Conheçam as principais novidades do Salão de Genebra 2014

Conheçam as principais novidades do Salão de Genebra 2014

Venham connosco conhecer as principais novidades da 84ª edição do Salão de Genebra.

Todos os anos a história repete-se, a cidade de Genebra, Suiça, será nos próximos dias a capital da indústria automóvel. As principais estreias, as melhores marcas, os carros mais exclusivos e as preparações mais exóticas todas juntas num só local, durante 10 dias.

Como não podia deixar de ser, a Razão Automóvel fará, durante os próximos dias, uma cobertura exaustiva das principais novidades e apresentações no Salão de Genebra.

Para já, fiquem com uma análise sumária das principais novidades deste ano (cliquem no título do modelo para mais detalhes):

Alfa Romeo Mito e Giulietta Quadrifoglio Verde

Alfa-Romeo-QV

A histórica marca italiana fará todo o uso das suas credenciais desportivas. Para além do renovado Mito Quadrifoglio Verde, será apresentado também o Giulietta Quadrifoglio Verde, a versão mais potente do familiar compacto da marca italiana.

Alfa Romeo 4C Spider

Alfa Romeo 4C Spider

É uma das grandes surpresas da Alfa Romeo para este Salão de Genebra. O pequeno gigante Alfa Romeo 4C, vai perder a cabeça. (Imagem: The Super Car Kids)

Alpina Série 4 Bi-Turbo Cabriolet

BMW Alpina B4 Bi-Turbo Cabriolet

A preparadora alemã Alpina surge em Genebra com uma edição bastante apelativa do BMW Série 4 Cabriolet, mais potente e esteticamente mais desportiva.

Aston Martin V8 Vantage N430

2014-Aston-Martin-V8-Vantage-N430-Static-1-1280x800

A Aston Martin deixou para segundo plano as boas maneiras inglesas, apresentando-se no certame suíço com um modelo vincadamente desportivo.

Audi S1

Audi S1 Quattro 9

O mais pequeno desportivo da marca dos anéis estreia-se em Genebra. Um concentrado de potência e performance, numa espécie de Audi TT à escala.

Audi S3 Convertible

audi s3 cabriolet 6

Potência a céu aberto. O Audi S3 Convertible tenta repetir os pergaminhos da versão hatchback, agora sem capota.

Audi RS 4 Avant Nogaro selection

Audi-RS4-Avant-Nogaro-Selection

Uma edição revivalista da saudosa Audi RS2, a carrinha que inaugurou a tradição da marca dos anéis em familiares «musculados».

Audi TT 2015 (3ª geração)

Audi-TT-2014 1

Baseado na plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, o Audi TT será a principal novidade da marca alemã.

Arash AF8

arash-af8_2014_7

Não só de grandes construtores se faz o Salão de Genebra e a pequena Arash, após 4 anos desde o lançamento do seu último modelo, o AF10, revela o novíssimo Arash AF8. Do AF10 herda o motor, originário da GM, um V8 com 7 litros e 557cv às 6500 rpm e 640Nm de binário às 5000 rpm. A transmissão é da “velha-guarda”: manual e com 6 velocidades.

BMW Série 2 Active Tourer

BMW Série 2 Active Tourer (69)

“Nunca digas nunca”. O BMW Série 2 Active Tourer pretende reunir em si o melhor do universo das carrinhas com a modularidade interior dos monovolumes. A BMW tenta tudo isto num novo formato, prometendo manter o espírito aventureiro ao mesmo tempo que preserva o cunho desportivo reconhecido aos modelos da marca – mesmo sabendo que este é o primeiro modelo de tração dianteira da gama.

BMW M3 e BMW M4

Novo BMW M3

Os «super» BMW Série 3 e 4 serão as estrelas maiores do showroom da marca bávara. Dois desportivos de respeito, que apresentam-se nas suas melhores versões, fazendo uso do melhor que a BMW tem para oferecer.

