Notícias Novo Dacia Spring em 2024, mas há mais novidades no Grupo Renault

Antevisão

Novo Dacia Spring em 2024, mas há mais novidades no Grupo Renault

Além do novo Dacia Spring em 2024, o Grupo Renault prepara-se para lançar 27 novos modelos até 2025 dos quais 12 serão elétricos.

Dacia Spring Electric

Foi durante a apresentação dos resultados financeiros de 2021 do Grupo Renault, que marcou o regresso aos lucros depois de dois anos a apresentar prejuízos, que também ficámos a saber que haverá um novo Dacia Spring em 2024.

Mas as novidades não se ficaram por aqui, pois o grupo gaulês deu a conhecer os seus planos até 2025.

O grupo que inclui as marcas Renault, Alpine, Dacia, Lada e ainda a recém-criada Mobilize prepara-se para lançar 27 novos modelos até 2025, sendo que 50% do total corresponderão a propostas do segmento C ou acima deste.

A NÃO PERDER: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai lançar 35 novos elétricos até 2030

Só este ano, estão previstos chegarem sete novos modelos e em 2023 serão cinco os lançamentos, mas será em 2024 o ano mais ativo, com um total de 11 lançamentos. Por fim, para 2025 está prevista a chegada de quatro novos modelos ao mercado do Grupo Renault.

12 novos elétricos até 2025

Tal como foi previsto no plano Renaulution, a aposta do Grupo Renault nesta década passa pela eletrificação. Por isso, não é surpreendente que dos 27 novos modelos a serem lançados até 2025, pelo menos uma dúzia sejam 100% elétricos.

Os primeiros a chegar, já este ano, são os Renault Mégane E-Tech Electric (já no próximo mês) e Kangoo E-Tech e ainda o Mobilize Limo, o primeiro modelo da marca de mobilidade do Grupo Renault.

Já em 2023 chega a versão de passageiros da Kangoo E-Tech e ainda um segundo modelo da Mobilize, neste caso o EZ-1, um pequeno veículo urbano pensado para se «bater» com propostas como o Citroën Ami e que, muito provavelmente, substituirá o Renault Twizy.

renault_group_resultados
Os modelos elétricos confirmados que o Grupo Renault planeia lançar até 2025.

Contudo, é em 2024 que os planos do Grupo Renault ganham mais interesse, com o lançamento de seis modelos 100% elétricos. E começamos precisamente pela Dacia, que nesse ano «levantará o pano» sobre o sucessor do Spring, que assentará sobre a plataforma CMF-A EV.

Um novo Dacia Spring ao fim de apenas três anos?

Sim, apesar de ter chegado até nós durante o último trimestre do ano passado, o Dacia Spring, o automóvel elétrico mais barato do mercado, ficará no mercado apenas três anos «mal contados».

Tal decisão justifica-se pela idade real do projeto. O Dacia Spring pode até ser novo por cá, mas já o conhecíamos desde 2019, na China, como Renault City K-ZE. E ambos são uma derivação do Renault Kwid, um citadino crossover com motores a combustão lançado na Índia em 2015, ou seja, praticamente sete anos.

A sua substituição por uma geração 100% nova ganha, assim, contornos mais urgentes, especialmente quando temos em consideração os novos regulamentos da União Europeia referentes à segurança automóvel que estão para entrar em vigor.

Os novos regulamentos entram em vigor a partir de julho deste ano para modelos novos e dá aos modelos atualmente à venda um período de dois anos para ficarem em conformidade com as novas regras (até julho de 2024).

Das duas uma, ou o Grupo Renault modificava o Spring substancialmente para ficar em conformidade com os novos regulamentos (o que também acarretaria custos avultados) ou dava início ao desenvolvimento de uma nova geração. Optou pela segunda hipótese.

Ainda é demasiado cedo para se saber especificações sobre a nova geração do Dacia Spring, mas talvez a pergunta que todos querem ver respondida é sobre o seu preço. Será que o futuro Dacia Spring vai ser mais barato que o atual? Relembramos que, em Portugal, o Spring tem preços a começar nos 17 300 euros.

2024: os outros modelos elétricos

Já na marca Renault, além dos novos Renault 5 e Renault 4ever, que já tinham sido anunciados antes, podemos ver um modelo elétrico adicional do construtor gaulês com um perfil similar ao de um SUV — será o novo Scénic, que deixará as origens MPV para trás? e ainda um veículo comercial, quiçá a nova Renault Master elétrica.

Também a Alpine «terá direito» a um novo modelo elétrico em 2024, o primeiro da sua história. A julgar pelo perfil apresentado no slide a que tivemos acesso, trata-se da versão desportiva do renascido Renault 5, um hot hatch 100% elétrico.

No ano seguinte, em 2025, vemos apenas um modelo elétrico a ser lançado, o crossover elétrico da Alpine que, por enquanto, é conhecido como GT X-Over e será produzido na «casa» da Alpine, em Dieppe.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Renault Clio V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais