Notícias Novo Skoda Octavia em 2020. Tudo o que já sabemos

Antevisão

Novo Skoda Octavia em 2020. Tudo o que já sabemos

Com chegada prevista para 2020, o Skoda Octavia IV, o carro mais importante para a marca checa, anuncia-se com altas expetativas. Eis o que já sabemos.

Skoda Octavia

Numa altura em que a aposta, também na Skoda, passa pelos SUV e crossovers — a marca checa prepara mais uma proposta para o segmento B, juntando-se aos já conhecidos Karoq e Kodiaq — não deixa de ser verdade que, o principal responsável pelo crescimento do construtor de Mladá Boreslav, continua a chamar-se Skoda Octavia.

Depois de um ano de 2017 em que, só á sua conta, entregou 418 800 unidades, quase duplicando as vendas do segundo modelo mais vendido, o Rapid (211 500 viaturas), o Skoda Octavia prepara já a sua próxima geração. Aguardada apenas para 2020, mas a prometer desde já um produto “na vanguarda” do segmento.

As palavras são do principal responsável pelas vendas e marketing da Skoda, Alan Favey, que desde já vaticina um futuro brilhante para o novo Octavia, graças a uma série de avanços e novidades.

Skoda Octavia
RELACIONADO: Skoda acelera a fundo. 19 novos modelos até ao final de 2020

Hatchback… tecnológico

Entre estas, está a certeza de que o Skoda Octavia IV manterá a configuração cinco portas, como um hatchback, ainda que com linhas que o aproximam das berlinas de três volumes. Com o foco a manter-se, tal como em todos os Skoda até aqui, na funcionalidade, ainda que com uma especial atenção à componente tecnológica.

Apresentando como base de trabalho a conhecida plataforma MQB, ainda que evoluída, o futuro Octavia contará com muito do hardware que será integrado na oitava geração do Volkswagen Golf, cuja chegada acontecerá em 2019.

Híbridização a caminho

Entre as partilhas previstas com o próximo Golf, estão igualmente as motorizações, inclusive, semi-híbridas (48V) e híbridas plug-in. No entanto, as motorizações convencionais deverão continuar a ser as mais procuradas, como avança a britânica Auto Express, com o Octavia a receber motorizações a gasolina, como o 1.5 TSI e, provavelmente, Diesel.

O grupo Volkswagen já tinha anunciado que não desenvolveria mais pequenos motores Diesel — o atual 1.6 TDI continuará a ser vendido durante os próximos 2-4 anos —, pelo que podemos apenas especular. Será que o futuro Skoda Octavia ainda será equipado com o 1.6 TDI ou terá apenas disponível o 2.0 TDI?

Skoda Octavia RS 2017

 

Conservadorismo mantém-se

Finalmente e quanto à estética, embora não sejam de esperar grandes audácias, os últimos rumores apontam no sentido de que a atual configuração de ópticas bi-partidas, que gerou bastante controvérsia, venha a ser abandonada, com o segmento C checo a adotar uma solução mais clássica.

Golf com novo rival a caminho

Ao mesmo tempo que desenvolve a quarta geração do Octavia (ou quinta, se contarmos com o Octavia original, pré-Volkswagen), a Skoda está igualmente a terminar os últimos retoques naquele que será o restyling do seu “navio-almirante” Superb.

Também já desenvolve uma nova espécie de Rapid Spaceback, que, adotando um outro nome, pretenderá ser um rival mais direto ao Volkswagen Golf, apesar de derivar da MQB A0, que serve de base aos SEAT Ibiza e Volkswagen Polo.

Quanto ao prometido crossover para o segmento B, deverá ser dado a conhecer na edição de 2019 do Salão de Genebra, com linhas inspirada no Vision X Concept.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Quantos anos está a comemorar a Lotus Cars?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Elisa reencontra Elise, 22 anos depois
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Elisa reencontra Elise, 22 anos depois