BMW Série 4 Gran Coupé
BMW Série 4 GranCoupe (79)

Depois do BMW Série 6 Gran Coupé, surge agora o Série 4 Gran Coupé. Um modelo que partilha todas as soluções técnicas do BMW Série 3, mas acrescenta um apelo estético superior devido ao formato da carroçaria. Um híbrido entre um coupé e uma berlina.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend

2014 Bugatti Veyron EB 16.4 Grand Sport Vitesse 'Legend Jean Bugatti' Photos

Nesta que será a sua última aparição no Salão de Genebra, o Bugatti Veyron apresenta-se na sua última evolução antes de ser apresentado o seu sucessor, previsivelmente em 2015 e neste mesmo certame.

Citroen C1

Citroen-C1_2014_07

O salão de Genebra também se faz com carros citadinos, e o Citroen C1 será uma das mais destacadas presenças no stand da Citroen.

Ferrari California T 2015

Ferrari California T 3

Completamente renovado, o Ferrari California T representa o regresso da marca italiana aos motores turbo. Mais potência, melhores consumos e uma estética mais apelativa são os cartões de visita da 2ª geração do modelo mais acessível da Ferrari.

Ford Focus

novo ford focus 1

A Ford decidiu renovar os argumentos de um dos seus principais modelos: o Ford Focus. Com uma carreira comercial de três anos, o atual Focus adopta agora uma nova grelha dianteira, igual à dos modelos mais recentes da marca, bem como alterações ao nível do interior.

Honda Civic Type-R Concept

civic type r geneve

O novo desportivo da marca nipónica virá equipado com a nova geração do motor 2.0 VTEC, desenvolvido para pela primeira vez, para acomodar um turbo – diferença inédita na gama que fez história pelos seus motores atmosféricos – com pelo menos 280cv.

Jaguar XFR-S Sportbrake 2015

jaguar carrinha 7

A Jaguar tem mostrado nos últimos anos – desde que foi adquirida por um grupo indiano – um fôlego impressionante. É no seguimento deste lançamento constante de modelos, com reconhecidas qualidades técnicas e estilísticas, que surge a Jaguar XFR-S Sportbrake. Mais uma carrinha de luxo para entrar na contenda com os modelos alemães que dominam o segmento.

Koenigsegg One:1

Koenigsegg One 2

A marca com o nome mais difícil de pronunciar de toda a industria automóvel, a Koenigseegg, quer arrasar nesta 84º edição do Salão de Genebra. E como pretende fazer isso? Trazendo consigo o One:1, um modelo que está na corrida pelo título de carro mais rápido do mundo.

Lamborghini Huracan LP 610-4

Lamborghini Huracán 12

Será uma das principais novidades deste salão. O Lamborghini Huracan LP 610-4 tem pela frente a árdua tarefa de fazer esquecer o Gallardo, modelo ao qual irá suceder e que foi o mais vendido de sempre da marca italiana. Argumentos não lhe faltam…

Lexus RC F e Lexus RC 350 F-Sport

Lexus RC F 5

O Lexus RC F e RC 350 F-Sport são os principais rivais nipónicos aos modelos alemães. BMW Série 4, Audi A5 e companhia que se cuidem…

Lexus RC F GT3 Concept

Lexus RC F GT3 Concept

É com este modelo que Lexus pretende enfrentar a Lamborghini e a Bentley nas provas de GT3 mundiais.

Maserati GT Concept

maserati-logo-ronda-broatch

Uma das grandes incógnitas desta edição do Salão de Genebra. Pouco ou nada se sabe do Maserati GT Concept, apenas que será o pontapé de partida para substituição do atual Maserati Granturismo, um dos mais apaixonantes modelos da casa italiana da atualidade. Ao que parece, a Maserati apresentará mais um modelo em Genebra.

McLaren 650S

mclaren 650s 5

Este ano a Mclaren volta a apontar baterias à sua rival mais direta: a Ferrari. Com a apresentação do Mclaren 650S a marca inglesa pretende colocar o Ferrari 458 Speciale em sentido. Será que vai ser capaz?

