Notícias Regresso às origens. O novo Renault 5 vai ser produzido na mesma fábrica do original

Indústria

Regresso às origens. O novo Renault 5 vai ser produzido na mesma fábrica do original

Antecipado pelo 5 Prototype, o novo Renault 5 vai, literalmente, regressar às origens, e será produzido na mesma fábrica onde foi produzido o original.

Renault 5 Prototype

Com chegada prevista para 2023, o novo Renault 5 (antecipado pelo 5 Prototype) já tem lugar de produção definido.

Depois de, na sua apresentação, Luca de Meo ter afirmado que o objetivo passava por produzir o novo Renault 5 em França, o presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, confirmou qual será a fábrica que vai produzir o modelo.

Em declarações ao canal francês BFM Business, Jean-Dominique Senard confirmou que o novo Renault 5 vai ser produzido na fábrica de Douai em França, uma unidade fabril inaugurada em 1970.

VÊ TAMBÉM: Será que foi neste Renault 5 Turbo que o novo 5 Prototype se inspirou?
Renault 5 Prototype

Regresso às origens

O mais curioso acerca da escolha da fábrica de Douai para produzir o modelo antecipado pelo 5 Prototype é o facto de aquela ser a mesma fábrica onde foi produzido o Renault 5 original.

Atualmente com 3000 empregados e encarregue da produção dos Talisman, Scénic e Espace, aquela fábrica acolheu a produção do Renault 5 original entre 1974 e 1981.

Com a meta de produzir 400 mil elétricos/ano em França, segundo Jean-Dominique Senard a Renault pretende “desenvolver o Pólo Norte com a fábrica de Maubeuge-Douai. Com estas fábricas o objetivo passa por usá-las na totalidade”.

Renault 5 Prototype
Neste seu regresso o Renault 5 vai ser produzido na mesma fábrica de onde saiu o modelo original.
VÊ TAMBÉM: Mobilize EZ-1. O primeiro da nova marca de mobilidade da Renault

O anúncio de que a Renault iria começar a produzir modelos elétricos em Douai surgiu já em 2018, tendo os trabalhos de preparação da fábrica começado no ano passado para que a produção pudesse arrancar já este ano.

Crucial para a produção de modelos elétricos no norte de França é ainda a criação de uma fábrica de baterias naquela região, com alguns meios franceses a apontarem que para tal a Renault já estará em conversações com a LG e a Verkor.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 5 Turbo I?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 5 Turbo celebra 40 anos. A história (quase) completa