Notícias Como foi feito o «barrel roll» recordista do Jaguar E-PACE?

Video

Como foi feito o «barrel roll» recordista do Jaguar E-PACE?

Há pouco mais de uma semana vimos o Jaguar E-PACE em modo "acrobático". Ficamos agora a saber como é que o «barrel roll» recordista foi preparado.

Jaguar E-PACE

A mais recente adição ao portefólio da Jaguar, o E-PACE, um SUV posicionado abaixo do F-PACE, já traz consigo um recorde. Certificado pelo Guiness World Records, o E-PACE tornou-se no recordista da distância efetuada num barrel roll – um salto em espiral, girando 270º sobre um eixo longitudinal – tendo percorrido cerca de 15.3 metros. Se ainda não viste, assiste o video aqui.

A espectacularidade da manobra, no entanto, não revela todo o trabalho de bastidores que esteve por trás. Temos agora oportunidade de ver os esforços da marca britânica e de Terry Grant, o duplo – nada estranho a este tipo de situações -, para conseguir efetuar o salto com o sucesso que se conhece.

No filme podemos ver todo o processo para atingir a execução perfeita do salto final. E percebemos a complexidade da engenharia que envolveu em fazer com que um SUV de 1.8 toneladas “voasse” da forma correta para uma aterragem perfeita.

E tudo começou com simulações em computador, que permitiram compreender a física por detrás do salto, definindo não só a velocidade de ataque como também a geometria das rampas. Passando à prática, é altura de construir a rampa. E nesta fase acaba por parecer mais um parque de diversões do que um local de testes.

O protótipo usado, com a carroçaria do Range Rover Evoque – modelo que partilha mesma base com o Jaguar E-PACE -, foi lançado, vezes sem conta e de forma autónoma, pela rampa em direção a uma enorme almofada de ar. Parece divertido…

Terry Grant também acabaria por se lançar para cima da enorme almofada de ar, antes de construírem a segunda rampa, em terra, que serviria de “pista de aterragem” final. Segundo Terry Grant, apesar de toda a “porrada” que levou, o protótipo manteve-se sempre estruturalmente integro.

Após todas as simulações e testes, o aparato foi transferido para o local onde a acrobacia final seria executada, e o protótipo deu lugar ao Jaguar E-PACE de produção. Fica o filme:

Sabe esta resposta?
O Jaguar XE SV Project 8 é o Jaguar mais potente de sempre. Qual a sua potência?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar XE SV Project 8. Medo dos alemães? Nenhum.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar XE SV Project 8. Medo dos alemães? Nenhum.