Glórias do Passado

Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese

Em 1986, a Lamborghini decidiu abandonar (por momentos) os superdesportivos de dois lugares. E em boa hora o fez... para a história ficou o primeiro SUV da marca, o Lamborghini LM002.

É já no próximo ano (NDR: à data da publicação original deste artigo) que vamos ficar a conhecer o Lamborghini Urus, a nova proposta da marca italiana no inevitável segmento SUV, onde atualmente se concentram grande parte das vendas. Mas ao contrário do que se possa pensar, esta não é a primeira incursão da Lamborghini num «mundo SUV».

O primeiro Lamborghini off-road foi o protótipo Cheetah, em 1977. Um modelo que foi desenvolvido em parceria com a MTI (Mobility Technology International) com o objectivo de conseguir um contrato de fornecimento militar para as forças armadas dos EUA. Este protótipo colocava na traseira um V8 da Chrysler — à prova de água. O projecto não vingou e colocou enorme pressão financeira sobre a marca, mas a aventura fora de estrada da Lamborghini não acabaria por aqui. 

Em 1981, a marca do touro apresentava o LM001, mantendo o motor atrás e agora equipado com um V8 da AMC. O protótipo revelou-se bastante instável do ponto de vista dinâmico, devido à distribuição de pesos, e foi o que levou a marca italiana a rever profundamente o projecto, colocando o motor na frente. Nascia assim o protótipo LMA002, em 1982, já com o V12 do Countach.

VÊ TAMBÉM: SUV mais rápido do mundo. Lister LFP declara guerra ao Lamborghini Urus

O LMA002 continuaria a ser desenvolvido durante os anos seguintes, viabilizando-o para futura produção, o que aconteceria em 1986. No Salão de Bruxelas desse ano conheceríamos, por fim, a versão de produção, o LM002.

Esteticamente, o LM002 afastava-se bastante dos Lamborghini tradicionais — qualquer semelhança com um tanque de guerra é pura coincidência — mas por dentro continuava equipado com estofos em pele, vidros elétricos, ar condicionado e um sistema de som stereo. Os pneus Pirelli Scorpion (próprios para as aventuras fora de estrada) foram especialmente concebidos para o LM002.

Lamborghini LM002. Ou melhor, o «Rambo-Lambo»

Apesar das características mais militares e menos desportivas, o LM002 não deixa de ser um Lamborghini. Têm dúvidas?

Lamborghini LM002

Debaixo do capot está o bloco 5.2 V12 — o mesmo do Countach —, com mais de 450 cv de potência. O Lamborghini LM002 chegou a ter, pelo menos, uma versão equipada com um 7.2 V12 — também da marca e destinado a barcos de competição, com ainda mais potência.

RELACIONADO Qual vai ser o próximo «touro» da Lamborghini?

O LM002 deixou de ser fabricado em 1993, ao fim de 328 unidades produzidas. Algumas delas continuam a fazer as delícias dos entusiastas da marca por esse mundo fora, como aconteceu recentemente numa prova de exibição no TT Circuit em Assen, na Holanda:

Hoje já só é possível encontrar o Lamborghini LM002 no mercado de clássicos por valores bem dentro dos seis dígitos, certamente mais caro do que o novo Lamborghini Urus.

Sabes responder a esta?
Que motor equipa o Lamborghini Urus?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lamborghini Urus. Motor V8 biturbo com 650 cv de potência

Mais artigos em Clássicos