Notícias Toyota Yaris GSPORT estreia novo motor 1.5 VVT-iE

Apresentação

Toyota Yaris GSPORT estreia novo motor 1.5 VVT-iE

O Toyota Yaris passa a contemplar mais uma motorização a gasolina na sua gama, com 1.5 l de capacidade. Para estreá-la, surge uma nova versão, limitada, denominada GSPORT.

Toyota Yaris 1.5 GSPORT

O Toyota Yaris tem ganho, nos últimos anos, uma veia particularmente dinâmica. Seja pela sua participação no WRC (Campeonato Mundial de Rali) e consequente desenvolvimento de uma “pequena bomba” chamada de Yaris GRMN, refletindo a sua participação na competição.

A Toyota acaba de apresentar uma nova versão do Yaris, que quer fazer a ligação entre o mais extremista GRMN e os Yaris regulares. Denominada Toyota Yaris GSPORT, traz consigo o novo propulsor a gasolina da família ESTEC (Economia com Superior Eficiência Térmica): o 1.5 VVT-iE.

Trata-se de um quatro cilindros em linha, fabricado na Polónia, e já cumpridor da norma Euro 6c e dos requisitos RDE (Real Driving Emissions). O 1.5 debita 111 cv e 136 Nm de binário às 4400 rpm.

Destaca-se por poder alternar entre o ciclo Otto e o mais eficiente ciclo Atkinson, conseguindo alcançar um nível de eficiência na ordem dos 38,5% — um valor muito bom para um motor a gasolina. Como referência, um dos motores a gasolina mais eficientes atualmente é também pertença da Toyota, com 40%. Um dos “ingredientes” para a sua eficiência resulta da taxa de compressão muito elevada, de 13,5:1.

Toyota Yaris GSPORT, também limitado

O GSPORT, tal como o GRMN, também estará limitada, mas a apenas 20 unidades. Destaca-se dos restantes Yaris pela maior irreverência do seu visual. A cor exterior Cinza Cement é exclusiva, combinada com o teto de pintura Night Sky. Em contraste aos tons neutros podemos observar diversos apontamentos encarnados — para-choques dianteiro e difusor traseiro. Ainda no exterior, podemos ver a ponteira de escape cromada e os logótipos “GSPORT” na lateral.

Toyota Yaris 1.5 GSPORT

O interior é dominado por tons escuros e os apontamentos cromáticos encarnados também são visíveis — tapetes dianteiros e traseiros e embaladeiras —, enquanto no volante podemos encontrar o logótipo GSPORT.

Equipamento generoso

Dado o caráter exclusivo desta versão, não poderia faltar também um generoso nível de equipamento. Óticas traseiras e luzes diurnas em LED, cruise control, sensor de chuva, ecrã TFT a cores de 4,2″ e câmara auxiliar de estacionamento. Ao nível de segurança o Yaris também conta com o Toyota Safety Sense onde se inclui o Sistema de pré-colisão, Luzes de máximos automáticas, Aviso de saída de faixa de rodagem e Reconhecimento de sinais de trânsito.

Toyota Yaris GSPORT 1.5

 

 

Sabe esta resposta?
O Toyota Supra foi desenvolvido em colaboração com que construtor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Exclusivo: Falámos com Tetsuya Tada, o pai do novo Toyota Supra