inglesa.

Jaguar E-PACE

Kia

Por parte da Kia não há grandes novidades. A maior de todas é mesmo o novo SUV Stonic, que partilha a sua base técnica com Kia Rio.

Lamborghini

Vamos finalmente assistir à revelação da versão de produção do Urus? O segundo SUV da história da marca. Sim, o segundo! O primeiro foi este.

Mercedes-Benz

O grande destaque do Salão de Frankfurt 2017 será a apresentação do hipercarro da marca alemã, o AMG Project One.

A menos que outra marca consiga surpreender-nos com algo completamente inesperado, um dos grandes atrativos deste salão será certamente este hipercarro equipado com uma motorização que deriva diretamente do monolugar de F1 com que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas disputam o Mundial de Fórmula 1.

Quem conseguir desviar os olhares deste modelo – o que será difícil… – talvez consiga prestar atenção ao EQ concept (100% elétrico), à pick-up Classe X ou ao facelift do renovado Classe S.

Porsche

A Porsche como é seu apanágio levará poucos modelos, mas todos são muito importantes. Nomeadamente estas duas estreias: a terceira geração do Cayenne (já falámos dele aqui) e versão speedster do mítico 911 – mais um modelo da Porsche que ainda nem sequer foi revelado mas que já está em valorização.

Renault

É uma das poucas marcas francesas a marcar presença no IAA 2017. Mas a sua presença vai fazer-se notar, e de que maneira! Muito por culpa do modelo em questão: o novo Renault Mégane RS.

Renault Mégane RS

Um dos melhores FWD de sempre vai conhecer uma nova geração. Mal podemos esperar…

SEAT

A SEAT continua a sua ofensiva de modelos. Depois do Leon, do Ateca e do Ibiza, vai ser finalmente apresentado ao público o novíssimo Arona. Um SUV do segmento B, equipado com a melhor tecnologia que o Grupo VW tem disponível para este segmento.

SEAT Arona 2018

Suzuki

Há nomes que estão inscritos para sempre na história dos pequenos «pocket-rockets», e um deles é sem dúvida o Swift GTI. Os seus sucessores também não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Pois bem, o Swift Sport vai regressar.

Mas tendo em consideração a competência e leveza do chassis da atual geração do Swift, a expectativa relativamente a esta versão desportiva é muito elevada.

Opel

Mais uma novidade de peso: o Opel Insignia GSI. É o regresso desta mítica sigla à marca alemã, após vários anos sem recorrer a ela. Um regresso em grande, naquele que é, muito provavelmente, o melhor Opel de todos os tempos.

Opel Grandland X

Ao seu lado irá estar também o novo Grandland X, o maior SUV da marca.

Volkswagen

Não será o stand mais excitante do Salão de Frankfurt 2017, mas será sem dúvida alguma um dos mais importantes. O novo Polo será apresentado ao grande público e será a estreia do T-Roc, o SUV da Autoeuropa, num dos grandes palcos da indústria automóvel.

T-ROC

Posso ir ao Salão de Frankfurt 2017?

Claro que sim. Além dos dias reservados à imprensa (11, 12 e 13), de 16 a 24 de setembro (das 7h00 às 21h00) o Salão de Frankfurt 2017 está aberto ao público. Para além de poderes ver ao «vivo e a cores» todos os modelos em exposição, poderás marcar test-drives, assistir a uma exposição de viaturas clássicas e ainda participar num feira de emprego para o setor automóvel.

Se comprares o bilhete online ainda poupas alguns euros. Durante os dias da semana cada bilhete custa 12 euros online, e ao fim de semana cada bilhete custa 14 euros (também online). Há serviços especiais de transportes públicos desde os principais pontos da cidade de Frankfurt diretamente para o Salão.

Se tens crianças e não tens com quem as deixar, não há problema. Estão previstas atividades direcionadas exclusivamente para os mais novos. Mais informações aqui.