Notícias Europa. O carro mais vendido a privados não é o que estás à espera

Mercado

Europa. O carro mais vendido a privados não é o que estás à espera

O carro mais vendido a privados no continente europeu em 2018 não poderia ser mais distinto do Volkswagen Golf, o mais vendido à geral.

Dacia Sandero

De acordo com os dados da JATO Dynamics (dados de 23 países da UE incluídos), mais de metade dos carros vendidos na Europa em 2018 foram para frotas/empresas — 56% contra 44% para as aquisições por privados.

Ou seja, significa que mais de 8,3 milhões de carros foram vendidos a frotas/empresas e menos de 7 milhões para clientes privados. Ao desmontar desta forma o mercado europeu permite constatar diversos factos interessantes.

“Good news…”

Primeiro, é descobrir que o carro mais vendido a privados não é o Volkswagen Golf que lidera (aos anos) a venda de automóveis ligeiros na Europa. “Good news” — como diria James May, quando era co-apresentador no Top Gear —, é o Dacia Sandero.

RELACIONADO: Renault, Peugeot e Citroën. As marcas mais vendidas em 2018 em Portugal
Dacia Sandero

O Dacia Sandero não só é o carro que os privados mais compram — apesar de ter sido o 11º mais vendido à geral —, como é também o automóvel com menor quota de vendas para frotas/empresas relativamente ao volume total de vendas. Apenas 14% de todos os Sandero vendidos na Europa não foram para privados.

Na lista da JATO Dynamics, estes são os 10 carros à venda na Europa (entre os 100 mais vendidos) que apresentam a maior quota de vendas a privados (valor da quota entre parêntesis):

Como podemos observar, além do Sandero, a Dacia tem o Duster em segundo lugar. Não é de estranhar que seja também a marca automóvel que, no cômputo geral, apresente a maior quota de vendas a privados no total das suas vendas — 79% das vendas totais da Dacia na Europa são para privados.

Atrás dela, já com alguma distância, está a Suzuki com 67%, a Mazda com 58% e a Kia com 57%. No extremo oposto, ou seja, as marcas que menos vendem a privados e mais para frotas/empresas estão, sem surpresas, as marcas premium: Mercedes-Benz (34%), Audi (31%), BMW (31%) e Volvo (29%).

Opel Insignia GSI
Opel Insignia GSi Grand Sport.

Insignia, o rei das frotas

No entanto, o automóvel com maior quota de vendas para frotas/empresas é um… Opel84% das vendas totais do Opel Insignia são para frotas. É acompanhado no pódio pelos Volkswagen Passat e Audi A6, com quota idêntica ao Insignia de 84%.

Entre os 10 com maior quota de vendas para frotas/empresas, encontramos o Skoda Superb (83%), o BMW Série 5 (82%) e o Série 3 (81%), o Audi A4 (81%), surpreendentemente o Opel Astra (77%) e o Skoda Octavia (75%) — modelos de segmentos mais baixos —, e por fim, o Mercedes-Benz Classe E (74%).

É saudável haver bons valores de vendas a privados. No geral significa maior rentabilidade para os construtores, onde os descontos não costumam ser tão agressivos como os praticados para as frotas.

Fonte: JATO Dynamics