Mercedes Classe S Coupé

Mercedes Classe S Coupé 50

O Mercedes Classe S Coupé vai partilhar com o Mercedes Classe C, todo o protagonismo da zona de exposições da Mercedes. A receita é simples e o resultado soberbo: toda a classe, luxo e conforto do Mercedes Classe S em formato coupé. Parece fácil não é?

Opel Astra OPC Extreme

astra-opc-extreme-capa

O bloco de 2.0l Turbo Ecotec de 2ª geração, vindo da família LDK, o A20NHT, presente no Astra OPC atual, recebeu uma melhoria ao nível da potência ganhando 20 cavalos. Os 280 cavalos do Opc, passam a 300 cavalos neste Astra OPC Extreme. Será o momento alto da GM no Salão de Genebra 2014.

Range Rover Evoque Autobiography Edition

2015-Range-Rover-Evoque-Autobiography-Regular-5-1280x800

O «quatro-por-quatro» da moda vai conhecer em Genebra uma edição mais exclusiva e luxuosa. Uma Autobiography Edition, recheada de equipamento e apontamentos capazes de deixar qualquer um rendido.

Renault Twingo

Renault Twingo 2014 12

É o citadino que maior «hype» está a gerar à sua volta. Equipado com motor e tração traseira, muitos depositam nele a esperança de trazer para as cidades uma postura e uma condução mais divertida. As cidades nunca mais serão tão cinzentas, garante a Renault.

Rolls-Royce Ghost Series II

Ghost Series 2

Será o stand mais elitista do Salão de Genebra. Entre magnatas do petróleo, banqueiros, charutos, garrafas de champanhe e mulheres bonitas estará o Rolls-Royce Ghost Series II. Um modelo que fará uso de toda a sua opulência para não passar despercebido entre tanto motivos de interesse.

Volvo Concept Estate

Volvo Concept Estate capa

A Volvo é reconhecidamente uma das marcas que apresenta os estudos de design mais interessantes no decorrer de certames automóveis e claro está, o Salão de Genebra 2014, não poderia ser excepção. Uma shooting brake inspirada no Volvo P1800ES dos anos 70, uma altura em que as shooting brakes quase foram um sucesso.

Volkswagen Golf GTE

golf gte 8

É o mais recente membro da família GT da gama Golf. Uma proposta que pretende oferecer todas as sensações do Golf GTD e GTI, mas com consumos e emissões mais amigas do ambiente.

Para além da revelação de modelos de produção, também as casas especializadas no tuning de automóveis topo de gama apresentam em Genebra as suas mais exuberantes novidades. Destacam-se o já aqui referidoAlpina B4 Bi-turbo Cabriolet e o TECHART GrandGT, um Porsche Panamera vitaminado pela casa alemã.

Os protótipos também ocupam um lugar muito especial na agenda do Salão de Genebra 2014. A VW apresentará o T-Roc, um cross-over com motor TDI. A Rinspeed apresentará a sua visão de condução autónoma, o XchangE um concept que tem por base o Tesla Model S e cujo objectivo principal é remover o condutor da equação máquina/estrada.

O desporto automóvel também não fica esquecido. No Pavilhão número 3, os visitantes poderão descobrir uma exposição sobre aquela que é muito provavelmente, a corrida de automóveis mais conhecida do mundo: as 24 horas de Mans. Nesta exposição, é possível ver 20 modelos que vão levar os 700 000 visitantes do salão, numa viajem pela evolução dos automóveis que participaram naquela prova. Todos os detalhes aqui.

Com organização da OICA (Organisation Internationale de Constructeurs d’Automobiles), o Salão Automóvel de Genebra 2014 decorre em 7 pavilhões, de 6 a 16 de Março. O bilhete de entrada para o certame tem um custo de aproximadamente 13€.

Acompanhem o Salão de Genebra com a Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!